19/03/2009

Um 'post' diferente do habitual, se me é permitido

Quando aceitei, com muito prazer, participar neste blog, não obstante as minhas limitações, fi-lo de bom grado e SEM qualquer intenção que não fosse a de fazer o que os meus colegas, neste hobby, fazem: oferecer um bocadinho de si, sem aspiração a NADA para além de comunicar. Cada post traz, normalmente, uma mensagem, seja ela de amor, de revolta, de angústia, de doçura, de paz ou de alerta. Cada leitor tem TODO O DIREITO de tirar dele a conclusão que julgar mais justa. Comente, ou não comente, não importa. Se o fizer é bom porque dá-nos um pouco de si e do que pensa. Se o não fizer, o seu silêncio será interpretado como cada um o sentir. No meu caso, gosto do comentário sincero, sobretudo quando traz uma crítica, feita educadamente, claro, que possa conduzir-me a uma melhoria, seja porque não via pelo ângulo justo um determinado tema, seja porque possa, eventualmente, não estar a ser bem recebido o que escrevo.
Ora bem: aqui vai onde quero chegar com todo este discurso ...
Tenho vindo a notar, nos últimos dias, uma menor assiduidade de textos por parte dos meus colegas virtuais e gostaria de saber porquê.
Penso que o amigo João Soares não receberá mal a minha sinceridade ao dizer que este blog deverá continuar com o valor que sempre teve, quer pelo nível de quem escreve, quer pela variedade de temas que sempre apresentou. Não será justo que eu e o João Soares escrevamos tanto e os outros tão pouco, porque precisamos aqui de "colorido", de participação, de variedade e eu estou a sentir-me mal com o nosso isolamento. Refiro aqueles amigos que mais li:
A assiduidade de textos do amigo João Soares é, LOGICAMENTE, necessária e dele nada há a dizer porque tem-se mantido fiel a si mesmo e com muito mérito de exposição dos seus temas, que todos apreciamos. São temas mais vocacionados para a crítica social e para a política.
A minha amiga Mara traz-nos a sua doçura feminina, uma escolha de temas suaves os quais, depois de lermos ou escrevermos sôbre certas "desgraças", políticas ou não, deixa-nos uma sensação de paz espiritual muito agradável. E se a isto juntarmos os seus quadros, feitos por ela mesma, onde transpira esse seu lado muito feminino, melhor ainda. A página do blog sorri. Em relação a ela, por exemplo, dado que foi ela quem me falou deste blog e somos amigas há uns 30 anos, no dia em que ela deixasse de participar aqui, com a mesma frequência com que o fazia, eu deixaria, imediatamente, de colaborar, também, com a assiduidade com que estive a fazê-lo, até hoje.
A Ana Martins, com os seus lindos poemas, escreve para quem sabe e gosta de apreciar a poesia. Pela minha parte gosto muito de ler o que escreve porque, tal como ela, gosto de rimar a vida. Depois, dá ao blog esse seu lado poético, que todos apreciamos.
A Fernanda Ferreira seria um elemento magnífico, também, no enrequecimento deste blog. Revela grande capacidade intelectual, o que é muito importante para o blog e para todos nós. Esta é a conclusão a que cheguei depois de ler o que comentou e que foi muito pouco.
Peço que não interpretem mal o que acabo de escrever. Reconheço grande nível na educação e na capacidade intelectual de todos os elementos que referi, partipantes neste blog, ou mesmo comentadores. Consequentemente, o respeito que me merecem obriga-me a dizer o que sinto: Isolamento. Temporário? Espero que sim.
Maria Letra

5 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Como infelizmente só muito recentemente descobri este Blog, não posso avaliar com justeza as suas razões, contudo, vendo o numero de posts do ano transacto e os até agora já publicados, honestamente parece-me que o Blog está a andar a um excelente ritmo, isto para não falar da qualidade dos textos publicados.

Resta-me agora saber, ou melhor, a deduzir pelas suas palavras, constatar se há elementos que não estejam a colaborar como gostaria e por isso se sente isolada.

Muito obrigada pelas suas palavras, são muito lisonjeiras, espero não desfraldar as suas/vossas expectativas.
Como já percebeu, aceitei o convite do amigo João Soares e é com muita honra que vou tentar ajudar a encher este cantinho lindo, cheio de gente inteligente, competente e de coração grande com alguns textos meus.

Tentarei dar o meu melhor, isso e tudo o que posso prometer e conto com a ajuda de todos.

Não posso terminar sem deixar de referir que se não fosse a querida amiga Mara, que até hoje foi a única a visitar o meu Blog e a deixar um comentário verdadeiramente construtivo, não estaria agora inserida neste grupo maravilhoso.

Um abraço caloroso a todos,
Fernanda Ferreira

A. João Soares disse...

Cara Maria Letra,
Já me tinha desabafado essa sua sensação de isolamento mas temos de aceitar os outros com as suas velocidades e as suas travagens. Acontece-me muitas vezes postar muito num dia e passar um ou dois dias sem nada.
Agora passaremos a ter o espaço mais preenchido diariamente, com a colaboração da nova amiga Fernanda, a quem desejo que se sinta bem e exponha os seus trabalhos ou transcreva coisas que nos animem, mesmo que sinta que deve trazer um pouco de bom vinho do Porto! In vino veritas!
R»Fernanda, sinta-se bem nesta casa que é sua.
Abraços
João Soares

Unknown disse...

Cara amiga Maria Letra,
li com muita atenção o seu post, e penso não haver motivo algum para sentir isolamento, até porque como diz o João e muito bem, cada um tem o seu ritmo. Falando de mim sempre publiquei 1 vez por semana, no máximo 2. Como sabe tenho um blogue onde só eu participo, e mesmo assim deixo intervalos de 4 a 5 dias em cada post, até porque não tenho disponibilidade nem inspiração para escrever todos os dias. Quanto ao João, mantem a assiduidade que todos lhe conhecem. Em ralação à Mara, penso que sempre foi assim, tem alturas que publica mais e outras menos, a única coisa que me preocupa no seu afastamento, é não saber se está tudo bem. Por último, falando da Mariazita, se não estou em erro, sempre publicou 1 vez por semana, e à Terça-feira. Também ela já aqui explicou a sua ausência temporária, frizando no entanto estar atenta aos posts, e fazendo questão de lhe dar as boas vindas.

Por tudo isto, penso não haver motivo algum para se sentir assim.

Quero desde já dar as boas vindas à Fernanda Ferreira, enviando-lhe daqui um beijinho!

Beijinhos,
Ana Martins

Táxi Pluvioso disse...

Ó a crise chegou à produção de textos...

Maria Letr@ disse...

Não, caro Táxi Pluvioso, a crise não chegou ao blog, chegou, isso sim, à minha pessoa que, como nova colaboradora deste blog entrei em crise quando vi que os habituais colaboradores estavam silenciosos. Lamento que este meu "post" lhe tenha dado essa impressão. Culpa minha. Pode continuar a visitar-nos que será bem recebido, sempre com novos textos.
MAria Letra
Maria Letra