18/04/2009

Papas de sarrabulho...à minha moda!!!


Porque o prometido é devido...aqui vai a minha receita de papas de sarrabulho!!
Ingredientes:
Dose para 6 pessoas

1 frango caseiro
250gr de lombo de porco
250gr perna porco fumado
1/2 (salpicão)
250gr de presunto
250g sangue porco cozido (sarrabulho)
2 dentes alho
1 cebola
1 folha de louro
cominhos
3 litros de água
+ou menos 100g farinha de milho
sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:

Na panela coloque a água, os alhos partidos
ao meio, a cebola partida em quatro, a folha de louro,
todas as carnes, e tempere com sal e pimenta a gosto.

Tape e deixe cozer muito bem.
Quando estiver bem cozido, coe o caldo, desfie muito bem as
carnes, esta é a parte mais importante e mais morosa, mas compensa.
Coloque novamente o caldo na panela, deixe ferver,junte as carnes.

A parte, ponha água fria numa tigela e desfaça a farinha na água para não ganhar grumos, (não deite muita farinha de cada vez, deixe ficar uma calda meio líquida). Junte à farinha o sangue de porco cozido bem esfarelado, se for necessário bata tudo com a varinha mágica de forma a que não se formem grumos.
Vá mexendo para a farinha cozer e não pegar no fundo.
Deve ficar um creme bem espesso, antes de apagar junte os cominhos e mexa.
Sirva em tigelas e polvilhe com cominhos por cima.


Bom apetite!

Fernanda

10 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Já percebi: agora é só pedir à lista... ahahahahahah
Vou pedir à minha mulher que as faça para lhe poder dizer se são boas, mas à partida julgo-as que o serão!
Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luís,

Pode pedir à vontade, se forem preparadas segundo a minha receita ficam divinais...
Acredite já as preparei muitas vezes.

Como vê, aqui até temos seviço à la carte...

Abração

Adelaide disse...

Venha de lá uma dose bem servida.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Milai,

Podes crer, havemos de comer as minhas papas e em doses bem servidas sim, nem que para isso eu tenha que te ir buscar...eu vou mesmo.

Só tu para me fazeres rir...

Beijão

Anónimo disse...

Senhora dona Fernanda
Primeiro quero agradecer a sua receita das papas de sarrabulho. Muito obrigada, não contava com ela tão cedo. Agora para retribuir, se a senhora quiser posso lhe dar a receita de Tigeladas, não sei se gosta, é uma especialidade de Abrantes, a minha terra. Eu gosto muito de tigeladas, e tenho a receita mesmo original. Se quiser é só dizer que eu trago-a aqui.
Senhora dona Fernanda, como a senhora com certeza já percebeu, eu não sou uma pessoa letrada, os meus pais eram pobres e não me puderam pôr a estudar. Mas eu sei muito bem distinguir uma verdadeira senhora. Fui funcionária pública, atendia público, e sei distinguir. A senhora, dona Fernanda, é uma Senhora, com letras grandes.
Mas essa que se veio meter no meio da nossa conversa, Mara, - isso quer dizer o quê? Que ela é marada? Deve ser. Se ela fosse bem educada como a senhora dona Fernanda, não tinha nada que vir dar palpites onde não era chamada, para dizer que eu não tenho educação por escrever m…a. Só gostava de saber quantas vezes ela diz essa palavra por dia. E não adianta ela dizer que não diz, porque é mentira. Toda a gente diz, hoje em dia. Eu não tenho o costume de dizer, só se estiver muito enervada, que na casa dos meus pais nem se podia pensar, quanto mais dizer! Agora essa Mara soube escrever aí num post que uma mulher deu com uma frigideira nos cornos do marido. Acha isso bonito, dona Fernanda? Olhe, a senhora desculpe, que foi tão simpática comigo, e eu que lhe agradeço muito a receita. Este desabafo não é nada com a senhora. Eu depois volto cá para ler a sua resposta se quer a receita das tigeladas. Olhe que é uma delícia e não dão quase nenhum trabalho a fazer.
Uma boa tarde para a senhora.
Maria Albertina

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Cara Amiga Albertina,

Volte sempre que quiser, temos todos muito gosto que nos visite, acredite que somos todos gente de bem.

Gostaria muito que me desse essa receita, já agora fazemos aqui intercâmbio, porque não???

Agradeço-lhe as suas gentis palavras, não sou contudo mais "senhora" do que a "Senhora e Amiga Mara" que de "marada" não tem nada, acredite em mim que a conheço lindamente.
A linguagem que as pessoas às vezes usam tem de ser analisada no seu contexto. A amiga Mara estava a contar uma anedota, é por isso normal que tenha usado aquela frase, já noutras circunstâncias acredite que ela nunca o faria, A Mara é seguramente mais "senhora" do que nós duas juntas.

Se ela se meteu a meio, como diz, foi porque achou que a amiga Albertina não terá sido muito feliz na forma como se exprimiu, só isso.
Amigas???
Permita-me que lhe envie um caloroso abraço,
Fernanda

A. João Soares disse...

Amiga Ná,
Se era possível, agora admiro-a ainda mais. Muita diplomacia própria de uma relações públicas.
E, a pouco e pouco, vamos transformar o blog num manual de receitas saborosas. Ou até se pode criar um blog especializado!!!
Parabéns
Um abraço
João Soares

Miguel Letra disse...

Isto não se faz!!!!!
É muita crueldade para quem já não saboreia uma boa sarrabulhada há pelo menos uns 5 anos! lol
Se conseguir arranjar aqui um sarrabulho, irei fazer na hora esta receitinha bem lightttt!
Obrigado Ná

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Miguel,

De light esta receita não tem nada...mas que é bom é...depois uma vez de vez em quando nem engorda.

Beijocas

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

Eu fico sem jeito quando me elogia assim, obrigada ^o^ !!!

Pessoalmente acho que não é necessário criar um Blog especializado em receitas...sei que estava na brincadeira!!!

Para diversificar e também porque gastronomia é cultura...sem dúvida, eu continuarei com uma receita típica semanalmente, e até posso publicar a da D. Maria Albertina (se ela autorizar, claro), já que supostamente nem toda a gente lê os comentários.

Espero que ela seja como eu...o que prometo cumpro.

Beijinhos
Fernanda