09/04/2009

OVOS DE PASCOA


De todos os símbolos, o ovo da Páscoa e o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagas, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na Primavera, como referencia à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos Persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Os Cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Arménia decoravam-se ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.

Pintar ovos com cores da Primavera, para celebrar a Páscoa, foi adoptado pelos Cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita e a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez aumentar o consumo de ovos de chocolate.

Fonte: Portal da Família


Fernanda Ferreira

7 comentários:

Luis disse...

Querida Ná,
Mais uma vez uma linda lição.
Quando os meus filhos eram pequenos era obrigatório a pintura dos ovos por eles e a sua apresentação no Domingo de Pascoa. Depois vinham os prémios a reflectir esse seu trabalho. Assim reuníamos a Família e passávamos esse Dia em Paz, cheios de Alegria.
Infelizmente agora compra-se tudo.... É o mercantilismo a imperar....Que pena estarem-se a perder estes pequenos nadas.... que eram o tudo das famílias!

A. João Soares disse...

Este blog está a ser enriquecido persistentemente pela informação cultural da NÁ.
Muito obrigado, por contribuir para o nosso blogue que nos torna orgulhosos de nele sermos seus colegas.
Páscoa Feliz
Um abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigos Luís e João,

Bem vocês agora querem estragar-me com tanta lisonjeia.

João, a honra é toda e só minha, não imagina a vaidade que sinto em fazer parte deste grupo fabuloso de pessoas inteligentes, humanas, perspicazes, sábias e tão sãs.

Obrigada do fundo do coração,

Beijinhos

Unknown disse...

Querida Ná,
tal como os nossos colegas disseram, mais um lindo e interessante post... Parabéns!

Aqui em casa Páscoa sem ovos cozidos e decorados nem pensar!
Temos uma forma de os decorar muito engraçada e que talvez gostem de saber.

Aqui vai:
Vamos apanhar flores e folhas de pantas, colocamos as flores e folhas nos ovos, e metemo-los dentro de bocados de collants de senhora préviamente cortados em bocados. Atamos nas extremidades e cozemos os ovos com cascas de cebola.
Depois de cozidos e frios, retiramos os bocados de collants que os revestem assim como as flores, e os ovos ficam decorados com os desenhos e cores das flores e folhas que lhes pusemos.

Beijinhos,
Ana Martins

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Ana, bom dia,

Obrigada, essa é uma ideia magnífica...devem ficar lindíssimos.

Beijinhos

Luis disse...

Amigas,
Vou experimentar a receita dos ovos da Ana.
Devem ficar bem bonitos e não dá grande "trabalhera, nã é assim?..."
Beijinhos

J.Ferreira disse...

Agora os ovinhos da Páscoa,
olhem só que bonitos! e mais uma vez foi saber a história, muito bem, estou estupectato.

Beijo.

José Ferreira