15/03/2009

A lição da mosca

Uma linda lição para a vida, que me chegou em anexo de e-mail. Fez-me recordar a lição do Prof Adriano Moreira em que dizia que o Mundo está em mudanças mais rápidas do que a nossa capacidade de compreender o que se passa e, portanto, de encontrar as soluções adequadas, visto que as antigas já não servem.

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...

A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e as suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou-se.

Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a debater-se e a lutar. Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar voo e sair do copo.

Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:

"Tem um canudo ali, nade até lá e suba".

A mosca tenaz respondeu:
"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a debater-se mais e mais até que, exausta, se afundou na água.

SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até nos afundarmos em nossa própria falta de visão!

Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.

É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso.

Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.

(De: Os Donos do Futuro-Roberto Shinyashiki)

Se a única ferramenta que você conhece é o martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego.

6 comentários:

Maria Letr@ disse...

Gostei muito, amigo João Soares, um óptimo artigo. Eu costumo até dizer que não é difícial atingir o patamar do sucesso, o difícil é sabermos mantermo-nos nele.
Boa semana.
Maria Letra

stériuéré disse...

Ora nem mais, o que é bom para uns pode ser mau para outros. E nem sempre os mesmos problemas podem ter as mesmas soluções, são dias e horas diferentes, a disponibilidade da alma também é outra.... enfim a coitada da mosca , foi atrás do pensamento que já sabia tudo e que ninguém lhe ensinaria mais nada!
E quem julga que já sabe, afinal não sabe é nada!
Beijos , adorei!

Sté

A. João Soares disse...

Cara Maria Letra,
Nada se repete exactamente da mesma forma. Os problemas diferem sempre em pequenos pormenores que devem ser tidos em atenção quando se tomam decisões. Pequenas alterações num ou outro dos factores podem tornar inconvenientes soluções que ontem deram bom resultado. Daí o mérito de métodos semelhantes ao referido no post Pensar antes de decidir.
As soluções de chapa são muitas vezes contraproducentes.
Abraço
João Soares

A. João Soares disse...

Cara Stéri,
Costuma dizer-se que «cada caso é seu caso» e não há soluções universais. Creio que no comentário anterior deixei clara a necessidade de analisar bem as condicionantes de cada problema para se conseguir a melhor solução.
Abraço
João Soares

Unknown disse...

Caro amigo João,
grande lição de vida!!!
Cada caso é um caso, e nem sempre a problemas iguais correspondem as mesmas soluções.
Gostei muito deste post!!!

Beijinhos,
Ana Martins

A. João Soares disse...

Cara Ana Martins,
Obrigada pelo seu comentário. Na vida todas as situações ao complexas e obrigam a cada solução ser bem ponderada para que os resultados sejam os desejados.
Um abraço
João Soares