25/04/2009

Liberdade

Liberdade

Viemos com o peso do passado e da semente
esperar tantos anos torna tudo mais urgente
e a sede de uma espera só se ataca na torrente
e a sede de uma espera só se ataca na torrente

Vivemos tantos anos a falar pela calada
só se pode querer tudo quanto não se teve nada
só se quer a vida cheia quem teve vida parada
só se quer a vida cheia quem teve vida parada

Só há liberdade a sério quando houver
a paz o pão
habitação
saúde educação
só há liberdade a sério quando houver
liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir.


Sérgio Godinho
Canções de Sérgio Godinho
Assírio e Alvim


Fernanda Ferreira

5 comentários:

Adelaide disse...

Querida Ná,

O poema que nos apresentas é muito belo. A liberdade é urgente, isso é, para todos os seres vivos. A imagem que nos mostras é a prova de até as belas plantas se não tiverem caminho, espaço, liberdade, como poderão crescer?

Obrigada pelos belos e tão variados posts que nos dás para nosso gozo, alegria e até cultura.
Muito se aprende com leituras tão variadas.

PARABÉNS

Milai

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Milai,

És um amor... my role model...
Só eu sei as alegrias que me dás, mas a maior de todas é ter-te conhecido e ter a tua amizade.

OBRIGADA,
Muitos beijinhos,

Adelaide disse...

Querida Ná,

Não tarda muito para ficar convencida que sou o que tu achas que sou. Acedita que não sou. Tenho defeitos, muitos defeitos. Não tenho a tua energia. Tenho, isso sim, uma enorme preguiça que me inibe de fazer muito mais do que aquilo que faço e que é tão pouco.


Milai

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga,

Agora estou tentada a chamar-te aquilo que o Amigo Luís já te chamou... sabes??? .........com todos os dentes!!! Pois...
Eu quando vou ao teu Blog é aos quatro e cinco posts por dia.

Se te mimo, se te estimo, se te admiro...é porque tu és mesmo um AMOR e sobretudo um exemplo, não só para mim mas para todos nós.

Beijinhos

J.Ferreira disse...

Bem, adoramos Sérgio Godinho, entre outros, quantos concertos já vimos dele.
Este tema Liberdade tem um poema fabuloso," Só há liberdade a sério quando houver
a paz o pão
habitação
saúde educação
só há liberdade a sério quando houver
liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir."

Parabéns.
Beijo,
J.Ferreira