21/03/2009

HISTÓRIA...UMA PONTE QUE LIGA O PASSADO AO PRESENTE.


Li recentemente dois artigos contraditórios sobre um assunto que me é particularmente querido.
Felizmente, uma das teorias de um dos autores coincide totalmente com a minha, no entanto, gostaria de manifestar a minha própria opinião sobre o assunto.

Tenho plena consciência que o editor conseguiu exactamente o que queria, duas posições completamente antagónicas, mas…há limites para tudo…leiam só….

Começo por me referir ao autor que afirma que, …prestem atenção a isto… "estudar história é um desperdício de tempo". Segundo o mesmo "o passado já não é relevante para o presente, isto porque as nossas vidas são vividas de maneira diferente hoje, daí que, segundo o mesmo, só deveríamos olhar para o futuro, onde encontraríamos todas as soluções para os nossos problemas".
Eu fiquei absolutamente perplexa, isto é no mínimo revoltante, acho que é difícil acreditar que um "escritor", ou até mesmo alguém com alguns neurónios a funcionar possa ser tão ignorante, a ponto de escrever semelhante barbaridade. Eu considero o seu artigo um verdadeiro insulto à inteligência humana.

Pelo contrário, o segundo artigo alude a uma série de ideias interessantes que mostram sabedoria. Eu, definitivamente, sinto uma enorme afinidade com todas as ideias expostas pelo segundo autor que têm muito, ou mesmo quase tudo, em comum com a minha própria visão do que a História representa para todos os povos do Mundo.

Sem dúvida que estudar história é a única maneira de descobrirmos sobre nós mesmos, não só porque ela nos ajuda a compreender como e porquê as coisas aconteceram, mas também ela nos mostra os padrões do comportamento humano.
A vida humana é traçada pela história do homem, bem como o seu progresso ao longo das diferentes civilizações.
Transporta-nos através da cultura de um passado vago e longínquo até ao presente, a história é portanto, para a raça humana o que a memória é para cada homem e ilumina o passado até ao presente.

Para concluir, gostaria de dizer que a história enriquece a nossas vidas, dando sentido aos livros que lemos, às cidades que visitamos, e em última análise a tudo o que somos. Sem passado não há futuro, a história é consequentemente a ponte que liga o passado ao presente e aponta o caminho para o futuro.


Fernanda Ferreira

7 comentários:

Vitor Chuva disse...

Seja em Português ou em Inglês, o ponto de vista é sempre calorosamente defendido.A prosa, essa, é sempre bem articulada e cativante.

Gostei muito; identifico-me com a posição defendida.
Parabéns.

Vitor

A. João Soares disse...

Cara Fernanda,
Parabéns. Venceu as dificuldades de entrada no texto extensível. Muito bem. Está perfeito. E entrou no nosso blogue com um tema de muito interesse e profundidade.
Quanto ao tema, cada um tem o direito de ter a sua opinião e o seu gosto.
Parecido com o primeiro caso, recordo que o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) dizia que ler um livro não desenvolve a inteligência porque o leitor é arrastado pelo raciocínio do autor sem lhe ter grande margem para exercitar o seu próprio raciocínio.
Situo-me entre os dois casos que aponta: A história não se repete e não devemos andar na vida em marcha atrás, a procurar não perder de vista o passado. Vivemos hoje, agora, e é agora que temos de acertar na vida, agora é que temos de aproveitar a possibilidade de sermos felizes e de tomarmos decisões para um futuro melhor. Em termos gramaticais, vivemos no presente do indicativo.
Mas a história é importante, na justa medida em que nos mostra as experiências ocorridas os porquês das falhas e dos sucessos, para delas tirarmos as melhores conclusões para decidirmos melhor para o futuro.
Por exemplo, agora, é imperioso analisar as origens longínquas da actual crise, a fim de não se voltar a cair nos mesmos erros, encontrar novos sistemas, novas estruturas, novos procedimentos.
Penso que me situo na zona cinzenta entre o preto e o branco dos exemplos que deu.
Um abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Vitor,
Entre nós não há obrigados... foste o primeiro a comentar como me prometeste e que comentário...
Um grande abraço da amiga,
Fernanda

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo João Soares,

Obrigada pela calorosa recepção.

Sim consegui, como lhe disse no e-mail, sou teimosa e muitíssimo determinada.
Depois estava lá tudo, preto no branco, bastava ler cuidadosamente, mas...enfim é assim que se aprende.

Quanto ao que me diz no seu comentário, entendo onde quer chegar, mas ninguém chega a lado nenhum se não souber o básico, se não conhecer minimanente o princípio das coisas, depois sim viver o presente com os olhos postos no futuro.

Um abraço,
Fernanda

Maria Letr@ disse...

A big welcome, Fernanda! Trouxe-nos um tema bem escrito e de muito interesse. Parabéns.
Ao contrário do meu amigo João Soares, eu acho que a história se repete, embora de forma diferente. Mas isso nem é relevante. O que é importante e MUITO relevante, é conhecermos os erros do passado para vivermos e entendermos melhor o presente e construirmos um futuro, se não ideal, pelo menos sem os êrros deste presente infernal, por que muitos estão a passar. Agora, não podemos é deixar de estar atentos a este particular também importante: a narração dos factos históricos depende muito da tendência política de quem os descreve. Compete-nos a nós interpretá-la com a realidade que merece.
Um abraço, Ná!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amiga Mizita, mesmo lá do fundo do coração. I think I've made a real friend today. A very special one. Kisses and cuddles.

Como sabes fiquei com dores de cabeça, mas tenho o coração a transbordar de felicidade...
Vocês fazem-me sentir especial... não, não é vaidade...é orgulho mesmo!!!e é bom, tão bom!!!
Fernanda

Maria Letr@ disse...

Basta ler esta tua mensagem para sentirmos seres uma pessoa verdadeira, ao expressar-nos a tua felicidade pelos comentários positivos que fazem os leitores dos teus trabalhos. Que bom saber que és verdadeira!
Maria Letra