28/04/2009

Conectados na Alma


Li uma vez que receber uma mensagem por e-mail era bom para melhorar o nosso estado de espírito… não sei se isto tem qualquer fundamento científico, mas sei interpretar meus sentimentos e não tenho dúvidas de que isto é real.
Nos últimos anos tive o privilégio de conhecer pessoas fantásticas que entraram na minha vida nos mais inesperados momentos. Trouxeram mensagens de optimismo, qualidade de vida, humor e reflexão…
Recebo todos os dias e-mails de pessoas que se tornaram importantes na minha vida, pessoas que, por vezes, estão a milhares de quilómetros.. Estou maravilhada com essas pessoas com disposição para serem generosas, amáveis, que enviam mensagens que reconfortam, ajudam e incentivam.
Há pessoas que não gostam de computador, pois ainda não descobriram as possibilidades que pode proporcionar…Dirão que esta troca de mensagens não substitui um abraço. É verdade…. porém, nos últimos tempos, senti-me abraçada, muitas vezes, através das mensagens recebidas...as pessoas que me enviam poemas, música, humor, fotos e outras mensagens chamo “amigos virtuais”; mas devo dizer que sinto essas pessoas como bem reais, que não têm nada de virtual…pois transformam em mensagem e tornam palpável todo o seu afecto..
Como podemos imaginar tal coisa? Em todo este tempo, alguns mandaram-me apenas mensagens ocasionalmente…
Outros já fazem parte da minha agenda e da minha lista de contato…e têm um lugar no meu coração…Já me sinto um pouco dependente das mensagens, como uma adolescente que espera os amigos para lhes dizer qualquer coisa todos os dias…como em tudo na vida, há que saber fazer uso correto desta forma de relacionamento.
Não deveremos nunca renunciar ao contato físico, mas, às vezes, falta-nos tempo…outras vezes a distância é enorme.
Por isso, este meio é o mais eficaz para mantermos os nossos contatos com as pessoas que nos interessam verdadeiramente. A surpresa de uma mensagem carinhosa que chega carregada de afeto causa uma verdadeira corrente positiva que pode, em muitos momentos, ser terapêutica.
Em certos momentos, a mensagem parece ter sido feita de propósito para nós… como resposta a um mau momento que estamos passando…podes ter a certeza de que, quando menos esperas, chegará essa mensagem, imagem, música ou poema que te fará sentir melhor.Muitas vezes esperamos receber alguma mensagem amiga e… de repente, aí está a mensagem tão desejada.
Poderás dizer que também se recebe muito lixo por e-mail…mas não é também assim na nossa vida de cada dia?
O truque está em filtrar e ficar só com o que é positivo. A nossa função é fazer a seleção daquilo que é efetivamente bom…
Daquilo que nos pode fazer crescer como pessoas, do que nos pode fazer pensar, reflectir, sentir que estamos vivos, amar, saber que estamos neste mundo de passagem, e que não custa nada fazer feliz o próximo e a nós mesmos.
Toda esta gente passará a ter um lugar garantido na minha vida.Por vezes será difícil responder a todos com a brevidade desejada…mas estou convencida de que vale a pena gastarmos um pouco do nosso tempo para repartir carinho apenas com os comandos de “Enviar” ou de “Reenviar”.

7 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Tudo quanto referiu no seu post, julgo que será igualmente sentido pelos "SEMPRE JOVENS", claro está com as pequenas diferenças que existem em todos nós. Quando um deixa de vir aqui parece-nos que nos falta algo, por outro lado quando regressa dá-nos alento a sua vinda.Há quem pense que a fala através do computador é fria e distante, eu pessoalmente discordo. São os nossos sentimentos e as nossas atitudes que podem ser frias e distantes ou, pelo contrário, serem calorosas e chamativas. O que tenho sentido no nosso blogue é uma grande aproximação de todos nós sejam recentes ou longinquas as intervenções que venhamos a fazer nele.
Quando alguém não aparece sentimos a sua falta por uma forma bem intensa. Se julgamos que um de nós não anda feliz ficamos logo muito preocupados. Então é como digo não há frieza nem tão pouco distância quando assim procedemos. Estamos incondicionalmente ligados por sentimentos belos que no dia a dia nos tem entrosado numa maneira de viver sadia, longe desta podridão que nos rodeia, onde não há principios nem regras de convivência!
NÁ, como lhe tenho dito, continue, continue que a gente gosta!
Um grande beijinho muito amigo

Miguel Letra disse...

Názinha,
Qual virtuais qual carapuça! Nós existimos e partilhamos muito de nós uns com os outros. Podemos estar longe mas perto graças ás novas tecnologias e com o evoluir das coisas certamente um dia iremos estar a fazer blogs com video conferência onde podemos ouvir os outros e trocar directamente ideias, na hora. ...e muito mais.
Claro que nada substitui um bom abraço, mas sinceramente, eu sinto-me próximo de todos vós e enriquecido por vos ter encontrado no meio da estrada da vida.
Beijinhos e Abraços from Brazil

A. João Soares disse...

Querida Ná,
Apesar de se chamar virtual a esta relação em que não se sabe se do outro lado está homem ou mulher, branco ou negro, loira ou morena. alto ou baixo, acabamos por trocar ideias, opiniões, gostos, de forma mais real do que quando estamos condicionados com o aspecto físico do outro ou da sua aparência de opulência ou falta dela.
A amizade virtual é, por vezes, mais completa do que a real.
Abraços
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridos amigos,

Gostei particularmente do Názinha do Mi ahahahahahah!!! Digam lá se não é querido...
Mas o que é efectivamente maravilhoso é saber que estamos todos em sintonia, que virtualmente estamos unidos como poucos na realidade.

Abraço,

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Fernanda

Endosso cada uma de suas palavras porque me sinto exatamente assim,carcada de amigos com os quais partilho esperança, sonhos, carinho, tudo envolto em muita amizade.
Belíssimo texto, minha amiga. Gostaria de pedir licença para publica-lo no meu "Em prosa e verso", com os devidos créditos.
Permite-me?

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Dulce,

Muito obrigada pelo seu simpático comentário.
Naturalmente que tem toda a licença para publicar no seu Blogue todos os posts que eu assine, é para mim uma grande honra.

Obrigada
Bjs.

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Fernanda

Muito obrigada.
Já coloquei seu texto no blog e, tenha certeza, ele está valorizando muito meu cantinho.

beijos

Dulce