06/10/2009

"UM POLIGROTA"


Vá lá uma pastilha de boa disposição...

É verdade matemática que ninguém pódi negá,
que essa história de gramática só serve pra atrapaiá.
Inda vem língua estrangêra ajudá a compricá.
Meió nóis cabá cum isso pra todos podê falá.

Na Ingraterra ouví dizê que um pé de sapato é xu.
Desde logo já se vê, dois pé deve sê xuxu.
Xuxu pra nóis é um legume que cresce sorto no mato.
Os ingrêis lá que se arrume, mas nóis num come sapato.

Na Itália dizem até, eu não sei por que razão,
que como mantêga é burro, se passa burro no pão.
Desse jeito pra mim chega, sarve a vida no sertão,
onde mantêga é mantêga, burro é burro e pão é pão.

Na Argentina, veja ocêis, um saco é um paletó.
Se o gringo toma chuva tem que pô o saco no sór.
E se acaso o dito encóie, a muié diz o pió:
''Teu saco ficô piqueno, vê se arranja ôtro maió'...

Na América corpo é bódi. Veja que bódi vai dá.
Conheci uma americana doida pro bódi emprestá.
Fiquei meio atrapaiado e disse pra me escapá:
Ói, moça, eu não sou cabra, chega seu bódi pra lá!

Na Alemanha tudo é bundes. Bundesliga, bundesbão.
Muita bundes só confunde, disnorteia o coração.
Alemão qué inventá o que Deus criou primêro.
É pecado espaiá o que tem lugar certêro.

No Chile cueca é dança de balançá e rodá.
Lá se dança e baila cueca inté a noite acabá.
Mas se um dia um chileno vié pro Brasir dançá,
que tente mostrá a cueca pra vê onde vai pará.

Uma gravata isquisita um certo francês me deu.
Perguntei, onde se bota? E o danado respondeu.
Eu sou home confirmado, acho que num entendeu,
Seu francês mar educado, bota a gravata no seu!

Pra terminar eu confirmo, tem que se tê posição.
Ô nóis fala a nossa língua, ô num fala nada não.
O que num pode é um povo fazê papér de idiota,
dizendo tudo que é novo só pra falá poligrota...

(Autor desconhecido)

4 comentários:

Maria Letr@ disse...

Amigo Luís,
Que pena o autor deste engraçado poema ser desconhecido. Achei-o delicioso! Vou passá-lo à família e aos amigos.
Um abraço.
Maria Letra

Luis disse...

Querida Mizita,
Ao ler o seu comentário e lembrando-me do texto acredite que ri com gosto na perspectiva do gozo que possa dar aos seus familiares e amigos...É na realidade um texto alegre e bem disposto para minorar as nossas agruras diárias.
Um beijinho amigo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luís,

Muito agradável de ler, dispõem bem.

Beijos

Unknown disse...

Adorei o poema Luís, simplesmente fantástico, é que escrever assim não deve ser fácil!

Beijinhos,
Ana Martins