21/10/2009

Migração das Raias douradas




As raias parecem folhas gigantes flutuando no mar, milhares delas são vistas aqui se reunindo no litoral de México. A cena espectacular foi capturada quando essas criaturas magníficas fizeram uma de suas migrações semestrais em massa para locais mais apropriados.
Deslizando silenciosamente de baixo das ondas, elas transformaram áreas vastas de água azul em ouro no norte da Península de Yucatan. Sandra Critelli, uma fotógrafa amadora, viu o fenómeno enquanto procurava por tubarões baleia.
Ela disse: 'Foi uma imagem inacreditável, muito difícil de descrever. A superfície da água foi coberta por vários tons de ouro que pareciam uma camada de folhas de Outono movidas pelo vento.'
É difícil de dizer exactamente quantas raias tinham, mas deveria ter milhares delas.''Nós fomos cercados por elas e nós também podíamos ver muitas na superfície de água. Eu tive muita sorte de estar lá para poder presenciar o melhor que a natureza tem para oferecer.'
Elas medem até 7ft (2,1 metros). As raias douradas também são conhecidos como raias de nariz de vaca.
Elas têm barbatanas peitorais pontudas que se separam em dois lóbulos na frente de suas cabeças altas que fazem com que elas pareçam com uma vaca. Apesar de poder dar ferroadas venenosas, elas são tímidas e não ameaçam ninguém quando se reúnem em grande quantidade.
A população do Golfo do México migra em quantidade de até 10.000, que vai da Florida até Yucatan. Não deixe de dividir isso com seus amigos para que eles também possam desfrutar da beleza da natureza.

Enviado por email

5 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Fotos e texto magnífico.
Obrigagda por partilhar.
Beijos

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

É enriquecedor conhecer mais da Natureza, que em cada canto nos apresenta coisas novas, de belezas inesperadas.
E pensar que andamos de olhos fechados absorvidos por interesses pequeninos e efémeros! Temos que olhar mais através da janela do avião.

Abraço
João

Celle disse...

Luis,
Que belo espetáculo da natureza!
Encantou meus olhos e doeu meu coração só de pensar que o homem está a interferir em toda a natureza para pior!

Adelaide disse...

Amigo Luis,

Belo momento mágico de beleza.
Parabéns pelos belos posts com que nos tem presentado.

Abraço
Milai

Maria Letr@ disse...

Amigo Luís,
E cá tem mais uma colega sua, como não podia deixar de ser, a admirar os posts com que nos tem deliciado, sobretudo ultimamente.
Nem quero pensar no quanto gosto de raia cozinha, coberta com um magnífico molho de escabeche. Tenho a impressão que, se voltar a comê-la, vou lembrar-me deste post e vou arrepender-me.
Um beijinho.
Maria Letra