24/10/2009

A Fita Métrica do amor

Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme para você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena para você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.

Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento e quando sonha junto. É pequena quando se desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichés.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas: será ela que mudou ou será que o amor é traiçoeiro nas suas medições? Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de acções e reacções, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande. É a sua sensibilidade sem tamanho.
Martha Medeiros

Texto pubicado pela amiga Heli do Blogue Chega Junto, que teve a amabilidade de anuir a que fosse aqui publicado.
Fernanda Ferreira

7 comentários:

Maria Elvira Bento disse...

Aniga Fernanda

Um texto belíssimo onde deixa pontas do novelo da sabedoria para nos lembrar de quanto somos imensos, mesmo nas nossas vacilações e inseguranças. O ser humano é magnífico. Adoro o Sempre Jovens, confesso. Leitura obrigatória. Prazer renovado. Parabéns. Um beijinho

A. João Soares disse...

Cara Amiga Ná,

A escolha deste texto e a decisão de o publicar aqui no SJ, é um sinal da sua perfeita inserção no espírito deste blogue e vem ajustar-se perfeitamente à maior parte dos posts aqui existentes.
Procuramos todos aumentar a nossa dimensão até aos limites do mundo, da humanidade, e ao mesmo tempo difundir esta mensagem para que os outros mereçam a nossa solidariedade e dilatem também o seu volume, para que todos sejamos, em espírito e humanidade, do tamanho máximo.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Elvira,

A sua interpretação do texto coincide na íntegra com a minha. Não podia deixar de trazer esta maravilha até ao Sempre Jovens, pela mão da amiga Heli, a quem mais uma vez agradeço.
O ser humano pode e deve ser magnífico, tudo depende apenas da sua real vontade de o querer / saber SER.

Obrigada pelo elogio ao nosso Blogue, ficamos muito felizes que goste, muito mesmo.

Tenha um bom Domingo.
Beijinho
Fernanda (Ná)

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Eu não seria capaz de o dizer melhor...
Muito obrigada amigo, AMIGO mesmo, que conhece estes valores de cor e os pratica no dia a dia com desapego total de interesses próprios.
Bem-haja.
Bom Domingo.
Beijinhos

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
A dimensão do ser humano é função do seu comportamento. É Grande quando se comporta dentro dos Princípios Morais que nos devem nortear na Vida, caso contrário será pequenino!
Só que actualmente nesta vivência materialista tudo tem vindo a ser desvirtuado exatamente pela falta de Princípios Morais!
Estes post's são um alerta permanente contra este estado de coisas e são sempre bem vindos ao nosso Blogue, pois fazem parte da nossa filosofia de Vida! Bem Haja NÁ por ter aqui colocado esta peça!
Um abraço a todos.

Pedro Ferreira disse...

Olá Mãe!

Já fui ao Aldeia da Minha Vida dar-te o meu apoio, já sabes que a partir de amanhã eu o os meus amigos, quer por computador quer por telemóvel lá estaremos...por ti tudo!

Adorei ler este lindo texto, belos ensinamentos. No fundo o que sempre me ensinaste e que são os valores que norteiam a minha vida...a nossa.

Beijos muito carinhosos,
Pedro Ferreira

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Pedro,

Sabes como fico feliz com todos os teus miminhos.
Sei sim, contigo eu posso contar sempre, sempre mesmo.
Obrigada querido, também pelo que referes sobre o texto publicado.
Estas são as regras básicas da nossa filosofia de vida, por isso elas orientam as nossas vidas.

Beijinhos mil, muitas saudades.
Mãe.