14/04/2009

MEDICINA PREVENTIVA ORTOMOLECULAR NUTROLOGIA

APRENDA MAIS ESTA!
Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno.

O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é a glicose.
A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90-95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efectivamente seus nutrientes.

Devem-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado.
As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.
Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Devem-se comer frutas sempre com o estômago vazio.
A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.
Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida.
Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífugadora.
Você pode ingerir o suco extraído na centrífugadora como se fosse à fruta, com o estômago vazio. O suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para estarmos protegidos contra doenças do coração.
Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.
Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse na sua mente sobre frutas.
Como se deve começar o dia?
O que se deve comer no café da manhã?
Você acha que é uma boa ideia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não.
Se você começar a se afastar dos outros “lixos” com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará.
Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo.
Os chineses e os japoneses bebem chá quente (de preferência chá verde) durante as refeições. Nunca água gelada ou bebidas geladas.
Deveríamos adoptar este hábito!
** Líquidos gelados durante e após as refeições solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão.
Reagem com os ácidos digestivos e serão absorvidos pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos, demarcando o intestino e endurecendo as gorduras, que permanecerão por mais tempo no intestino.
Daí o valor de um chá morno ou até água morna depois de uma refeição. Facilita a digestão e amolece as gorduras para serem expelidas mais rapidamente, o que também ajuda no emagrecimento.

** Um cardiologista disse que se cada pessoa que receber este e-mail enviá-lo para 10 pessoas pode ter a certeza de que salvará pelo menos uma vida.
Eu já fiz a minha parte…

E-mail recebido pelo meu cunhado António da Costa Pereira
Fernanda Ferreira

4 comentários:

Luis disse...

Amiga NÁ,
Ainda bem que trouxe aqui este post. É que actualmente as crianças deixaram de comer fruta para comer goludices. A fruta agora só é utilizada para dietas... quando devia ser o prato forte da nossa alimentação. Pelo meu lado como muita fruta fazendo dela, por vezes, a razão das minhas refeições. E como é referido normalmente como-a 1 hora antes dos outros alimentos, se os houver.
Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro Luís,

Ainda não ganhei o hábito de comer fruta antes das refeições, vou tentar.
Como muita fruta sim, mas normalmente entre refeições.
Honestamenete acho que podia viver só comendo fruta.

Beijinho,

Luis disse...

NÁ, amiga,
Quando estive em África e no Brasil tive oportunidade de fazer refeições só de fruta e respectivos sumos. De facto não sentia falta dos outros alimentos. Mas com o frio dizem os entendidos que se deve comer muitos frutos secos, será?
Saudades.

A. João Soares disse...

Em 20 de Maio de 2008 publiquei aqui um texto que me parece ser igual a este.
Não tem inconveniente em insistir nos bons conselhos e este tem a vantagem de ser ilustrado por uma linda imagem que abre o apetite!!!
Portanto, estou de acordo com a importância deste post e será bom que as pessoas sigam estes conselhos, um pouco contrários aos hábitos alimentares tradicionais.
Um abraço
João Soares