13/04/2009

Vila D'Artes - Vila Nova de Cerveira


Este meu pequeno texto tem como razão fundamental, apenas e tão só, a de dar aos leitores uma ideia pálida do que vos espera se e quando visitarem Cerveira.
Vila Nova de Cerveira tem uma localização invejável, encontra-se a apenas cerca de oito kms de Espanha, dez de Caminha e a uma hora de distância do Porto, permitindo assim a qualquer visitante a oportunidade de visitar a própria vila bem como as vilas e cidades circundantes. Venham e passem pelo menos um fim-de-semana aqui, vão ver que voltarão.

Na vila propriamente dita, existe uma enorme variedade de lugares inesquecíveis de beleza singular a visitar. A primeira que saliento é o centro da vila em cujo coração se encontra a actual Pousada D.Diniz (antiga vila circundada pela muralha, com capela, antiga cadeia e pelourinho), todas as casas e edifícios foram mantidos na traça original, transformando a Pousada num monumento histórico.
A Igreja Matriz, o Solar dos Castros (onde funciona a Biblioteca Municipal e existem constantes exposições de Arte nas salas contíguas), o Aquamuseu com o seu lontrário assim como os diversos aquários, mostrando todas as diferentes espécies de peixe ainda abundantes no rio Minho, ainda não poluído, desde a sua nascente até à foz e ainda o Parque de lazer que o envolve.

São muitos os lugares a visitar, destaco apenas alguns, entre os quais a praia fluvial da Lenta, o Inatel, o Convento de Sampaio com os seus jardins frondosos, uma capela singular e o seu museu permanente o qual expõem obras do pintor/escultor José Rodrigues bem como de outros tantos famosos artistas. Lá bem no topo da montanha mais alta, o Cervo (símbolo da Vila) assim como a Sra. da Encarnação cujas vistas são esplendorosas e abrangem todas as vilas portuguesas bem como galegas e ainda a Foz do Minho.

A vila dispõe de uma Pousada da Juventude fabulosa, recentemente restaurada, aproveitando a antiga Escola Primária da Vila. O já referido Inatel, muitíssimo bem equipado e construído de raiz numa zona belíssima, ainda de várias pensões e ainda, já há alguns anos, de um hotel de quatro estrelas o qual dista apenas quatro kms da vila a caminho de Valença.



O Rio Minho providencia para além das muitas prainhas fluviais, de desportos aquáticos bem como cruzeiros de barco. O rio reflecte não só a exuberância da sua esplendorosa vegetação, em diferentes tons de verde, mas também raras imagens de espécies migratórias de aves .
São muitas as ilhas que existem no Minho, sobretudo nesta zona, a maior é a Ilha da Boega que dá nome á Estalagem da Boega em Gondarém a simplesmente dois kms de distância da Vila de Cerveira.

Para concluir este resumo sobre a Vila das Artes, terei que falar da sua Bienal de Arte, mundialmente famosa pela quantidade de obras e autores que expõem e pelo ambiente de festa que se vive durante os meses em que decorre, com início em meados de Agosto, a qual traz à Vila uma animação constante.

Fernanda Ferreira

7 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Ná
E assim se faz a divulgação das belezas de Portugal, que bem merecem.
Obrigada por esta partilha de informação sobre as terras raianas do Minho. Já agora não fique pela sua terra. Mostre-nos também Caminha, Valença, Monção e Melgaço
Um abraço
João Soares

Vitor Chuva disse...

Olá Fernanda!

Parabéns pela descrição entusiasmada que fazes da bela terra que adoptaste como tua e onde, vivamente, deixas transparecer o amor que por ela sentes.

Vitor

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

Pode ficar descansado que farei o que me sugere.
Estou a pensar dar uma volta pelos restaurantes e falar-vos sobre a gastronomia típica Minhota.
Claro que não esquecerei os vinhos regionais.

Beijinho,

Luis disse...

Amiga NÁ,
Bem dizemos nós: continue,continue! Descrição bem conseguida na continuação da outra anteriormente efectuada. Estou de acordo com a sua bela ideia de fazer um pequeno resumo da gastronomia minhota que é muito rica.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Vitor,

Bem vindo!!! tu bem podias fazer-nos mais visitas.
Fico muito feliz que tenhas gostado.

Obrigada
Beijão

Fernanda Ferreira - Ná disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro Amigo Luís,

Pode ficar sossegado que assim farei.
Brevemente passarei também à gastronomia Minhota.

Beijinho,
Fernanda