09/08/2017

ENVELHECER COM SAÚDE

Reflexões do oncólogo Dr. Drauzio Varella.

DEFINIÇÕES

a. Terceira Idade: Oficialmente começa aos 60 anos e se supõe que termina aos 80, mas não há consenso.
b. Quarta Idade ou Velhice: Se inicia aos 80 anos e termina aos 90.
c. Longevidade: Se inicia aos 90 e termina quando se morre.

VELHICE SAUDÁVEL

Ninguém está são depois dos 50. Sãos estão os jovens: os velhos têm sempre uma ou várias doenças que são próprias da idade. Do que se trata então é de envelhecer com as doenças controladas e sem complicações

GENÉTICA

Se queres saber quanto viverás e como chegarás a essa idade, recorda os teus pais. A carga genética é fundamental para estabelecer um prognóstico de vida. Quem teve cancer ou enfarte antes dos sessenta, o transmitirá a seus filhos pelos genes e, por isso, estes terão maior probabilidade de desenvolver as mesmas enfermidades. Logicamente o desenvolvimento de uma doença crônica requer a presença de vários fatores, sendo o genético apenas um deles.

NÃO HÁ PECADO GRATUITO

"Somos o que comemos" dizem os naturalistas, e não falta razão para isso. Se além de ter uma carga genética desfavorável póes 3 ou 4 colherinhas de açúcar em cada café que tomas, saboreias todas as peles do frango assado e deleita-se com o torresmo de porco, estás convertendo tuas artérias em tubulações entupidas. Não haverá boa circulação, não haverá boa oxigenação o que equivalerá à morte celular ou, dito de outro modo, envelhecimento acelerado e prematuro.
Em consequência, se queres ter uma velhice saudáve a partir dos 50 anos, cuide da tua alimentação e deixe de comer coisas químicas e de abusar das gorduras… Um bom café da manhã, um bom almoço e um péssimo jantar são a chave para equilibrar teu meio interno.

  VIVA O TRAGO

Junto com a dieta está a bebida. Abandona todas as bebidas gasosas. Estas podem ser tomadas pelos jovens, nós não. Todos esses líquidos têm carbonato de sódio, açúcar e cafeina. Na nossa idade estas substâncias prejudicam o pâncreas e o fígado até desgasta-los. É melhor tomar água, limonada, sucos… Até a cerveja é preferível, já que se faz com água fervida, tem componentes naturais e não contém sódio.
Por outro lado há bastante evidência clínica que demonstra que o consumo moderado de álcool depois dos 50 anos melhora a qualidade de vida, pois tem três efeitos definidos: vasodilatador coronário, diminui o colesterol e é um sedante moderado. Em consequência, e de forma prática, à hora do almoço ou à noite quando chegas a tua casa e não tenha mais que dirigir, tome um gole; também recomendados são o whisky, o vinho tinto e a aguardente pura.
Em lugar de tomar nitroglicerina para dilatar as artérias, ou esdtatinas para baixar o colesterol, ou um valium para acalmar-se, consegues tudo isso com um bom trago. E se o fazes com as pessoas que você gosta, o efeito se duplica. Porém, uma advertência: consumo moderado equivale a um ou dois copos, porque se exageras todos os dias, o efeito é exatamente o contrário e te matarás mais rápido que tu pensas.

TÃO-POUCO SEJAS RADICAL!

Isto quer dizer que todas estas regras são boas, porém sem exagerar e, sobretudo, sem dogmatizar. Se fazes um churrasco para tua família ou amigos não venha com “não como chouriço porque é muito gorduroso” ou “meu médico me disse para tomar só dois copos” Nada substitui a alegria e o prazer de compartilhar momentos agradáveis com os que te querem bem; não há gordura nem bebida que não se possa metabolizar-se numa boa tarde de relaxamento. Os mecanismos de compensação de nosso corpo são ainda pouco conhecidos, porém assim funciona: se desfrutas verdadeiramente o “pecado mortal” dietético se transforma em “pecado venial”;

NADA FICARÁ IMPUNE

Isso é absolutamente certo porque tudo o que comas e bebas deixará vestígios e, qual retrato de Dorian Grey, teu corpo te mostrará na velhice. As noitadas de diversão, os excessos de todo tipo farão a vida do velho muito sofrida. E não somente a ti, mas também à sua família.

PERDAS

A principal desgreaça para um ancião é a solidão. O habitual é que os casais não cheguem juntos à velhice; sempre alguém vai primeiro, com o que se desequilibra todo o statu quo que sustentava o casal. O viuvo ou a viuva começa a ser uma carga para a família.
Minha recomendação pessoal é que tratem de não perder – enquanto forem lúcidos – o controle de sua vida. Isso significa, por exemplo: eu decido quando e com quem saio, como me visto, a quem telefono ou encontro, a que horas vou dormir, como me distraio, o que leio, o que compro, onde vou morar, etc. Porque, quando já não possas fazer tudo isso, te terás transformado em um peso para a vida dos demais.

SUFICIENTE

Já não tenho mais tempo, pois o trabalho me chama e excrevi isto em uma pequena pausa de 30 minutos. Espero que seja útil. F I M

05/08/2017

EVITE ADORMECER AO VOLANTE


Não adormeça ao volante. Conheça os sintomas e formas de os prevenir

Transcrição de texto de: POR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO

Muitos acidentes rodoviários ocorrem pela sonolência dos condutores e a campanha 'Não conduza de Olhos Fechados' quer travar essa tendência.

A sonolência ao volante continua a estar na origem de 20% dos acidentes de viação, o que levou a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, através da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono, a Linde, a GNR e a Prevenção Rodoviária a lançar uma campanha que alerta para a causa.

“Em época de verão, de viagens mais longas rumo às férias e de regresso de tantos emigrantes ao nosso país, consideramos fundamental recordar a importância de um sono reparador antes de viajar”, explica Susana Sousa, representante da Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em comunicado.

Deste modo, a campanha ‘Não conduza de Olhos Fechados’ pretende “alertar para os sinais de sonolência ao volante e reforçar o ensino de medidas de boa higiene do sono para uma viagem sem percalços”.

“Tão importante como alertar para o perigo da condução sob efeito do álcool, de não cumprir as velocidades recomendadas ou de usar o telemóvel durante a condução, é [relevante] chamar a atenção para o perigo da sonolência ao volante”, esclarece a Comissão de Trabalho de Patologia Respiratória do Sono.

Para travar os acidentes de viação que têm como principal causa a sonolência é importante conhecer alguns dos principais sinais da presença de sono quando se está ao volante. Bocejos frequentes, dificuldade de concentração, dificuldade em focar e manter os olhos abertos, estar com a sensação de sonhar acordado, reagir com mais lentidão e ter os pensamentos desconexos e dificuldade em memorizar acontecimentos imediatamente anteriores são alguns dos principais factores de alerta.

Assim, e com o intuito de proteger a vida, quando se conduz é aconselhado que se durma 7-9 horas, que não se pegue num carro quando há sinais de sonolência e que se planeie a viagem com antecedência, considerando a partilha do volante em trajetos longos. Caso sinta algum dos sintomas acima referidos, deverá “parar o carro e dormir uma sesta de 15-20 minutos” para recuperar energias. Recorde-se que um estudo recente feito na Europa e que contou com quase 13 mil cidadãos, 1.093 dos quais portugueses, “concluiu que 23% dos participantes já tinham adormecido ao volante pelo menos uma vez nos últimos dois anos e 8% referiram ter tido um risco de acidente de viação como consequência de terem adormecido”.

NOTA:

Tenha uma CONDUÇÃO SEGURA nas viagens das férias. Não coloque em risco a sua vida e a dos familiares e amigos. Vale mais prevenir do que remediar.

23/06/2017

MARCHAS NO CAS RUNA 170623

VIVER É MEXER. quer fisica quer mentalmente, a fim de prolongar a juventude e adiar o envelhecimento.
É preciso alimentar o estado de alma, com vontade, para ter qualidade de imaginação, intensidade emotiva e reforçar a coragem sobre a timidez. Não se deve desertar do ideal, porque renunciar-lhe enruga a alma. É preciso pensar no depois, de tristezas e desgostos, e recuperar a alegria.
Para isso, as boas casas se repouso de idosos devem exercer um esforço permanente para adiar o envelhecimento, proporcionando boa disposição aos seus residentes.
A seguir estão imagens das marchas populares no CAS Runa, em que participou, por convite, o lar e S.José de Torres Vedras.

16/06/2017

ALIMENTOS A EVITAR ANTES DE DORMIR

Nunca deve comer estes alimentos antes de dormir

Devemos cuidar da nossa alimentação ao longo de todo o dia, mas à noite, quando o corpo se prepara para descansar, é preciso ter cuidados redobrados. Além de poderem contribuir para que aumente de peso, certos alimentos dificultam o descanso e obrigam a várias idas à casa de banho. Veja oito alimentos que, segundo a nutricionista Lillian Barros, não devemos mesmo comer antes de ir para a cama.

1.Bebidas cafeinadas: alimentos estimulantes como café, chá preto ou verde podem deixar-nos agitados, dificultando a fase de descanso deixar-nos agitados, dificultando o repouso.
2. Álcool: o consumo de álcool está relacionado com insónias, resultando frequentemente num sono superficial, com despertares ocasionais e diminuição da sua qualidade.
3. Refrigerantes: normalmente ricos em açúcar e/ou cafeína, acabam por ter um efeito estimulante, perturbando o relaxamento.
4. Açúcar: o consumo de açúcar está relacionado com um efeito energizante, com uma rápida subida de glicemia e com uma resposta estimulante do ponto de vista metabólico.
5. Doces e chocolates: estes alimentos ricos em açúcares e cafeína (no caso do chocolate) acabam por perturbar a qualidade do sono por resposta aos seus constituintes.
6. Alimentos fritos e ricos em gordura: são normalmente alimentos de difícil digestão que podem afectar a qualidade do sono.
7. Excesso de líquidos: água em demasia tem um efeito diurético obrigando a acordar durante a noite para várias idas à casa de banho.
8.Picante: o picante e a pimenta apresentam um efeito estimulante, alterando a capacidade do corpo de entrar no repouso necessário para uma noite bem dormida.

ALIMENTOS ACONSELHÁVEIS ANTES DE DORMIR

Os 5 alimentos que deve comer antes de dormir

O que comer durante a noite pode influenciar a qualidade do sono e todo o rendimento que irá ter no dia seguinte. Se quer estar bem-disposta e não engordar, o melhor é jantar cedo, pelo menos três horas antes de ir para a cama, e optar por uma refeição ligeira com um destes alimentos (mas mesmo só um!).

1. Queijo quarkque
2. Iogurte
3. Um copo de leite
4. Três nozes, no máximo
5. Gelatina

“Uma alimentação pesada pode prejudicar o sono. Pessoas que jantam tardíssimo e comem uma feijoada, um bitoque cheio de batatas, molho e arroz ou uma pizza enorme provavelmente não se vão sentir bem durante a noite. Vão inchar imenso por causa do pão e acabam por ter uma noite desagradável. Como dormem mal, no dia seguinte fazem escolhas piores.
Há hormonas que se formam durante a noite que ajudam a controlar o apetite, uma delas é a leptina, e se a pessoa não dormir bem não vai formar esta hormona”, explica ao Delas.pt a nutricionista Ágata Roquette. Caso não esteja satisfeita antes de dormir, não tem de passar fome. Pode comer um dos alimentos que a especialista indica acima.
“Deixo os meus pacientes fazerem uma ceia, desde que não seja rica em hidratos de carbono. Acaba por ser um iogurte, copo de leite e talvez umas três nozes, se a pessoa tiver muita vontade de trincar. Confirmo que elas perdem peso na mesma”, afirma a nutricionista.

14/06/2017

MARCHAS DE SENIORES EM PONTE DO ROL

Como escrevi no artigo publicado no Semanário O DIABO de 21 de Março de 2017 com o título «Os idosos não precisam apenas de comer e dormir», os seniores têm necessidade de carinho e a noção de que ainda são úteis. A actividade física e mental dá-lhes vitalidade e a convicção de que continuam a viver. As imagens das marchas de idosos de quatro instituições que acolhem e apoiam pessoas de idade, organizadas em Ponte do Rol próximo de Torres Vedras, mostram bem o interesse desta louvável iniciativa. Foram bem visíveis as atitudes de prazer tanto dos participantes, como dos assistentes pertencentes a outras instituições afins. Viram-se pessoas em cadeiras de rodas, outras com canadianas e uma senhora apoiada numa canadiana e com o pescoço envolto num colar rígido devido a problemas na cervical, que procurava mover-se de forma a dar bom contributo à imagem do seu grupo. «Parar é morrer» e estas pessoas são apoiadas a mover-se e a manter o cérebro em acção. Os bons exemplos são sempre LOUVÁVEIS.

IDOSOS PRECISAM DE SOLIDARIEDADE



Idosos precisam de solidariedade
(Publicado no semanário O DIABO em 170613)

Era o Sábado 3 de Junho e os residentes do Centro de Apoio Social, à hora habitual, entraram para o refeitório para tomarem o almoço. As mesas tinham uma disposição ligeiramente diferente e os de duas mesas foram transferidos para outras com lugares disponíveis. Já todos estavam sentados quando chegaram os elementos do grupo coral de cantares alentejanos «Lírio Roxo». O Director disse palavras simpáticas de recepção aos visitantes e o almoço iniciou normalmente e, após a sopa, o Chefe do Grupo respondeu às boas vindas com os seus artistas a entoarem um canto, dos muitos que são património cultural da humanidade. E, depois, tudo decorreu sem mais condimentos nem molhos.

Saídos do refeitório foram se dirigindo para o Bar e para a Sala de Leitura onde a arrumação das cadeiras tinha sido feita por forma a haver espaço para os artistas e para a assistência. Quando chegou a hora de iniciar, o Director fez um breve e simpático discurso que agradou a todos e o Coro iniciou com a primeira moda, finda a qual e terminados os aplausos, o Chefe respondeu ao Director e disse palavras amáveis aos presentes, alguns em cadeiras de rodas e outros um pouco alheios por estarem dominados pelos efeitos da doença.

Ao fim de várias modas, foi feito um intervalo para os cantores, o qual foi preenchido por uma acordeonista que entreteve a assistência com música variada que se prestou a que homens e mulheres dançassem. Alguns, depois de se afastarem das bengalas e canadianas, procuraram mover-se um pouco, com muito prazer e algum esforço. Um destes, a meio da canção, desistiu porque o esforço já era demasiado. A idade exige distracção, convívio e divertimento, mas dentro de limites que, em alguns casos, são muito apertados.

Depois da actuação da acordeonista, houve lanche e, a seguir, novos «cantes» alentejanos até ao encerramento.

Foi uma tarde bem passada, em ambiente muito agradável, sem qualquer discriminação entre residentes, empregados, artistas e familiares que se inseriram com oportunidade. Estas horas bem passadas com prazer para todos correspondem à problemática referida no meu texto publicado no semanário O DIABO em 21 de Março de 2017 com o título «Os idosos não precisam apenas de comer e dormir». Também, há poucos dias, li notícia que diz que, na Holanda, há regular apoio de jovens estudantes a lares de idosos, ao ponto de estes lhes darem alojamento para lhes facilitar conversarem e distraírem os idosos internados.

Realmente, o meu artigo tinha título correcto e merece ser devidamente interpretado e aplicado, dentro das possibilidades existentes, não apenas nos lares mas também em família, na vizinhança e em grupos de amigos. Acerca disto, transcrevo palavras do Papa Francisco sobre o envelhecimento, em que segundo Ele, se aprende coisas essenciais como «A felicidade interna não vem das coisas materiais do mundo… quando se tem amigos e irmãos, com quem falar, rir e cantar, isso é felicidade verdadeira».

06/06/2017

MANTÉM A JUVENTUDE ATÉ AO FIM


Lições sempre novas de velhos generais

Ser Jovem

A juventude não é um período da vida; é um estado de alma, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor do conforto.
Não é velho aquele que viveu um certo número de anos, mas é velho aquele que desertou do Ideal.
Os anos enrugam a pele, mas o renunciar ao Ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que, lentamente, nos fazem inclinar para a terra e tornar-nos poeira, antes da morte.
Jovem é aquele que se admira e se maravilha. Interroga como a criança insaciável: e depois ? Desafia os acontecimentos e acha alegria no jogo da vida.
Tu és tão novo como a tua Fé. Tão velho como as tuas dúvidas.Tão novo como a tua confiança em ti próprio. Tão novo como a tua Esperança, Tão velho como o teu desânimo.
Serás jovem enquanto sentires. Sentires ó que é Belo, Bom e Grande. Sentires as mensagens da natureza do homem e do infinito.
Se, um dia, o teu coração for mordido pelo pessimismo e roído pelo cinismo, Deus tenha, então, piedade da tua alma de velho.
General Mac-Arthur (1945)