20/03/2009

A Máscara

As sociedades, em geral, estão a pecar sobretudo por falta de autenticidade em vários sectores, nomeadamente no sector político e no sector social. Infelizmente que esta doentia tendência para usar a máscara duma verdade inexistente, mostrando o que nunca foi real, tornou-se tão comum que já não sabemos quem é o quê.

Detesto - acreditem que este é o termo justo - dizer: "No meu tempo ..." porque a história repete-se, na verdade. Quem estudou saberá bem que é assim. O que não posso negar é que, quando era jovem e sabíamos de alguém que tinha praticado uma acção desonesta, dizíamos: "Olha que desonesto!!!" Hoje, quando alguém revela honestidade de atitudes, dizemos: "Olha que honesto!!!". No tempo em que a maioria era honesta, era frequente vermos a chave na parte exterior duma porta quando a dona da casa ia ali ao virar da esquina, à sua mercearia. Hoje nem sequer se pode saír do Banco tranquilo, com dinheiro na carteira ... não vá alguém ter notado que o fomos levantar (se o tivermos lá para levantar, claro! ....).

Muitos políticos já não precisam mais de se mostrarem "sem palavra". São mentiras atrás de mentiras e o que é curioso é que, a maioria dos portugueses, quando assiste ao confronto de dois políticos de partidos diferentes, claro está com diferentes pontos de vista, fica sem perceber patavina de quem é que terá razão porque os argumentos de cada um, convencem facilmente os menos informados - e são muitos. É aqui que se coloca o julgamento sôbre o político. Os que têm maior capacidade de argumentação e de capacidade para mascarar a verdade, são considerados por muitos os "bons políticos". E eu que me tinha recusado a falar de política ... Mas eu vou saltar já para o plano social:

Quanto à máscara usada no sector social ....... Deus de cada um! Que desgraça! Vê-se tanta falsidade ... E uma grande maioria dos nossos jovens cresce e afirma a sua personalidade no seio de famílias mascaradas por completo. FELIZMENTE que ainda temos famílias maravilhosas, senão estávamos mesmo "'sgraçadinhos", porque não faltam por aí casais falsos como judas na sua relação marido/mulher, com vidas duplas e rios de dinheiro gastos no exterior dos seus corpos quando o interior está absolutamente estrangulado por causa do "querer parecer" ... que já não parece nada a quase ninguém.

Um gesto estudado,
Um rosto cansado,
Sem brilho, sem côr.
Um falso sorriso,
No momento preciso,
Em tempo de amor.
Um "wisky" com soda,
Corta a inibição.
Quem sabe? Talvez ...
Aquilo em que crês,
Seja uma ilusão.
Seguras a vida
Como que aturdida,
Aos poucos, morrendo,
Calada a falar,
Falando calada,
Sem amor, a amar,
A olhar, não vendo.
Onde queres chegar?

Maria Letra

4 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Amiga e colega Maria Letra,
Um belo texto. Falar de Política com P maiúsculo, isto é, da ciência e arte de gerir os destinos de um País, não ofende ninguém. O que poderia criar alergia seria defender um ou outro partido! Mas nisto de máscara é comum a todos. Usam os truques que podem para obter os maiores benefícios em votos...
O pior para eles será quando a máscara deixa de tapar os seus vícios e misérias, e então armam em vítimas, gritam, gesticulam a querer convencer que estão inocentes e a ser alvo de campanhas negras e tentativas disto e daquilo e que é preciso malhar na direita, nos jornalistas, etc.
Um abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amiga Maria Letra,

É realmente notável como num só texto aborda a falsidade em todos os aspectos da nossa sociedade, dos políticos às aparências.
Brilhante, como sempre!!!

Fernanda Ferreira

Unknown disse...

Querida amiga Maria Letra,
um texto totalmente centrado em tudo o que hoje mais nos aflige: A insegurança e desonestidade.
Penso que já não é só o medo de ir ao banco e ser assaltado, estar na nossa casa sem as portas trancadas, também já começa a ser perigoso. Aqui onde vivo à coisa de um mês, uma senhora foi assaltada na sua casa às 11 horas da manhã. Ameaçada com uma faca teve de entregar o fio e brincos que trazia.
Quanto aos politicos, as suas afirmações não podiam estar mais correctas.
Falando da máscara social, continua a estar totalmente certa, o grande erro está no querer parecer e teimar em aparentar um status que não se tem.

Parabéns pelo poema que está muito bom e reforça a mensagem do texto.

Beijinhos,
Ana Martins

Adelaide disse...

Espectacular este teu texto assim como o teu poema. Como estás magrinha, segundo dizes, vales muito mais do que aquilo que pesas.


Parabéns em duplicado.

Milai