15/10/2009

Aprender a ler reforça ligações no interior do cérebro


A aprendizagem da leitura reforça as ligações entre as várias partes do cérebro, segundo um estudo realizado com guerrilheiros colombianos que aprenderam a ler na idade adulta. O trabalho, hoje publicado pela revista científica Nature, foi realizado por uma equipa dirigida por Manuel Carreiras, do Centro Basco do Cérebro e da Linguagem de San Sebastián, Espanha.

"Isolar as alterações induzidas no nosso cérebro pela aprendizagem da leitura era até agora impossível devido à presença de outros factores perturbantes", sendo que as crianças adquirem toda uma série de saberes e novas faculdades juntamente com a aprendizagem da leitura, afirmou Cathy Price, co-autora do estudo.

Os investigadores compararam as ecografias cerebrais de 20 guerrilheiros colombianos que aprenderam a ler com as de outros 22 que continuaram analfabetos. E constataram que a densidade da massa cinzenta no hemisfério esquerdo do cérebro era mais elevada nos que aprenderam a ler. Essas regiões do cérebro correspondem às previamente identificadas como as que servem para reconhecer as letras e traduzir as letras em sons.

"A leitura reforçou também as ligações de massa branca (responsável pela transmissão de informações) entre as várias regiões de tratamento" das informações, lê-se num comunicado da associação caritativa britânica Wellcome Trust, que patrocinou o estudo.

Segundo os autores, estes resultados são importantes para a compreensão da dislexia. O novo estudo sugere que algumas anomalias dos disléxicos, nos quais foram reveladas quantidades menores de matérias cinzenta e branca, poderão ser a consequência, e não a causa, da incapacidade de ler.

Publicado hoje no Diário de Notícias

3 comentários:

Maria Letr@ disse...

Pelo amor de Deus, Luís! Está a passar para os "Sempre Jovens" uma boa dose de informação!
Um abraço.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Muito bem. Informação muito útil...sobretudo para se entender os porquês da dislexia, que parece ser uma praga hoje em dia com as crianças.

Parabéns
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Muito bem. Informação muito útil...sobretudo para se entender os porquês da dislexia, que parece ser uma praga hoje em dia com as crianças.

Parabéns
Beijos