12/04/2017

PÁSCOA FELIZ

Caras Amigas e caros Amigos, Desejo a todos vós e vossos familiares e Amigos uma Páscoa com saúde, alegria e com sinais que vos inspirem confiança e esperança em dias melhores e que seja ultrapassada depressa a actual crise e ameaça mundial de convulsões indesejadas.

02/04/2017

HÁBITOS PARA TER UMA VIDA MELHOR

20 hábitos diários para ter uma vida melhor

Se praticar estes hábitos diariamente vai conseguir mudar a sua vida para melhor.

1.Faça exercício ao acordar

 Alguns minutos de exercícios musculares logo de manhã, pouco depois de acordar, ajudam a despertar o corpo e impedem a acumulação de gordura corporal durante o resto do dia. Se não tiver tempo de ir ao ginásio, tente fazer 20 a 30 minutos de flexões, abdominais, agachamentos e outros exercícios.

2. Faça uma lista

 A melhor coisa para relaxar é não pensar no que tem a fazer no dia seguinte e, com a lista, poderá descansar sabendo que será mais produtivo(a) com tudo organizado.

3. Mande mensagens

De cada vez que se ligar ao Facebook, envie uma mensagem a alguém com quem não tenha falado há algum tempo. Este hábito fará com que manter o contacto com velhos amigos que não quer perder se torne automático.

4. Faça primeiro o que gosta menos

Quando chegar ao trabalho, dedique-se primeiro às tarefas de que gosta menos, dessa forma liberta-se do problema para o resto do dia e sentir-se-á mais motivado(a).

5. Apanhe sol diariamente

 Logo de manhã, se possível, vá lá para fora e apanhe sol. O movimento, a luz e o ar fresco vão ajudar a acordá-lo, relaxá-lo e ajustar o ritmo circadiano de forma a manter-se alerta durante o dia e dormir melhor durante a noite.

6. Deixe passar a fúria on-line

Se vai estar a perder a cabeça de cada vez que alguém lhe disser algo que irrita nas redes sociais ou na i
Internet, então não vai viver muito tempo. Deixe passar, não responda, vá dar uma volta, fazer outras coisas e verá como, em pouco tempo, nada do que o enfureceu tem importância. Pelo menos, quando e se responder, o assunto não o afectará tanto.

7. Veja-se ao espelho

Quando se sentir incomodado pela maneira de ser ou por um hábito de outra pessoa, veja-se ao espelho e pense se não terá também a mesma maneira de ser ou hábito. Focar-se nas falhas de terceiros é um mau hábito em si mesmo, mas pode ser uma excelente ferramenta de auto-melhoria se o utilizar como forma de introspecção. Aprenda a questionar-se: "Será que também sou assim?".

8. Ultrapasse os medos

O medo pode ser tão poderoso que domina a sua vida. Aprenda a dizer-lhe "não" diminuindo-lhe influência: pergunte-se qual é a pior coisa que pode acontecer, objectivamente, e elabore um plano para lidar com isso quando e se acontecer. Os medos tendem a desaparecer quando são olhados de frente e confrontados com racionalidade.

9. Atitude nova para pessoas novas

Quando conhecer uma pessoa nova adote uma nova atitude: em vez de pensar "espero que goste de mim", experimente pensar "espero gostar desta pessoa". A mudança do foco, da sua necessidade ou do pensamento automático "espero que não seja um idiota", pode ajudá-lo a ver as melhores qualidades das pessoas e a manter uma expectativa positiva.

10. Vista-se como quer ser

Aquilo que vestimos não é tão importante para o que os outros pensam de nós como para a atitude que nós próprios adoptamos quando nos vestimos como quem queremos ser. Vista-se para uma entrevista telefónica como se tivesse ido pessoalmente e verá como a sua atitude é mais confiante.

11. Beba oito copos de água por dia

A maioria das pessoas vive crònicamente desidratada, prejudicando a saúde a longo prazo. Mantenha-se hidratado bebendo pelo menos oito copos de água por dia, o que equivale a um mínimo de 1,5l de água. Refrigerantes e bebidas alcoólicas não contam porque têm precisamente o efeito oposto: desidratam.

12. Coma os vegetais no início da refeição

A maioria das pessoas não ingere o mínimo de vegetais recomendados por dia e acaba por encher-se de calorias de que não precisa antes de chegar aos legumes ou à fruta. Resolva-se a comer os legumes, seja em sopa, seja em saladas, antes da refeição para garantir que fica de barriga cheia antes de ter o prato mais calórico à frente.

13. Medite dois minutos por dia

 Apenas dois minutos de meditação diariamente já são capazes de produzir alterações positivas em quem a pratica. Sentir-se-á mais calmo, mais feliz e menos centrado em si mesmo. O mais importante é fazê-lo todos os dias e não fazê-lo menos vezes durante muito tempo, porque a consistência vale mais do que a intensidade.

14. Faça pausas ao longo do dia

Sabia que pode aumentar a sua produtividade e capacidade de concentração se fizer mais pausas durante o trabalho? Experimente trabalhar 20-30 minutos, depois faz uma pausa de 5-10 minutos, repete algumas vezes e, finalmente, faz uma pausa de 30 minutos. Verá que perde menos tempo a fazer as coisas quando regressa ao trabalho e mantém-se completamente focado.

15. Seleccione os amigos nas redes sociais

Não deixe que as redes sociais o deprimam ou irritem. Use as listas do Facebook para organizar os amigos de forma a evitar os que são negativos e a manter por perto os que admira ou que o fazem sentir melhor. Se for caso disso, deixe de seguir quem incomoda (não deixam de ser amigos e ele(a) não vai saber) e sinta-se melhor.

16. Partilhe os créditos sempre que puder

Ninguém faz nada sozinho e quando se trabalha com outras pessoas a melhor atitude é partilhar os créditos. Fazê-lo não irá diminuir a sua importância, na maioria dos casos, mas fará com que essa atitude seja sempre lembrada pelos outros.

17. Ouça toda a gente

Quando qualquer grupo em que esteja envolvido tiver de tomar decisões, garanta que ouve a opinião de toda a gente - e não apenas a dos que fizeram questão de serem ouvidos. Algumas pessoas não dão opinião até ser-lhes pedida. Seja a pessoa que garante que essas pessoas são ouvidas.

18. Procure boas notícias

Se deixássemos, com base nas notícias, este seria um Mundo apocalíptico em que a Humanidade se degrada cada vez mais. Mas há boas notícias, procure-as! A verdade é que o Mundo é hoje um lugar melhor do que há 10 anos, com menos doenças, crime, violência, guerras e desgraças. Procure as notícias positivas para equilibrar as más que têm mais tempo de antena.

19. Procure pela melhor qualidade das pessoas

Em todas as pessoas com que se cruza diariamente, procure pelas melhores qualidades que possam ter, em vez de procurar motivos para detestá-la. Se procurar por motivos para gostar das pessoas, vai acabar por encontrá-los.

20. Adopte uma postura positiva

A linguagem corporal é poderosa para moldar a nossa mente e o mundo à nossa volta. Adopte uma postura positiva e confiante para se sentir optimista e cheio de confiança. Encoste-se para se sentir relaxado. Sorria e sinta-se mais feliz. Se controlar o seu corpo, pode controlar a sua mente.

24/02/2017

ALIMENTOS E BEBIDAS A EVITAR


50 alimentos e bebidas a evitar
Transcrição de texto de VÂNIA MARINHO

Pela sua forma e bem-estar, mas especialmente pela sua saúde, evite ao máximo os alimentos presentes na galeria abaixo.

Há 50 alimentos e bebidas dos quais deve fugir, que deve começar já a tentar eliminar da sua dieta. São, por ordem alfabética:

Açúcar, Adoçante de milho, Adoçantes, Águas com sabor, Álcool, Arroz, Bacon branco, Barras de cereais, Batatas fritas de cadeias de restaurantes de fast food, Batatas que não sejam orgânicas, Batidos de fruta consumidos em cafés ou restaurante, Bebidas com sabor artificial de fruta, Bebidas energéticas, Bolachas, Bolachas de arroz, Carne vermelha, Carnes processadas, Cereais de pequeno-almoço açucarados, Chá gelado ou café gelado industrializados, Chantilly, Chocolates, Churrasco, Congelados, Donuts, Geleias industrializadas, Glutamato monossódico, Gomas, Ketchup, Leite de vaca, Linguiça, Massa de bolo pronta, Molho de ostra e molho de soja, Muffins e cupcakes, Noodles ou sopas instantâneas, Óleos hidrogenados, Pão branco, Pasatas de chocolate, Pickles, Pipocas de micro-ondas, Pizza congelada, Presunto, Queijos maturados, Refrigerantes, Salmão de cativeiro, Salsicha, Snacks salgados como batatas fritas empacotadas, Sopa de pacote, Sulfitos, Sumos de fruta engarrafados, Tomate enlatado.

Sabe, certamente, que a alimentação pode ter um grande impacto na sua saúde.

Tem a oportunidade de fazer dela a sua maior aliada, apostando em alimentos naturais e saudáveis ou cair na tentação e nos enredos da comida industrializada, que só o prejudica.

Se quer viver mais e com saúde, há alimentos que deve evitar, pelo excesso de sal, açúcar, gorduras saturadas ou substâncias tóxicas.

17/02/2017

COMBATER AS RUGAS



Sete alimentos que ajudam a combater as rugas
Transcrição de texto de Daniela Costa Teixeira

Sete alimentos que ajudam a combater as rugas - Se quer atenuar as linhas que se desenham no seu rosto são estes os alimentos a comer:

1 - Morango – Vitamina C
2 - Cenoura – Beta-caroteno
3 - Tomate - Licopeno
4 - Chá verde – Polifenol EGCG
5 - Uva – Resveratrol
6 - Carne magra – Zinco
7 - Ovo – Vitaminas do complexo B

As rugas contam histórias. Nascem das expressões e do passar dos anos e assumem-se como um sinal de sabedoria e vivência. Há quem as receba de braços abertos e há quem queira disfarçá-las a todo o custo.

Os cremes anti-idade e criados exclusivamente para o preenchimento de rugas até podem ajudar a atenuar algumas das linhas, mas somente os tratamentos estéticos conseguem um resultado mais eficaz e duradouro.

Contudo, quando o objectivo é prevenir ou disfarçar, não há nada como comer bem e escolher os alimentos mais indicados para esse fim, ora porque são ricos em vitaminas e minerais, ora porque possuem componentes que estimulam a produção de colagénio e, com isso, melhoram a elasticidade da pele. Estes alimentos ajudam ainda a manter a pele hidratada e nutrida.

DEIXEM-ME ENVELHECER



16/02/2017

ENVELHECER NO CORPO, CRESCER NA ALMA







Envelhecer no corpo, crescer na alma
Transcrição de texto de Rossana Maia Angelini

A vida é aprendizagem constante. Assim, deveríamos encarar todo o percurso que temos a viver. Creio que o envelhecimento do corpo faz parte dessa trajectória e, para muitas pessoas, vai na contramão, pois o corpo envelhece, mas a alma parece crescer, aperfeiçoa-se nesse processo.

Envelhecer deveria nos dirigir para o encontro do amor e da sabedoria constante. Um aperfeiçoamento que precisamos buscar em vida enquanto estamos. Talvez a sabedoria resida nesse caminhar para a serenidade, para a compreensão mais alargada do outro. Entretanto quantas pessoas envelhecem, estão na terceira idade e não se dão chance de crescer na alma, de ser uma pessoa melhor, mais afectiva, mais compreensiva, mais acolhedora.

É interessante olhar para a velhice e ver tanta gente endurecida – pessoas que passaram grande parte da vida hostilizando outras pessoas, julgando, muitas amargas, e que permanecem nesse mesmo lugar, apesar do afeto com que são tratadas por outras pessoas mais humanizadoras. Penso que envelhecer é se dar a chance de confraternizar, de semear carinho e amor. No entanto, como chegar a esse caminho, se a vida foi tão dura e maltratou tanto, por tanto tempo? Como compreender esse movimento?

Muitas pessoas na terceira idade conseguiram dar o salto, perceberam-se e se tornaram melhores, mais amáveis, mais acolhedoras. Porém, muitas ainda permanecem na sua rigidez, no orgulho, no egoísmo, na impossibilidade do afeto, da ternura, de um gesto de generosidade, verdadeiro. Triste!

Muitas pessoas vivem tanto tempo e não se dão conta de que pararam no tempo, olhando para si mesmas como vítimas eternas de seu próprio desamor. Envelhecer requer sabedoria e, acima de tudo, humildade para perceber-se e sentir, verdadeiramente, o outro. Nem todas estão preparadas... Entender tal procedimento, entende-se, mas o convívio torna-se áspero, artificial, distante.

Não é porque envelhecemos que nos tornamos “santos”, o respeito é fundamental por parte de todos, sempre! Agora, o amor...?

Fica o convite à reflexão.

08/01/2017

COMO MANTER A FORMA


Quinze dicas para se manter em forma em 2017
 170108. POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Ter uma boa rotina de sono e cultivar pensamentos positivos são algumas das recomendações para obter sucesso.

Entre as promessas para o Ano Novo, as metas relacionadas com o corpo, geralmente, repetem-se: cuidar melhor da saúde, praticar mais atividades físicas e estar em forma. Para começar a ter o corpo em dia, é fundamental ter força de vontade, ser persistente e cumprir o planeamento com disciplina.

"Experimente as atividades disponíveis no ginásio e escolha aquela que lhe dá mais prazer. Além do exercício, procure uma nutricionista para trabalhar a reeducação alimentar, forte aliada na perda de peso. Consulte bons profissionais para acompanhar o seu trajeto na busca por bem-estar e qualidade de vida. Treino e dieta são questões pessoais, não existe uma fórmula mágica. Por isso, nada de reproduzir algo visto na internet: cada caso é único", recomenda Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

Dicas para começar o ano no ritmo certo

1) Tempo: Dizer que não tem tempo para praticar exercício é desculpa. Defina prioridades: marque o horário do treino na agenda como se fosse um compromisso de trabalho;

2) Hábito: Nas primeiras semanas precisa de se obrigar a cumprir um programa pré-estabelecido;

3) Mantenha o novo comportamento: Siga a mesma rotina e treine no mesmo horário do dia - faça mudanças na agenda só depois de três meses, caso contrário aumenta muito o risco de abandonar a rotina. Depois de o hábito estar estabelecido, pode ter um pouco mais de flexibilidade na agenda;

4) Durma mais cedo e aproveite mais a sua noite de sono. Consequentemente conseguirá acordar mais cedo, alimentar-se melhor e começar aos poucos a acrescentar uma rotina de exercícios físicos, seja de manhã, à hora do almoço ou à noite;

5) Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia, que devem ser dedicados à melhoria da sua condição física;

6) Planeamento: Incluir a atividade física na agenda depende de um bom planeamento. Verifique com antecedência o horário do dia em que sabe que geralmente tem disponibilidade;

7) Quando sentir preguiça e falta de motivação, vá ao ginásio nem que seja para conversar, trocar ideias e ver os amigos. O importante é que o horário do treino se torne um hábito;

8) Altere os treinos e a sua rotina de exercícios: O seu organismo precisa de novos desafios e o mesmo acontece com a sua mente. Experimente um estímulo diferente, tente praticar atividades diferentes, divertidas;

9) Experimente o Cross Training, uma combinação do treino aeróbico e força. Em vez de correr na passadeira ininterruptamente por 30, 40 minutos, considere correr por apenas 15 minutos e, em seguida, realize exercícios de força no espaço da musculação antes de voltar novamente para a passadeira;

10) Ouça a sua música preferida: A música é um motivador fantástico e tem um efeito positivo no cérebro: faz com que as suas emoções respondam favoravelmente ao exercício;

11) Encontre uma atividade física que lhe proporcione algum tipo de prazer e desafio;

12) Acorde mais cedo: O sono é muito importante para a saúde, mas acordar 30 minutos antes do que está acostumado para fazer exercício vale o sacrifício;

13) Mantenha uma alimentação saudável: Tenha no frigorífico apenas alimentos nutritivos e evite comprar produtos que possam prejudicar a sua dieta;

14) A aquisição do hábito de praticar exercícios nos traz inúmeros benefícios: regulação do apetite, aumento da disposição, energia e, talvez, o maior benefício de todos, a garantia de dever cumprido;

15) Pense positivo: Esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades: Pode acontecer algo inesperado que altera os planos e nos desvia dos nossos objetivos. Ter consciência disso permitir-lhe-á aceitar esses transtornos como parte do caminho e fazer a vida voltar a fluir na direção certa.