26/03/2009

Quem escreveu «Os Lusíadas»

Nem faço comentários!

Numa manhã, a professora pergunta ao aluno:
- Diz-me lá quem escreveu 'Os Lusíadas'?
O aluno, a gaguejar, responde:
- Não sei, Sra. Professora, mas eu não fui.
E começa a chorar. A professora, furiosa, diz-lhe:
- Pois então, de tarde, quero falar com o teu pai.

Em conversa com o pai, a professora faz-lhe queixa:
- Não percebo o seu filho. Perguntei-lhe quem escreveu 'Os Lusíadas' e ele respondeu-me que não sabia, que não foi ele...
Diz o pai:
- Bem, ele não costuma ser mentiroso, se diz que não foi ele, é porque não foi. Já se fosse o irmão...

Irritada com tanta ignorância, a professora resolve ir para casa e, na passagem pelo posto local da G.N.R., diz-lhe o comandante:
- Parece que o dia não lhe correu muito bem...
- Pois não, imagine que perguntei a um aluno quem escreveu 'Os Lusíadas' respondeu-me que não sabia, que não foi ele, e começou a chorar.
O comandante do posto:
- Não se preocupe. Chamamos cá o miúdo, damos-lhe um 'aperto', vai ver que ele confessa tudo!

Com os cabelos em pé, a professora chega a casa e encontra o marido sentado no sofá, a ler o jornal. Pergunta-lhe este:
- Então o dia correu bem?
- Ora, deixa-me cá ver. Hoje perguntei a um aluno quem escreveu 'Os Lusíadas'. Começou a gaguejar, que não sabia, que não tinha sido ele, e pôs-se a chorar. O pai diz-me que ele não costuma ser mentiroso. O comandante da G.N.R. quer chamá-lo e obrigá-lo a confessar. Que hei-de fazer a isto?

O marido, confortando-a:
- Olha, esquece. Janta, dorme e amanhã tudo se resolve. Vais ver que se calhar foste tu e já não te lembras...!

Recebido por e-mail, sem indicação de autor.

4 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

A ignorância tem limites... mas esta está demais!!!
Logo hoje que só me dá para rir, escangalhei-me toda.

Imagine agora estar a tentar conversar com pessoas conhecidas, tipo vizinhos, que dizem 'hoje limpei os almários todos, estou que nem posso', ou então 'falta-me o oxogénio', mais 'viram o meu marido no brosque', e entre muitas 'a minha televisão não dá líquida'... juro que não inventei nada, e há mais muitas mais...

Pois eu sei... que tudo isto é triste, tudo isto existe, tudo isto é ... o país que temos e a culpa não é só destas pessoas que só foram à Escola por obrigação.
Contudo, o meu pai com a antiga 4ª.classe ensinou-me muitíssimo quando eu já andava no Secundário.
A ignorância é muito triste, mas desculpem-me lá... eu hoje estou para rir, posso???
Obrigada João, hoje fez o meu dia!!!
Abração
Fernanda

Unknown disse...

Caro amigo João,
ainda bem que é mesmo para rir, porque como diz a Fernanda ignorância tem limites!

Gostei muito, um texto simpático e engraçado!!

Beijinhos,
Ana Martins

a d´almeida nunes disse...

Eu é que não fui, disso tenho eu a certeza e as minhas falhas de memória ainda vão a caminho...espero que sigam por essa via!
Dá vontade de rir, mas já não digo nada. Vê-se cada uma que até já nem podemos garantir nada!

Bj
António

Maria Letr@ disse...

Esta imagem de cultura geral merece um grande LOL! Maldita ignorância ... mas ... até pode acontecer, amigo, até pode acontecer ...
Ontem não li esta sua mensagem, João Soares. Um bom começo de leitura para o meu sábado? Dá para reflectirmos.
Um abraço.
Maria Letra