27/03/2009

Gente Bem!

Gostaria de sentir que este tema não tem razão de existir na nossa sociedade, que pertence ao passado, mesmo que recente. Mas isso não acontece. Volta meia volta, aí estou eu a reflectir nesse montinho de gente medíocre, que "pretende" impôr o seu valor pelo que veste, pela maneira como fala, tipo Tia da Foz ou de Cascais, pouco importa, que vive em constante concorrência com as outras tias (ou Tios, não interessa também), que tem uma casa mais rica do que a da amiga, cujo apartamento não tem categoria para aparecer na revista Casa e Decoração ou não servirá de capa a uma revista mundana, dum show-off que faz nojo. Para esse montinho de gente, os outros são todos uma porcaria (sou educada!), ao lado deles. Sim, porque certamente os outros, não conseguiram passar da cêpa torta, seja porque motivo fôr, que até pode ter sido porque são diferentes, quem sabe.

Estou a dar demasiada importância a esse tal montinho de gente, ao escrever sôbre eles. Eu sei. Mas eu pertenço a um outro montão de gente que ainda acredita em certos valores, os quais defende com unhas e dentes, na tentativa de tornar a vida uma realidade diferente daquela que a mente dessas pessoas criou. Eu acredito na simplicidade, na pureza de sentimentos, no sorriso duma criança, na natureza que amo e ... nos bons amigos, que me fazem companhia neste montão tão cheio de força.

O dom da palavra,
Numa palavra sem dom.
Sorrisos em linha oblíqua,
Põem os cabelos em pé,
Ao povinho já sem Zé.
Discursos, com renda e laço,
Enlaçam quem não tem rendas.
Apertam,
Torturam,
Esmagam,
Vértebras de colunas tortas,
Sem vertical,
Quase mortas.
Vénias, perfumes e palmas,
Agitam as suas almas.
Eles todos juntos,
São muitos!....
Um a um, não são ninguém,
Mas chamam-se a "Gente Bem" !?!


14 comentários:

Unknown disse...

Querida amiga Maria Letra,
um lindo poema dedicado a um múmero desconhecido de pessoas à "GENTE DE BEM".

Parabéns pela profundidade e beleza do mesmo!

Beijinhos,
Ana Martins

Maria Letr@ disse...

Obrigada, Ana! Parece que estamos as duas a trabalhar "fora de horas" ....
Beijinhos.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mizita,

Tema muito pertinente este o das Tias da Foz / Cascais e de todo o lado... afinal eles andam por aí todos a viver de aparências.
Ah! e depois há os "nouveaux riche", venha o diabo e escolha...
Sabes que conheci na minha vida profissional gente de todos os extractos sociais. Uma dessas pessoas que referes trabalhou comigo, tinha um nome que ocupava duas linhas, era tudo o que nós sabemos...coitada... mas passava fome em casa. Disse-me uma vez que em casa se usava o serviço de prata mas não havia comida, isto após um reparo que lhe fiz após ter verificado que ela passava o dia a comer os aperitivos destinados aos turistas.

Belíssimo poema, para variar...

Beijinho muito grande da amiga,
Ná (Fernanda)

Anónimo disse...

Querida! nem sei porque te incomodas afalar de pessoas que nem me interessa se existem! Porque vives tanto na sombra dos outros?? que me importa que falem nas minhas costas!! Se falarem de mim, ainda menos. Sinal que não me conhecem não vão conhecer...Modas, exibicionismos?? Naaa, nunca me preocupei com isso, a minha preocupação é gostar do que vejo no espelho ( para onde não perco mt tempo a olhar, a não ser a secar esta trunfa de loba! que por acaso gosto muito, Ah, Ah!! gosto deste meu ar de selvagem, gosto mesmo e não quero deixar de o ser! Afinal, parece-me que estás cheia de preconceitos e inseguranças que queres transpôr para alguem...

Estou atrasada!!! Vou tratar de mim!!! Depois mostro-te!1 Bjs, minha linda e tem cuidado com o tempo, está bravo!!

Maria Letr@ disse...

Olá! Passou por aqui alguém que foi mordido/a por uma mosca que até a sua trufa se pôs em pé. Acalme-se ..., acalme-se !... Sorria! Isso passa.

Os anónimos que entram aqui só podem provar-nos uma coisa: Têm vergonha de dar a cara. Eu também teria se fizesse esta figura.
Maria Letra

Adelaide disse...

Belo tema: TIOS E TIAS DA FOZ E DE CASCAIS. Gostei de ler, ri com vontade, e fica mais do que provado que tal classe sem classe que pensa que tem classe realmente existe. Bastou que um ANÓNIMO/A se levantasse para provar tal verdade a qual se nota, normalmente, pela posição do nariz. Se aponta ao céu, ou é da Foz ou é de cascais.
AH! AH! AH!

Adelaide disse...

Cascais, devo dizer.

A. João Soares disse...

Caras colegas,
Ao moderar o comentário da Anónima, hesitei entre publicar ou recusar, mas ainda bem que ele aí está para vosso gáudio e resposta. Afinal O Sempre Jovens é visitado por todo o tipo de pessoas e é tolerante,... desde que os modos não sejam incorrectos.
Foram apenas modos denunciadores de um vazio de espírito. Infelizmente, há disso por todo o lado, mas mais intenso em lugares que se auto-intitulam de «finos».
Esta também não escreveu Os Lusíadas!!! Nem sabe quem os escreveu!!!
Abraços
João Soares

Miguel Letra disse...

Olá a todos!
Não quero fazer de advogado de defesa, pq nem existe motivo de defesa mas - Adorei o Post assim como a maravilhosa atitude do nosso querido João Soares (a quem saúdo fraternalmente). Noto que este é um cantinho, um bom cantinho para livres pensadores e nessa qualidade, dentro da liberdade de expressão educada podemos dar asas aos nos sonhos, pensamentos, imaginações e CERTAMENTE, aprendermos muitíssimo uns com os outros.
Obrigado mãe, por este pensamento A La Manuel Maria Barbosa du Bocage, a quem presto aqui as minhas Salvas!
Ilariante!

Maria Letr@ disse...

Exacto, João Soares, esta não deve saber quem foi Camões e ... muito menos quem foi Shakespeare ... Que infeliz saída. Ganhava mais se tivesse estado caladinha, no seu mundo trufoso, a cuidar da sua trufa. Mas nós até podemos convidá-la a vir aqui aprender a ser correcta nas suas atitudes.
Maria Letra

Maria Letr@ disse...

Corrijo trunfa, trunfoso. Misturar cogumelos, que eu adoro, nesta salada de ignorância ... NÃO!
Maria Letra

Unknown disse...

Ao anónimo/a que aqui comentou, quero apenas dizer que comentários deste tipo não abalam os colaboradores deste blogue.

Anónimos para mim são pessoas cobardes que não dão a cara para escrever as maiores baboseiras.

Se cuidar da sua trunfa o/a faz feliz, mantenha-se entretido/a cuidando dela e evite comentários ridículos.

Beijinhos aos meus colegas e a todos os que vêm por bem,
Ana Martins

Maria Letr@ disse...

Miguel Azevedo=Miguel Letra, obrigada pelo teu comentário. És um filho querido, mas és suspeito.
.......
Aqui para os meus amigos, acreditem ou não, os meus filhos não conhecem o que escrevo, porque sempre o fiz em silêncio. Eventualmente conhecerão os que dediquei a eles.

Maria Letra

Luis disse...

Querida Amiga,
Permita-me tratá-la assim pois, ao ter acesso aos seus poemas, fiquei ligado à sua maneira de pensar e de viver. Quem assim pensa é mesmo GENTE DE BEM que sabe "SER" e não o "TER", que isso é para os "novos ricos" fruto de um enriquecimento a "qualquer preço" desta miserável sociedade em que vivemos, filhos dessas "tias" analfabetas mas presunçosas!
E obrigado pelas suas boas palavras à minha primeira intervenção neste Blogue de Seniores Sempre Jovens