25/03/2009

Sorri!

Escrevi um texto para a minha futura página na internet, no qual abordo o facto de gostar de analizar o ar das pessoas com quem me cruzo na rua. Há pessoas que saem de casa com um semblante tão carregado que nos deixam a impressão de terem uma catrefa de letras para pagar no fim do mês, sem saberem onde irão desencantar o dinheiro para cobrir o seu valor. Sim, eu sei que até pode ser verdade. É grave, eu também sei que será grave, mas valha-me Deus! Não seria melhor sorrir, nem que fosse com cara de parvo, em vez de carregar uma expressão de tristeza que ainda atrai maior desgraça dos que as letras para pagar?

Depois há certos funcionários, quando entramos numa loja, num restaurante ou numa instituição do estado (aqui então, nem se fala!), que não nos fazem sentir clientes, ou cidadãos com direito a colher uma informação. Dá a impressão que estamos ali para cobrar as tais letras que eles terão para pagar e, se não têm, parece. Dá-nos vontade de fugir logo pela porta fora. Parece que nos estão a fazer um grande favor.
Eu sei, eu sei amigos que estarão já a pensar:
- Mas esta aqui não vê que a maioria dos portugueses está mesmo individado até às orelhas e que os portugueses têm razão de sobra para andar de semblante carregado?
Mas não será preferível distribuir um sorriso? Não pagam nada por isso! Não é por não sorrirem que as coisas vão melhorar. Será melhor sorrir e, simultaneamente, fazer como nós fazemos aqui: Uma crítica agora, um alerta depois, e ... água mole em pedra dura, tanto dá até que fura. E, entretanto ..., se não furar, toca a sorrir!

Sorri!
Enche os teus olhos de brilho
E de ternura. Semeia esperança
Em cada sepultura.
Tu és a vida,
A luz, a alegria
Da lua nova que surge,
Em cada dia.
Sê forte, serena
E confiante.
Faz do Amor
O teu grande amante.
Vive p'ra ele.
Faz-nos sentir
Que, em todo o ser,
Há uma forma de sorrir.

Maria Letra

8 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Mizita,
Que belos conselhos. Vale a pena reler os comentários do post recente «O caminho do Céu». Quem nunca mostra um sorriso ou diz uma palavra amável, está a encarcerar-se no Inferno. A vida deve ser bem vivida com prazer, pondo de lado os problemas que nada melhoram com o pessimismo. Há que resolvê-los com serenidade, mas sem os aumentarmos ao ponto de causar stress e depressão.
Tristezas não pagam dívidas.
Um abraço
João Soares

Maria Letr@ disse...

Obrigada, João Soares, pelo comentário.
Eu acho que a simples palavra "Sorri!" esconde tantos prémios que a vida nos pode dar. Já pensaram no que significa, por exemplo importante, o que uma criança pode sentir quando vê um sorriso e o que pode sentir quando não o vê? Eu lembro-me do que sentia quando via expressões carrancudas .... Faziam-me tanto mal. A primeira coisa que trazia à minha mente era a minha professora de instrução primária, pessoa de maus fígados e rigor autoritário. Terrível! Portanto, nem que seja apenas para dar às nossas crianças amor, através duma linda e acolhedora expressão ... sorriam!
Um bom dia.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Oh Mizita, amiga...

Que maravilha!!! Estou tão feliz que só me apetece abraçar-te...
E sorrir, sorrir /(^o^)\ como sempre faço.
Sabes que isto que vou dizer é verdade, as pessoas do Norte são mais afáveis e mais sorridentes... sem desprimor das pessoas do Sul, que aparentemente são mais sisudas, talvez pela herança genética dos nossos antepassados, sei lá...só sei que uma vez, entrei com o meu marido num restaurante em Albufeira para jantar, e de lá saímos ser saber se tínhamos sido atendidos por um surdo-mudo, ou por alguém pessimamente mal-educado e seguramente muitíssimo mal-humorado.

Poema de sorri

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Charles Chaplin

Beijinho
Ná (Fernanda)

Maria Letr@ disse...

Obrigada, Ná, pelo teu comentário.
Eu nasci em Coimbra, mas também sou MUITO hospitaleira, tal como as pessoas do Porto e ... 5 dos meus 6 filhos são desta cidade, já que o primeiro nasceu em Coimbra, como é natural tê-lo desejado. Como grande admiradora de
Chaplin, não devia dizer que acho que o sorriso dele era muito amarelo, mas eu esqueço esse particular. Sobreponho ao seu sorriso o seu grande talento como artista e esta poesia dele é, também, disso a prova.
Obrigada, Ná.
Quando, um dia, nos encontrarmos, sorriremos.
Beijinhos.
Maria Letra

Maria Letr@ disse...

Muito obrigada, Vera. É caso para dizer "amor com amor se paga". Lindo poema à minha mensagem.
Um abraço. Tudo de bom para Si.
Maria Letra

Maria Letr@ disse...

Mas qual Vera qual carapuça! Se este meu êrro acontece assim, naturalmente, o que não aconteceria se eu estivesse apaixonada...
Tenho que agradecer mas é ao amigo de Uma página para Dois .... que já não é a primeira vez que passa por aqui. Eu não digo que ando a partir louça demais? Amigo, sorria que isto não acontece todos os dias. Estaria perdida ...
Maria Letra

Unknown disse...

Olá Maria Letra,
estou consigo, sorrir faz bem e alivia o espirito.

Não é por acaso que sempre digo:
"Sorri sempre, mesmo que o teu sorriso seja triste,
Porque mais triste que o teu sorriso triste,
é a tristeza de não saber sorrir!"

Desconheço o autor, mas gosto imenso deste pensamento, por ser profundamente belo e verdadeiro!

Beijinhos,
Ana Martins

Maria Letr@ disse...

Obrigada, Ana. Eu peço desculpa por só agora agradecer o seu comentário mas estive todo o dia a braços com um problema no meu computador. Imagine que estou a traduzir um livro, a pedido do autor, duas vezes traduzi o primeiro capítulo e duas vezes sumiu do computador. Estou desesperada porque tenho de acabar coisas antes de partir para Portugal e não consigo. Tenho de guardar no ambiente de trabalho porque se colocar em Os Meus Documentos, pode ser "comido". Amanhã vou ter de traduzir o capítulo pela 3.ª vez.
Mais uma vez, Ana, Obrigada.
Maria Letra