16/04/2009

DEBULHO DE SÁVEL


Com a chegada da Primavera, dá-se a aparição do SÁVEL.
Desde tempos remotos que o sável se pesca nas águas do Rio Minho.
Em Cerveira os pescadores pescavam sável e as mulheres encarregavam-se de o vender, indo muitas das vezes de porta em porta vendê-lo às postas. Como na maioria das vezes os compradores só queriam as postas maiores, elas ficavam com as partes mais fracas do sável que eram a cabeça, o rabo, as ovas e as postas pequenas. E assim surgiu o saboroso Debulho de Sável.

Debulho:Preparação

O sável deve ser bem escamado e limpo. Em seguida, corta-se a cabeça e o deguladouro (posta junta à cabeça). Tiram-se as ovas e aproveita-se todo o sangue possível que irá servir para a calda com a ajuda de vinho verde tinto e um bocadinho de vinagre.
Cortam-se também, o rabo e as postas mais pequenas. Há quem utilize o fígado, neste caso não se deve esquecer de tirar o fel.
Num recipiente, tempera-se com sal, salsa, louro, pimenta, e cobre-se com vinho verde tinto. Deixa-se marinar durante umas horas. As postas cortadas são colocadas dentro de um pouco de água para soltar o sangue. São depois escorridas e a água coada para que não vá com nenhuma espinha ou escama. Reserva-se para ser utilizada no arroz.
Num tacho, pica-se uma cebola grande e deita-se um pouco de azeite, vai ao lume e logo que a cebola esteja estalada, deita-se o debulho e a respectiva calda.
Cozido o peixe, retira-se para um recipiente ao lado ao qual se retiram todas as espinhas (tarefa árdua, mas essencial). À calda inicial, junta-se a água necessária para cozer o arroz. Assim que o arroz esteja cozido, junta-se o debulho e rectificam-se os temperos.
Deixa-se repousar uns minutos e serve-se o arroz a fugir pelo prato (chamado arroz malandro). Acompanha-se com o sável frito.

Sável Frito

As postas do sável devem ser cortadas finas, lavadas e sangradas (da maneira que foi explicada anteriormente, aproveitando a água para o arroz). Temperam-se com sal e fritam-se em óleo ou azeite (ou mistura), não muito porque o peixe é muito gordo (convém secá-las primeiro em papel de cozinha).

Acompanhar, é claro, com um bom vinho!

E fazer uma caminhada depois, para ajudar a digestão!

Sobremesa obrigatória para depois deste lauto repasto é a dos Biscoitos de Milho
Receita:

100 grs de farinha de milho, 250 grs de farinha de trigo; 1000 grs de açúcar; 250 gr de manteiga; 8 ovos inteiros; 1 colher de sopa, bem cheia de canela; 1 colher de chá de fermento; Limão q.b.). Misturam-se as farinhas, o açúcar, canela, limão e fermento. Derrete-se a manteiga, que se junta, bem como os ovos, depois de bem batidos. Amassa-se tudo muito bem com as mãos. Após a massa repousar cerca de meia hora, passa-se pela máquina própria e vão ao forno em tabuleiro untado com manteiga.

Bom Apetite!
Fernanda Ferreira

12 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Ainda bem que começou a apresentar as receitas minhotas pois todas elas são de chorar por mais!
Continue, continue! Cá estaremos para as provar!

Miguel Letra disse...

Minha Nossa Senhora de Cerveira (se não existe passa a existir) Que receitas de "comer e chorar por mais"!
Que saudades da minha rica e nobre gastronomia portuguesa.
Obrigado Ná

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigos,

Só parei agora de rir, mas tenho um sorriso de orelha a orelha.

Preparem-se para mais...gastronia Minhota, riquíssima sem dúvida.

Beijinhos,

Anónimo disse...

Olá
Sabes fazer papas de sarrabulho?
Ensinas-me?
Essa cena aí do sável é uma boa m...a. Papas é que é bom.
se souberes põe aqui a receita, por favor, que passo por cá a apanhã-la
Um abraço da Maria Albertina

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Cara Amiga Maria Albertina,

Tem todo o direito de não gostar...
O meu marido prefere lampreia e eu não gosto, como...mas não gosto.

Esteja descansada, que papas de sarabulho estão na minha lista, e eu também adoro...portanto prepare-se para as papas, talvez amanhã, pode ser???

Beijinho para si,
Fernanda

Adelaide disse...

Amigas,

Sarrabulho, só em Ponte do Lima. Terra esta que me trás muitas saudades.

Essa da Albertina falar em m....a é que não conheço. Será que ela gosta? Deve ser uma receita da terra dela.

Bom Domingo
Mara

Adelaide disse...

Querida Ná,

Adoro lampreia acompanhada de arroz branco. Este ano não comi, ninguém me convidou. Só por convite, claro!

Parabéns ao teu marido por gostar como eu.

Beijinhos
Mara

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Milai,

Eu também gosto muito de Ponte de Lima e do Sarrabulho que lá se come...mas também sei fazer, sou muito prendada.

Sabes que se come um muito bom também aqui em Gondarém, na Casa da Anta, havemos de ir lá.

Como disse, o meu marido é louco por lampreia, eu também vou comendo...mas prefiro um Debulho de Sável, com o respectivo frito, é DIVINAL!!!

Agora há gente que não gosta...então???!!! está no seu direito...
Pena foi que tivesse a língua suja.

Bom Domingo para ti também.
Beijinhos

A. João Soares disse...

Caros colaboradores, deste espaço.
Quando nos vossos posts aparecer um comentário em termos menos correctos cada um pode, no seu post, eliminar, fazendo clique no caixote de lixo que está no fundo do post e depois confirmar.
O blog está com a moderação de comentários activada, mas o administrador nem sempre detecta coisas deste género, porque até pode ser pessoa amiga do autor.
Concluindo: Usem a liberdade de eliminar os comentários que sejam inconvenientes e tenham passado o crivo da moderação.
Abraços e b.f.d.s.
A. João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

Obrigada mesmo...
Eu sei o que acabou de nos informar...mas não somos nós capazes de dar de nós mais do que de nós se espera???

Dar...só pelo prazer de dar...somos!!! a prova está aí...

Bem haja.

Abraço

A. João Soares disse...

Amiga Ná,
Estou muito contente por ver a sua assinatura.
Pode usar este nome ou o completo.
Tenho no word um ficheiro com códigos e, quando não me distraio, uso o que na altura mais interessa. Confesso que não dá muito resultado, mas é uma singularidade que leva um toque pessoal, e é mais difícil de falsificar, o que por vezes acontece. Há um bloguista que já usou a minha password para colocar um comentário em meu nome e que me era difícil provar que era falso. Agora, além deste pormenor da assinatura, tenho uma password, com 12 caracteres, letras e algarismos. E altero-a com frequência.
Um abraço e b.f.d.s.
João

J.Ferreira disse...

Como dizes, prefiro uma lampreia ao sável, sem dúvida.
No entanto comemos o dito arroz de Debulho e o Sável frito esta semana, e estava uma delícia.

A gastronomia Portuguesa é maravilhosa, a Minhota é divinal.

Beijo,
J.Ferreira