14/04/2009

Mensagem Budista


Evite cometer injustiças com interpretações precipitadas e exclusivistas.
Dupla percepção
Você diz que é um sapo e eu juro que é um cavalo!

Lição:

Este desenho ensina-nos claramente que devemos sempre respeitar as outras opiniões.

É necessário esperar e ouvir atentamente os outros porque eles também têm o seu ponto de vista.

Respeitar a opinião dos outros é olhar para a mesma verdade e saber que esta poderá ser vista de forma bem diferente por cada um.

E assim, com toda certeza, deixar de cometer injustiça com as precipitações.

O charme do desenho e sua lição enigmática consiste no fato de que, "na história nada muda e mesmo assim, tudo é completamente diferente".

(Aldous Huxley)

"O que move uma pessoa não são os músculos, e sim a força do pensamento".

Recebido por e-mail.

Fernanda Ferreira

3 comentários:

Luis disse...

Amiga NÁ,
Tema para refletir maduramente. Eu próprio sou muitas vezes precipitado e por isso mesmo aprecio tudo quanto se diga a este respeito.
Aquele abraço...

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro Luís,

É mesmo um tema para profunda reflexão.
É preciso saber ouvir os outros e ter sempre presente que não há razões absolutas, o que nos apresenta como naturalmente óbvio pode não o ser...

Eu também sou um pouco como o Luís, mas não deixo de ouvir os outros e de deixá-los expor as suas razões, muitas vezes cheguei à conclusão de que estava errada.

Beijinho,

A. João Soares disse...

A verdade é, muitas vezes, subjectiva.
Um pai tinha quatro filhos e estava muito mal de saúde Em Dezembro mandou um filho ir a um certo local, longe de casa e fazer uma redacção pormenorizada daquilo que via de lá. Em Março deu igual ordem a outro filho e a outro repetiu isso em Junho e o quarto recebeu igual incumbência em Setembro.
Em Outubro, de posse das quatro redacções, reuniu os quatro filhos e mandou cada um ler a sua redacção, todas muito diferentes porque a Natureza tinha alterado o seu aspecto com o decorrer das estações do ano. Cada um ignorava a que local se referiam os irmãos.
O pai disse-lhes que estavam todos a falar da mesma paisagem e a dizer o que realmente viam. A verdade depende de muitos factores, desde o momento até ao ponto de vista. Nada é absoluto.
Um abraço
João Soares