08/10/2009

"REDAXÃO"

No seguimento do post do nosso colega João de 7 de Outubro, com o titulo "ELEITORES", achei por bem publicar aqui esta redacção.
Um texto verídico retirado de uma Prova de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola secundária das Caldas da Rainha.

Para ler, estarrecer, e reflectir!!!

Coitados dos professores! Que tarefa ingrata!

Ana Martins


'O PIPOL E A ESCOLA'


Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

RECEBIDO POR EMAIL.

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Ana,

Já me tinha cá chegado também em forma de e-mail, esta bela redaxão.
Acreditem, há alunos da quarta classe que nem o seu próprio nome escrevem correctamente.
Isto que lemos parece exagerado, mas não é.
Felizmente depois há as excepções, raras, mas há.

Beijos

Luis disse...

Queridas Amigas,
O ensino está cada vez mais "permissivo" e as sucessivas reformas só o têm tornado mais inútil, pois nada ou muito pouco se aprende mas nas estatísticas enganosamente aparecem valores oficiais(sem credibilidade alguma)a tentar demonstrar o contrário!
Felizmente ainda há escolas e professores lutando contra esta "maré negra" e que conseguem que os seus alunos aprendam e possam vir a ser num futuro alguém que venha a engrandecer o País. A Cultura deve ser exigente para bem de todos nós pois só ela poderá dar o "arranque" que o País precisa para sair deste pântano em que vivemos!
A agravar este estado de coisas as mensagens em "sms" parecem ainda trazer novas formas de escrita tipo esta aqui apresentada.
É tudo um horror!!!