27/03/2009

PANORAMA - MELGAÇO


Para comemorar um aniversário, o meu marido surpreendeu-me com um jantar num restaurante, o qual se tornou imediatamente o meu favorito “O Panorama” em Melgaço. O seu nome resulta das excelentes vistas sobre a paisagem minhota e galega. Apresentando uma fachada absolutamente trivial… e mesmo a sua situação (no mercado municipal), pode levar a crer que se trata de um restaurantezito vulgar…mas não se deixem enganar pelas aparências, a simplicidade aliada a um ambiente extremamente acolhedor é o que vos espera no interior e não só, pelo contrário.

Em condições normais, só se aceitam clientes com reserva prévia; raramente encontrará um lugar disponível caso contrário, ou então correm o risco de esperar horas, o que eu pessoalmente simplesmente não faço.
Não se preocupem que eu vou deixar-vos o link do mesmo, para os possíveis contactos, ou então só para confirmarem a veracidade do que vos conto.
Isto para quem ainda não conhece, claro!!!

Todos os pratos aqui são divinais; a frescura dos alimentos aliada à sua confecção, a diversidade dos pratos tipicamente regionais, a variedade de oferta e ainda a abundância são absolutamente atributos únicos deste restaurante. Dificilmente se chega ao final da refeição, eu nunca consegui e não sendo eu gorda, considero-me um bom garfo.

A ementa como já referi é abrangente a todos os gostos, e a garrafeira é sem dúvidas das melhores de Portugal.
Os pratos principais podem ir do bacalhau, robalo, salmão, lampreia, sável (o debulho de sável aqui é do outro mundo), até ao naco de vitela, ao “Chuletão” termo galego muito usado aqui na região, que não é mais nem menos do que uma costeletona de vitela, o arroz de Cabilela, os Rojões e o respectivo Sarrabulho, um sem fim de pratos que me seria impossível enumerar aqui.
Seja qual for a sua escolha (aqui não há pão com manteiga para ninguém), começa sim uma verdadeira procissão de variadíssimos pratinhos que nos surpreendem sempre e que variam também conforme a época do ano. Petinga e/ou Jaquinsinhos, arroz malandrinho de feijão, eu sei lá… tudo o que lhe vier à cabeça não chega, será sempre surpreendido. O que eu pessoalmente acho admirável são as travessas recheadas com presunto, chouriço cru e assado, crepes recheados com autenticas iguarias, variadíssimos legumes envoltos num polme e fritos (tipo peixinhos da horta), tomates e pimentos recheados, tudo irresistivelmente apresentado. Escusado será dizer que quando finalmente o prato que escolheu finalmente chega, dificilmente há estômago para mais.

Depois vêm as sobremesas … mesmo que escolha só uma peça de fruta, é sempre colocado na mesa um queijo "Queijo Serra da Estrela”, previamente pesado a fim de se saber que quantidade foi consumida e alguns tipos de geleias e compotas, bem como licores, tudo caseiro.

O proprietário, o Sr. Lindo, um cavalheiro gordinho e muito afável, excepto se alguém se lembrar de pedir uma coca-cola ou algo do género para acompanhar as suas deliciosas refeições (aí ele escama-se e diz ‘mais vale beber água’ e com toda a razão) sempre chega à mesa do cliente para perguntar se estão satisfeitos e por vezes, ainda oferece uma prova adicional de algo que ele ache que completa o lauto repasto.

É com todo este entusiasmo que recomendo o Panorama a todos que visitem Melgaço, especialmente aos que apreciam e sabem valorizar o que é realmente comer bem. A maior vantagem é que, não sendo propriamente um restaurante barato, os preços são compatíveis com a qualidade, o serviço, e acima de tudo com a simpatia do pessoal e do patrão/chefe de cozinha e de mesa.

Publicidade à parte… trata-se de divulgar o que há de bom no nosso País.
Bom apetite!!! href="http://www.restaurantepanorama.eu/">http://www.restaurantepanorama.eu/

Fernanda Ferreira

9 comentários:

Zé do Cão disse...

quem não se sente jovem a recordar os bons momentos passado no Minho, Melgaço e Castro Laboreiro.
Como se come, como se bebe...
Ser velhos? Vocês são tótós, ali estamos sempre jovens.
abraços deste jovem...

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Viva amigo Zé,

Folgo em saber que conhece bem esta zona linda do País, onde efectivamente nos conservamos sempre jovens.
Deve ser como diz, e muito bem, do que se come e do que se bebe...

Que tal o cabritinho de Castro Laboreiro, ou do Soajo???
Maravilha, ah!!!!

Obrigada,
Bom fim de semana
Fernanda Ferreira

Unknown disse...

Querida amiga Fernanda,
grata pela partilha, é sempre bom estarmos bem informados.

Beijinhos,
Ana Martins

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá cara amiga Ana,

Sendo Minhota, como só hoje percebi visitando o seu Blog, custa-me a acreditar que não conheça... mas esteja descansada que ainda há mais; o Camelo, o Pedra Alta, tantos que merecem referência, mas ainda sou novamente acusada de estar a fazer publicidade pelo nosso amigo João Soares e o mais grave é que podemos correr o risco de sermos convidados para uma jantarada e podia ser uma maçada...Ah!Ah!Ah!

Beijinho
Fernanda Ferreira

Anónimo disse...

Hmm que Saudades..
Embora so tenha estado uma vez neste Restaurante as lembranças que tenho são exelentes, adorava la voltar brevemente!!
Acima de Tudo faz falta mencionar que a parte da deliciosa refeição a companhia era a melhor que se poderia ter!!
Cumprimentos e muitas Saudades..
Pedro F.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá anónimo chamado Pedro F. (Ferreira), eu bem que desconfiei... agora que vi a foto nos "followers" e depois da nossa conversa de há um bocadinho atrás, tenho a certeza...

O meu filho...é o meu filho... que como me disse hoje, não me queria embaraçar pelo fraco Português que agora fala e escreve.
Eu também gostava que lesses mais e que nunca perdesses o contacto com a nossa língua mãe, mas tu nunca me envergonharias, nunca...

Estás há quase tantos anos na Suíça como quando daqui partiste, a tua segunda língua mãe,o alemão, está a tomar o domínio.
Apesar de ser natural, não descuides o teu Português, mas escreve sempre, sempre mesmo e nunca mais te escondas atrás da capa do anónimo. Amo-te.

Claro que só podias adorar o Panorama, bem como a Adega do Sossego e mais... mas não posso dizer mais nada, senão arrisco-me a levar um puxão de orelhas...
Beijão da mãe orgulhosa por ter um filho tão extraordinário.
Bom domingo!

Anónimo disse...

Olá Fernanda,
Estou a ver que esta senhora, além de "Expert em Vinho" é também uma apreciadora de bons repastos.
Sim, sim...terminar com o sabor de um queijo da serra contrastando com a compota caseira e molhando a boca um com licorzinho também caseiro...hummmmm é divinal.
Geralmente antes de regressar à minha linda terra, passo pelo Solar do Alvarinho para oferecer um merecido repouso ao estomago cheio de "bocadinhos de tudo"...
Bem haja.
Assis

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Anabela,

Tu não me digas que ainda não conheces??? Só podes estar a brincar comigo, claro que conheces!!!

Não me considero uma Expert, sei empiricamente muita coisa sim, especialmente sobre o Vinho, a gastronomia está intimamente ligada.
Depois cá em casa todos gostamos de cozinhar, mas tu sabes que somos elegantes... só abusamos de vez em quando, mas pronto, é normal.

Conheço muito bem o Solar do Alvarinho e já levei o "meu grupo de Ingleses" à Provin- Barbeita - Monção, onde o amigo Engº. Domingues nos fez uma visita especialíssima à Quinta e à Adega com explicações técnicas detalhadas e no final as habituais provas do divinal Alvarinho.
Tens de provar o espumante deles de Alvarinho. Sim, leste bem...

Obrigada amiga,
Beijoca
Fernanda (NÁ)

Anónimo disse...

Bem meus amigos,
já lá vão uns aninhos (+- 11, 12 anos)quando 4 malucos partiram do Porto, por volta das 10h30 e chegaram a Melgaço para "almoçar". O restaurante, conhecido de um dos elementos do grupo, dava pelo nome de "Panorama". Bem, foi umalmoço que nunca mais havemos de esquecer. As iguarias apresentada, quer nas entradas, prato principal ou sobremesas, eram simplesmente divinais. Os vinhos, só, fenomenais. É certo que a conta no fim pode, de inicio causar alguma surpresa, mas, quando partimos para a inevitável comparação, não é nada de mais. Saímos com a ideia (e isto de 4 "artistas" habituados a correr todos os dias, pelo menos ao almoço, os diversos restaurantes de Portugal e Ilhas!!, alguns deles há mais de 20 anos)de que este restaurante é, sem qualquer duvida, um dos melhores, se não o melhor deste país. O ano passado (2009) voltei a Melgaço para "voltar" a encontrar uma nova maravilha que dá pelo nome de Branda de Santo António. Visitem e vejam com os vossos olhos...