26/04/2009

CUIDA DA TUA SAÚDE...

Olá !
Sou teu fígado !


Permite que eu me apresente!

Como podes gostar e cuidar de mim, se não me conheces?
Sou o maior órgão do teu corpo e estou localizado no lado superior direito do abdómen, protegido pelas costelas (gradio costal).
Sou responsável por aproximadamente 5.000 (cinco mil) funções vitais produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do teu organismo.

Sou um grande laboratório!
Produzo a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão.
Eu mantenho as reservas de ferro que tu necessitas, bem como as vitaminas e outros minerais. Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo funcionando normalmente.
Tenho participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos.

Sem mim não terias forças para levar tua vida adiante!
Eu armazeno todas as toxinas, venenos, álcool, substâncias químicas e drogas que entram em teu corpo. Minha função é quebrar quimicamente estes venenos, de modo que possam ser mais facilmente eliminadas pelos rins e pela pele.
Sou um depósito de toxinas. Elas permanecem em mim por bastante tempo até serem processadas. Se a carga se torna excessiva, fico impedido de trabalhar adequadamente e o processo digestivo se torna difícil.

Eu reservo energia, como uma bateria, armazenando açúcar (carboidratos e gorduras) até que dele necessites. Sou eu quem alimenta o teu cérebro de energia e o faz funcionar. Sem mim, entrarias em estado de coma!
Na verdade, nem poderias levantar-te da cama se eu não estivesse trabalhando!
É importante que gostes de mim!
Mas não te peço muito...Basta que me trates bem!
Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça!
Se bebes com frequência , podes me lesionar para o resto das nossas vidas!
E eu me lesiono facilmente... Estas lesões chamadas "cirrose“, são permanentes.

Toma cuidado com o hábito da auto-medicação!
Os medicamentos são importantes, mas ao tomares remédios sem necessidade, podes me sobrecarregar e intoxicar!
Todos os medicamentos são produtos químicos e quando tu os combina sem a aprovação de um médico, podes criar algo venenoso e prejudicar-me seriamente.
E sabes? eu não me queixo. Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo!

Outra coisa importante - cuida da tua alimentação!
Não abuses dos alimentos gordurosos!
Eles podem me deixar coberto de gordura e se isso acontecer, desequilibrarei vários sistemas do teu corpo!
Alimenta-te com uma dieta balanceada.
Sou vulnerável aos diversos vírus da hepatite, os quais vivem no sangue, na saliva, nas fezes e no sêmem humano.
Quase sempre sou capaz de destruir esses vírus, mas às vezes eles são mais fortes que eu e me infectam, causando-me muito dano.
Os vírus da hepatite C, são transmitidos pela transfusão de sangue e hemodiálise, pelo uso de drogas intravenosas, material cortante ou perfurante de uso coletivo, sem esterilização adequada: procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens, piercing, manicure, etc.
Já o vírus da hepatite A, é transmitido através da água e dos alimentos, enquanto o da hepatite B, através dos contatos íntimos, da mãe infectada para o recém nascido e pelo uso do sangue infectado. Então observa a procedência do sangue que acaso precises receber, dos alimentos e da água que ingeres e toma cuidado com a higiene ao toalete. Usa preservativos com novos parceiros, exige que os instrumentos que perfurem tua pele ou boca sejam esterelizados.

Segundo a Tradicional Medicina Chinesa, sou um órgão regido pela energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente.
Sou eu quem controla teu sistema nervoso e exerço uma atividade importante sobre teus pensamentos.
Quando estou desequilibrado, não consegues te concentrar e nem ter clareza mental. Também te enervas facilmente, ficas instigado às brigas, predisposto à dores de cabeça, na nuca e região lombar...
Ainda segundo a milenar Medicina Chinesa, sou a morada das HUN, seres espirituais que zelam por tua saúde.
E elas não gostam, absolutamente, da raiva e suas toxinas venenosas!
Quando te tornas irado, sou agredido pelas toxinas do estresse. Se isso ocorre com frequência, as HUN me abandonam e fogem do teu corpo... Então, torno-me endurecido e o teu humor cada vez pior.

Na antiguidade, Hipócrates classificou os principais temperamentos humanos de acordo com os humores predominantes. Ele denominou temperamento bilioso - que significa cheio de bilis e de raiva, irritável - aquele dominado por minha atuação negativa ...
As toxinas da raiva são um veneno que não consigo metabolizar...E elas podem me destruir, tornando-me um sério candidato ao câncer...
Além disso, quando envenenado pela raiva, afetarei o teu coração, que tornar-se-á impaciente e rancoroso, incapaz de sentir amor, alegria e respeito.
E isso, facilmente, pode destruir teus relacionamentos...
A única forma de convencer as HUN a
voltarem ao teu corpo, é praticares atos de bondade para contigo mesmo e para com os outros.
Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância,conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!
Entendes agora que precisas buscar a Sabedoria do Viver, para poderes enfrentar os desafios do dia a dia, com inteligência, calma e serenidade?
Compreendes a importância de te apaziguares com todas as circunstâncias da tua vida e todos os seres à tua volta?
Como vês, tua vida, saúde e felicidade, dependem de que cuides muito bem de mim e de ti!
Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Pra que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar. Permita-te o lazer e o prazer. Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado !
Busca o teu bem-estar através do contato com a natureza, da prática de exercícios físicos, do relaxamento e principalmente, da meditação, que te conecta com a Fonte da Vida!
Obrigada por teres lido e muita saúde.

E-mail do amigo Vitor Chuva.


Fernanda Ferreira

3 comentários:

Miguel Letra disse...

Adoro este tipo de posts informativos e bem elaborados.
Obrigado Ná

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada Amigo,

És espectacular... /(^o^)\

Jocas

J.Ferreira disse...

Muito bem mesmo, parabéns.

Beijo,
J.Ferreira