15/04/2009

Ainda sobre animais - Testes

Todos os anos, milhares de novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal são lançados no mercado. Potencialmente, muitos deles foram testados em animais em vários estágios do seu desenvolvimento. Antes de aparecerem nas estantes do supermercado, esses produtos passam por um longo e complexo processo de experiência que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à acção de gases em testes ultrapassados e desnecessários.
Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança dos produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos. O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de acção judicial movida por um consumidor.

Produtos comprovadamente tóxicos que foram testados em animais são regularmente introduzidos no mercado. Não importa a quantidade de testes aplicados em animais; isso não altera o fato de que muitos desses produtos são danosos se ingeridos ou se utilizados inadequadamente.
Além disso, muitos desses produtos não fornecem informações sobre os tratamentos efectivos em casos de danos de saúde. Eles limitam -se a indicar a toxidade e é só.

Em 1998, a Inglaterra decretou a proibição de testes em animais no processo de fabricação de cosméticos. É um importante passo no caminho da libertação daqueles que nada fizeram para merecer tamanha crueldade.

Teste de Draize

É utilizado para medir a acção nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. São observadas as reacções causadas à pele e aos olhos de animais.
O teste Draize para a irritação da pele consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva).
Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize porque são baratos e fáceis de manusear. Seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados.

No entanto, os olhos de coelho são um modelo pobre para os olhos humanos:

• A espessura, estrutura de tecido e bioquímica das córneas do coelho e do humano são diferentes;
• Coelhos têm dutos lacrimais mínimos (quase não produzem lágrimas);
• Resultados de testes são sujeitos às interpretações ambíguas; o que aparenta ser um dano grave para um técnico pode parecer brando para um outro.

Abreviatura do termo em inglês Lethal Dose 50 Percent (dose letal de 50%). É o teste para detectar qual quantidade da substância que matará a metade do grupo de animais, num tempo pré-determinado, se ingerida ou inalada forçadamente ou, então, exposta de alguma maneira. Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes.
Cada teste LD-50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. Durante o período de teste, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarreia, supuração e sangramento nos olhos e na boca. No fim do teste, os animais que sobrevivem são sacrificados.
Esse teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie de animal utilizado.

Existem várias alternativas para o experimento animal:

• Simulações por computador
• Utilização de culturas de células (in vitro) para estudos de toxicidade e irritação
• Utilização de olhos humanos dos bancos de olhos ou das membranas de ovos de galinha
• Utilização de tecido humano: o laboratório Pharmagene, na Inglaterra, vem desenvolvendo a técnica de stock de tecidos humanos retirados durante a biopsia ou algum tipo de tratamento de pacientes hospitalizados
• Voluntários humanos
anabras00@hotmail.com
Fernanda Ferreira

7 comentários:

Luis disse...

Amiga NÁ,
Havendo alternativas que as há não se justifica de maneira alguma os testes nos animais. É uma crueldade abusiva e desnecessária.
Sensibilizem-se as pessoas para mais este caso de selvajaria dos que se dizem humanos.
Um abraço,

A. João Soares disse...

Cara Ná,

Pobres animais que têm de suportar esses caprichos do homem.
E quantas pessoas se prestam a testes semelhantes para receberem uns escassos euros que lhes permitam sobreviver!
Os conceitos de direitos humanos e de direitos dos animais são demasiado flexíveis para suportar os interesses do grande capital, ou porque não há coragem para enfrentar os infractores com a firmeza que merecem.
A propósito de direitos humanos, ainda há pouco conversava sobre a pirataria nas águas da Somália. Os piratas fazem o que lhes apetece mas as forças navais que por ali pairam receiam causar-lhes uma beliscadura para não ofenderem os direitos humanos!!! Mas só um dos lados pensa em direitos dos outros!
Não parece justo.
Abraço
João Soares

Miguel Letra disse...

Acreditem que fiquei bastante horrorizado com este post. Por vezes tenho vergonha de pertencer á Humanidade".

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caros amigos,

Eu tive o cuidado de ir buscar a imagem menos chocante, o texto é bastante elucidativo, contudo peço-vos que vejam as causas às quais aderi no meu Facebook - http://www.facebook.com/profile.php?id=1668435059&ref=name - See all of Your Causes.

É realmente caso para termos vergonha...e muita mesmo.

Beijo,

Anónimo disse...

Manda um cara desses testa na mãe dele pra ver se surti algum efeito.

Anónimo disse...

Methodologies for Unlock Iphone 4 r Anybody who keeps an apple iphone would need to can be explained for your requirements and so they must have unlock iPhone 4 grms advice, generally connected with extraordinary software packages which is all at once protected.All the same, it's really frustrating every single child open one's i really cellphone if you refuse to find very good different apple iphone4 taking out the shut for request.Web site regarding postings all around you, even so, with no specific comprehending that are available, absolutely stuck, as a result numerous options a lot of large revenue involving nothing.
[url=http://simunlockiphone4155.tumblr.com/]how to factory unlock iphone 4[/url]
[url=http://haguadelu508.posterous.com]how to unlock iphone 3gs step by step[/url]
[url=http://prestunuta172.posterous.com/unlock-iphone-4]software to unlock iphone[/url]

Anónimo disse...

What's up to every one, for the reason that I am in fact keen of reading this web site's post to be updated regularly.
It contains fastidious material.
Look into my page ... unlock iphone 4 6.0.1