25/03/2009

AQUECIMENTO GLOBAL

Gostamos de pensar que vivemos numa sociedade civilizada, onde as pessoas estão conscientes do facto de que todos nós precisamos de proteger o nosso precioso e tão precário meio ambiente, contudo, nada ou pouco se faz e consequentemente a degradação aumenta, o que me faz recear o pior.

O aquecimento global, como é sabido, resulta largamente das emissões de gases provocado pela actividade humana, necessariamente e intimamente ligada a factores que por sua vez estão aliados aos meios de consumo modernos, este é infelizmente um facto aparentemente inegável e hipoteticamente irreversível.

Uma das mais gravosas consequências do aquecimento global é sem sombra de dúvida o degelo dos glaciares, o que levaria indubitavelmente a um verdadeiro desastre ecológico, a uma verdadeira catástrofe. Os sinais que são já observáveis e bem evidentes traduzindo-se num número crescente de “ditas catástrofes naturais”, matando milhões de pessoas.

O outro facto inegável é que a água, bem como muitos outros recursos naturais, estão a desaparecer, o que significa que quase um quarto da humanidade não tem acesso a água potável. O consumo excessivo de água, em actividades como a agricultura, que actualmente utiliza até dois terços da água disponível, é seguramente um dos responsáveis pela sua escassez, mas não é infelizmente o único.

Para minimizar os efeitos e tentar salvar o nosso débil Planeta, temos que, entre outras coisas, parar já com a desflorestação.
As florestas ajudam a controlar o aquecimento global, absorvendo o dióxido de carbono. O abate constante de árvores e o crescente desaparecimento de florestas, em nome do desenvolvimento, são a maior força para o desequilíbrio ambiental.

Também os oceanos, que fornecem a maior parte dos recursos piscatório, que são seguramente uma das principais fontes de alimento e de proteína para milhões de pessoas que estão ameaçadas pela fome e necessitam de assistência imediata, estão poluídos pelas consecutivas descargas de petróleo, pelas lavagens dos porões dos petroleiros e do todo o tipo de lixos tóxicos que os rios lá despejam.

Adicionando a este facto estão ainda as alterações nas correntes oceânicas mundialmente aceleradas pelas actividades humanas, as quais estão directamente a pôr em risco a actual dinâmica do clima da Terra e dos ecossistemas.
Por último, mas não menos grave, a poluição química está a aumentar enormemente afectando a biodiversidade das espécies, algumas das quais já estão em vias de extinção ou mesmo extintas.

Para concluir, gostaria de sugerir uma mudança no nosso comportamento para com o ambiente para que possamos, pelo menos, tentar evitar mais danos. Já todos sabemos da falta de medidas que urgem ser tomadas a nível mundial. Do total incumprimento das tratados assinados pelas potências mundiais, EUA e China, que são curiosamente os que mais poluem e ameaçam a sobrevivência da biosfera e as futuras gerações.
Podemos dizer que também está parcialmente nas nossas mãos salvar o mundo, temos que tomar medidas, começando pela nossa própria casa, nas nossas acções diárias. Finalmente exigir mais dos nossos governantes e do mundo industrial em particular, que se cumpram os tratados assinados.
Temos que tomar consciência de que se tudo falhar também teremos responsabilidade, cada um de nós pode fazer a diferença, mesmo que mínima, ela será notória.
Fernanda Ferreira

11 comentários:

Unknown disse...

Olá Fernanda,
Meu nome é Bruna e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Parabéns pelo seu post sobre o aquecimento global, muito bom!
Você já conhece a campanha Hora do Planeta www.horadoplaneta.org.br, que vai acontecer no dia 28 de março às 20h30? É uma ação que fará com que milhares de luzes sejam apagadas ao redor do mundo. Você vai gostar!
Além disso quero indicar a leitura de uma obra que trata do mesmo assunto, chama-se Seis Graus http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1209 do autor Mark Lynas. Neste livro o autor relata as tranformações causadas pelo aquecimento global. Vale a pena ler!
Abraços

Maria Letr@ disse...

Bem, Ná, este é um texto bem escrito, com verdades inegáveis, com chamadas de atenção muitissimo pertinentes e que desejaríamos fossem compreendidas por todos. Acontece, porém, que um elevadissimo numero de pessoas anda a dormir na forma e não me parece ter ainda compreendido que o que não fizermos agora, terá consequências nefastas para o futuro do planeta. Seria bom que pensassem se estão a fazer algo pelos que vão deixar, quando morrerem. É muito fácil sermos negligentes, mas é muitissimo difícil repararmos os danos que estamos a causar ao meio ambiente. Ainda anda por aí muito inconsciente.
Bom trabalho conseguido.
Um beijinho.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Bruna,
Bem vinda ao nosso Blogue!!!

Obrigada pelos elogios e essencialmente pela informação que nos deixou a todos.

Eu apagarei as luzes no dia 28 de Março às 20,30, hora Portuguesa.
Já tentei registar-me no vosso site mas sem sucesso, há icons que desconheço o significado, lamento.
Mande-me toda a informação possível, eu interesso-me e participo sempre em prol das causas justas.
Conte comigo!!!
Obrigada e até sempre,
Abraço,
Fernanda

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Mizita,

Muito obrigada pelas tuas palavras de apoio bem como pelos elogios aqui tecidos.

Espero pelo menos que quem lê tome consciência do que podemos e devemos fazer, antes que seja irremediavelmente tarde.

Beijão amiga
Ná (Fernanda)

J.Ferreira disse...

Todos nunca seremos demais para tentarmos remediar aquilo que alguns, alegando ser o progresso, fecham os olhos, ignorando o mal irremediável que provocam na natureza. Não se esqueçam que herdamos um planeta "azul" e azul os nossos filhos o devem receber.
Bom texto, Fernanda.

Unknown disse...

Olá Fernanda,
antes de mais parabéns pelo post, muito bem escrito, acessivel a toda a gente e com alertas urgentes e inegáveis.
O mundo precisa de ser sensibilizado e consciencializado todos os dias para o desiquilibrio nefasto em que o nosso planeta se encontra.
É urgente mudar hábitos e atitudes, pensar no futuro com olhos de ver, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir aos nossos filhos e netos uma vida mais tranquila e saudável.
Também ia falar-lhe do dia 28, mas já está esclarecida, assim como os nossos colegas, pela Bruna, uma simpática e nova leitora do nosso blogue.
Se quiser no entanto inteirar-se mais sobre este assunto, também pode visitar o blogue Sou Pó e Luz.

Mais uma vez parabéns e beijinhos,
Ana Martins

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá José,

É bom, muito bom mesmo ver-te por cá...escondeste o sobrenome mas eu descobri-o, ah!ah!

O mais importante para mim, neste teu comentário, é que tenhas gostado do meu trabalho, sobre este tema nós sabemos o que ambos pensamos e o que pode e deve ser feito.

Beijão,
Fernanda

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Ana Martins,

Muito obrigada pelos elogios, fico comovida e muito feliz.

Vou procurar o Blogue da Bruna, parece que também temos muita coisa em comum.
Mais uma vez agradeço todo o seu apoio.

Fernada

A. João Soares disse...

Cara Fernanda,
Acho este seu post muitíssimo perfeito.
Foi um tema que tratei em muitas cartas aos jornais quando esse era um passatempo antes de entrar na blogosfera. E também sobre ele fiz uma intervenção diária no Rádio Clube de Sintra em 1992 durante seis meses.
Diz muito bem que a protecção do ambiente depende de cada um de nós e também dos governos. Nós devemos poupar todos os recursos naturais, reduzir a quantidade de lixos de embalagens, de detergentes, de qualquer produto químico. Cumprir a regra dos quatro RRRR, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, por forma a que os lixos se tornem menos volumosos e menos danosos do ambiente.
Quanto aos governos, há que estabelecer regras cumpríveis, fiscalizáveis e sancionáveis. Há que reter em albufeiras o máximo da água das chuvas, e não a deixar ir para o mar sem qualquer utilidade. A poluição do mar é certo que depende dos petroleiros, mas também depende muito da qualidade das águas e dos esgotos que para lá enviamos.
Falta uma divulgação eficiente de regras de comportamento para com o ambiente e de programas televisivos com debates de variadas pessoas para consciencializar os habitantes menos esclarecidos.
Um abraço
João Soares

Pedro Ferreira disse...

Exelente Tema Mãe, Muito bem Abordado!
Como tudo que fazes.. Sei que é suspeito o filho gabar o que a mãe publica mas tem que ser dito...!
Beijinhos,
Pedro F.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

Muito obrigada mesmo pelos elogios.
Não o sabia tão embrenhado na causa, mas é bom sabê-lo. Aliás não estou nada espantada, sendo o João, pelo que me é dado conhecer, uma pessoa que está sempre em estado de alerta, só podia.

Bem haja,

Abraço
Fernanda