30/03/2009

Rio de Janeiro além da sua beleza

foto made by: Miguel Letra


Logo! ...aquilo que me vem á mente é que:
“O demônio ainda existe porque há gente que gosta de pecar!”
Uns pelo simples prazer do pecado, outros por consciente pacto com satanás, muitos outros por ignorância e outros tantos por serem eles mesmos demônios menores.


O Rio, cidade Maravilhosa, é um jogo de sorte e pecado. As mãos atadas de muitos, o medo das represálias pela acusação, a cobardia e a indiferença, suscitam a cobiça de outros tantos que á procura de vida fácil tentam a sua sorte de mão armada e com uma pitada de estupefaciente.
É repugnante ver gente a falar do crime e notar em suas mãos a marca do sangue.
Mauricinhos e Patricinhas, que vida boa é as festinhas privadas nas coberturas pagas pelos papás, dos vossos maravilhosos bairros, onde rola a cocaína e a maconha comprada no morro mais próximo e no infeliz que tem, certamente, os seus dias contados... mas ok, morreu, há mais quem venda! O importante é não ficar mal perante a turminha e não deixar de pagar o vício.
Benditas academias que do corpo cuidam, quantas beldades, quantos esforços, quanta necessidade de beleza e saúde, quilinho a menos, mais uma plástica, um bom arranjo nos dentinhos, tudo para enaltecer a beleza do maravilhoso carioca... lindo, lindo com só ele é! ...Certamente, corpos assim tão cuidados, de vez enquanto podem cometer uns pecadinhos contra a natureza... e um pecadinho aqui e outro ali e mais uns assim e outros assado, na semana seguinte... É carnaval e aí, ninguém leva a mal.
...que longo Carnaval!
Confesso que acho nojentos os cínicos infratores, nos seus devaneios de senhores escravagistas, protegerem-se, estupidamente, atrás do seu estatuto social, para se defenderem das suas faltas de educação, princípios e moral!
...hei... mas, alto lá, afinal os Portugueses já se foram embora há muito tempo, mas, não percebo quem são estes aqui que escravizam os mais pobres, pagando salários miseráveis como, por exemplo, a empregadas domésticas extremamente necessitadas e eles sabendo que as pobres coitadas têm que se sujeitar para poder dar de comer ao marido cachaceiro e ou á filha concebida pela ignorância?
Gente, são Brasileiros! Não são Portugueses, não são Franceses nem Ingleses nem americanos, são... Filhos da terra, compatriotas, nascidos e criados aqui, como diz o outro, “neste país brasileiro”!
Tristeza de gente medíocre! ...no Rio, no fundo existe uma luta por poder... Uns podem assim, outros podem assado! O importante é poder!
O triste é ver os mesmos, com falso fervor e nojenta devoção, baterem fortemente no peito nas missas de domingo, assumindo a culpa dos seus pequeninos pecados, comungando junto dos pobres favelados, partilhando a paz de cristo, mas na hora de levantar o rabo para sair... lá fora continua tudo na mesma
... O Rio de Janeiro de sempre.
Só me resta uma questão... no meio disto tudo, quantos mais cariocas de excelência, como, felizmente conheço alguns, irão continuar a existir nesta cidade linda e maravilhosa nos próximos anos?
...Vejam isto como um desabafo ...é aqui que vivo e isto é uma das vistas que "enchergo" da janela da minha vida.

3 comentários:

Daniel Costa disse...

Miguel Letra

Lá... No Cruzeiro do Sul, cá na Estrela do Norte, o Inferno... Está!...

Abraço,
Daniel

A. João Soares disse...

Caro Miguel,
Uma bela descrição de um fenómeno mais vulgar do que seria desejável, em muitas partes do mundo em que uns tantos vivem da miséria da grande maioria. Se as empresas dão lucro ele vai para os patrões, os accionistas, os gestores. Se dão prejuízo, os trabalhadores são despedidos ou ficam com salários em atraso, impunemente.
Um abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Miguel,

O prometido é devido, e aqui estou.

Bravo, quem sai aos seus......
Bem, impressionante, afinal a Mizita saiu por algum tempo mas deixou cá quem a represente e muito bem.
Parabéns.

Não conheço o Rio de Janeiro nem nenhuma outra cidade do Brasil, mas pelo que sei, e este seu desabafo é mais uma prova, não perco nada, aliás não gosto de grandes cidades.
Depois é isso mesmo, lá como cá, em maior ou menor escala a corrupção, a degradação dos valores, a miséria está lactente e evidente.

Triste não e??? bem pelo menos tem uma linda vista sobre a praia.

Abraço,
Fernanda