30/03/2009

Dá-me três grãos de milho, Mãe...

█▓█▓█ Help Stop Hunger █▓█▓█▓======[ Free Donation Clicks! ]=========http://children.care2.com - Feed Children!http://www.bhook.com/ - Feed People!


Dá-me três grãos de milho, Mãe, apenas três grãos de milho;
manterão a pouca vida que tenho até a chegada do amanhecer.
Estou a morrer de fome e frio, Mãe, a morrer de fome e frio e metade da agonia de tal morte os meus lábios nunca ta dirão…

Ela tem-me atormentado como um lobo, Mãe, um lobo feroz que procura sangue; todo o dia e toda a noite, uivando por falta de alimento. Sonhei com pão no meu sono, Mãe, e a visão foi como um céu; mas despertei com um ansioso tremor nos lábios famintos e não havia pão para mim, Mãe.

Como posso olhar eu para ti, Mãe, como posso eu olhar para ti, sem pão para dares ao teu filho faminto, quando tu própria estás cheia de fome também?
Eu sinto a tua fome na tua bochecha e nos teus olhos tão selvagens… E sinto-a na tua mão óssea quando me toca com carinho e a deixa cair sobre o corpo do seu filho.

A Rainha tem terras e ouro, Mãe, a Rainha tem terras e ouro;
Enquanto tu és forçada a dar o teu peito vazio a um bebé esquelético, um bebé que está a morrer de necessidade, como eu estou a morrer agora, com pavor no olhar e em teus olhos me afundado…

O que têm feito pelos pobres, Mãe, o que têm feito pelos pobres,
os famintos no Mundo, todos os homens ricos e poderosos?
O mundo olha e não vê, será que ninguém quer ver???
Será que ninguém se importa, Mãe? se morremos ou vivemos?

No outro lado do Mundo há muitos que se rolam em ouro;
existem lá homens ricos e orgulhosos, Mãe, com maravilhosas riquezas
e o pão que dão aos seus cães chegaria para me dar vida a mim e a ti, Mãe.

Chega-te para mais perto de mim, Mãe, aconchegue-me mais,
abraça-me com o mesmo carinho com que abraçaste o meu Pai quando morreu.
Rápido! Por que já não posso ver-te, Mãe, já quase não respiro.
Mãe, querida Mãe, aqui eu morro, dá-me três grãos de milho.

Text supplied by Peter Kenny of Malden, MA
TN
oct97
Thanks to Mudcat for the Digital Tradition!

Fernanda Ferreira

9 comentários:

Luís disse...

A FOME E O CAPITAL
Texto do Neto, director de criação e sócio da Bullet, sobre a crise mundial.
"Vou fazer um slideshow para você.
Está preparado?
É comum, você já viu essas imagens antes.
Quem sabe até já se acostumou com elas.
Começa com aquelas crianças famintas da África.
Aquelas com os ossos visíveis por baixo da pele.
Aquelas com moscas nos olhos.
Os slides se sucedem.
Êxodos de populações inteiras.
Gente faminta.
Gente pobre.
Gente sem futuro.
Durante décadas, vimos essas imagens.
No Discovery Channel, na National Geographic, nos concursos de foto.
Algumas viraram até objetos de arte, em livros de fotógrafos renomados.
São imagens de miséria que comovem.
São imagens que criam plataformas de governo.
Criam ONGs.
Criam entidades.
Criam movimentos sociais.
A miséria pelo mundo, seja em Uganda ou no Ceará, na Índia ou em Bogotá sensibiliza.
Ano após ano, discutiu-se o que fazer.
Anos de pressão para sensibilizar uma infinidade de líderes que se sucederam nas nações mais poderosas do planeta.
Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo.
Resolver, capicce?
Extinguir.
Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta.
Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo.
Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.
Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ONG, lobby ou pressão que resolvesse.
Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia. Bancos e investidores.
Como uma pessoa comentou, é uma pena que esse texto só esteja em blogs e não na mídia de massa, essa mesma que sabe muito bem dar tapa e apagar."
Faço minhas estas palavras que bem demonstram quanto a sociedade actual está alheia aos BONS PRINCIPIOS HUMANISTICOS que deviam nortear as nossa vivências!
lsoaresdacunha@gmail.com

Luis disse...

Amiga,
Depois de ler este texto e recordando outro lido pouco tempo antes sobre os valores astronómicos dados pelos diversos governos às empresas e entidades bancárias responsáveis por esta crise que em muito agrava a FOME já existente fico perplexo e enraivecido por se não fazer a distribuição desses dinheiros pelas populações deste mundo que, segundo esse artigo, acabaria com a miséria reinante... Haveria ricos menos ricos e pobres que deixariam de ter esse anátema! SERIA UM MUNDO MAIS HUMANISTA OLHANDO O HOMEM PELO SEU "SER" E NÃO PELO SEU "TER"!
Desculpe-me não ter feito este comentário logo no Blogue mas são os defeitos dos principiantes...
Cumprimentos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luis,

Fico muito comovida com os seus comentários que se sentem vir do coração.

Sabe que estive hoje tentada a fazer um delete deste post??? Ninguém o comentou, nem mesmo os meus colegas deste Blogue o que muito me entristeceu.
Por isso quando recebi o seu e-mail lhe pedi que o fizesse publicamente.

Obrigada, afinal há mais alguém que pensa como eu, que vê as necessidades mais prementes e que também vê as mais que possíveis saídas para este flagelo que nos devia envergonhar a TODOS.

Um abraço caloroso e um grande bem-haja,

Fernanda

Luis disse...

Caríssima Fernanda,
Fiquei muito sensibilizado com as suas sentidas e amáveis palavras. Eu próprio, não me envergonho de dizer que os meus olhos também ficaram "rasos de água" pois quando o coração fala ou lê é isso que acontece. Infelizmente a sociedade está a perder qualidades.
Hoje em dia os bons exemplos vêm dos animais irracionais, como aquele cão que numa autoestrada com o perigo da sua própria vida saltou para a via e retirou um cão seu amigo, aí atropelado, para fora permitindo que depois este pudesse ser assistido clinicamente. Mas os humanos só vêm cifrões esquecendo a sua própria natureza! Nunca deixe de escrever sobre este tipo de assuntos mesmo que poucos a acompanhem pois sendo poucos ainda somos aqueles que sentem e procuram minimizar as agruras dos cada vez mais pobres e infelizes.Há sempre ALGUÉM que nos acompanha nesta nobre e bela missão! Continue! Não esmoreça!

A. João Soares disse...

Cara Fernanda e caro Luís,
Vale mais tarde do que nunca. Aqui estou a manifestar o meu aplauso por aqui trazer este texto e a minha repulsa por um mundo que permite esta fome ao lado de milionários com riquezas obtidas por meio de habilidades fraudulentas, corrupção, tráfico, e compadrios, esbanjam fortunas em ninharias, coisas vãs e só para ostentação.
O Do Miradouro tem vários postrs em que este problema é referido, não tanta crueza, mas mostrando em termos de salário mínimo nacional o fosso existente entre os mais ricos e os mais pobres. E os mais ricos não conseguem justificar a legalidade do enriquecimento rápido que obtiveram, como Dias Loureiro, Ferreira da Costa e tantos outros, todos ligados ao poder e por ele apoiados.
Há que denunciar os casos concretos que se vão conhecendo. Se outra coisa não se conseguir, ao menos que eles sintam que são olhados com asco e vontade de lhes escarrar no rosto.
Abraços solidários
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luis,

Mais uma vez obrigada.

Hoje graças a si, sinto-me mais feliz e menos impotente.
Se visitar o meu Blog http://fernandascorner.blogspot.com/, encontrará o mesmo texto na sua versão original, a qual eu tomei a liberdade de traduzir (livremente) e ainda terá acesso ao meu Facebook onde verá o numero de causas que abraço, talvez queira comigo abraçá-las também, não podemos fazer muito, mas algo sempre se faz.
Sinto-me mais forte pelo seu apoio, e não, não esmorecerei!!!

Abraço caloroso,
Fernanda

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo João Soares,

Verdade, mais vale tarde do que nunca.

Obrigada.

Um abraço,
Fernanda

Silenciosamente ouvindo... disse...

Obrigada Fernanda por ter colocado
este texto e esta foto.Obrigada por
me ter dado a posssibilidade de o
ler.Que bom seria que o mundo não
fosse assim, mas cada vez é mais assim.Se não fosse pela gravidade
do tema e ser BEM REAL diria que
está maravilhosamente bem escrito...e está...mas o que lhe deve ter custado escrevê-lo.Imagino
o sofrimento...se pelo menos
conseguirmos sensibilizar mais uma
pessoa que seja, para a consciência
destas realidades, já vale a pena,
sofrermos ao escrever textos
assim.O meu beijo e bem-haja.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Obrigada Fernanda por ter colocado
este texto e esta foto.Obrigada por
me ter dado a posssibilidade de o
ler.Que bom seria que o mundo não
fosse assim, mas cada vez é mais assim.Se não fosse pela gravidade
do tema e ser BEM REAL diria que
está maravilhosamente bem escrito...e está...mas o que lhe deve ter custado escrevê-lo.Imagino
o sofrimento...se pelo menos
conseguirmos sensibilizar mais uma
pessoa que seja, para a consciência
destas realidades, já vale a pena,
sofrermos ao escrever textos
assim.O meu beijo e bem-haja.