15/07/2009

VAMOS LIMPAR PORTUGAL

Recebemos notícia de uma operação de limpeza do lixo disseminado pela superfície da Estónia, levada a cabo por toda a população que teve efeito em poucas horas, vejam como-limpar-um-pais-em-horas, postado há dias pelo amigo Luís.

Efectivamente, vivemos num lindo planeta, mas estamos a destruí-lo todos os dias.
Há lixo em todos os lugares; praias, cidades, florestas e até nos oceanos.

É preciso limpar o nosso País. Para isso é indispensável a colaboração de todas as pessoas, organizações e comunidades para concretizar esta ideia e encontrar parceiros confiáveis, nas autoridades, nas empresas com meios adequados para este efeito.
Não se trata de acção política, eleitoral, mas se os partidos quiserem, desde já, entrar nessa operação, que deve ser permanente, só terão vantagem aos olhos do povo.
Será útil a colaboração voluntária das pessoas, quem empreste equipamentos, transportes e os “midia” que estimulem os voluntários.
O grande dia de encerramento da operação será 8 de Novembro e, então,quando finalmente o País estiver limpo, será uma expansão da alegria para os portugueses, ao gosto local, conforme a disponibilidade de autarquias e organizações da região.
E será bom que daí se conclua que será mais fácil não poluir, não espalhar lixo, entulhos e escombros.

Esta mensagem deve ser difundida por todos os portugueses, e em cada Freguesia e Concelho, devem ser organizadas as acções mais adequadas, tendo sempre em vista o benefício que daí resultará para o ambiente e para as pessoas.

Aceito as vossas propostas que podem ser, e certamente serão, muito diferentes.

* Trabalho feito em conjunto com os amigos João e Luís. Contamos com a participação activa de todos os colaboradores e leitores.
Fernanda Ferreira

36 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Ná,
Os portugueses têm muita razão para lhe estarem agradecidos.
Este seu post foi transcrito para os seguintes blogs:
Do Miradouro
Do Mirante
A Voz do Povo
Alternativas
Democracia em Portugal

Parabéns. Beijos
João

Pulseira Electrónica disse...

Boas noites, excelente iniciativa, prima pela espontaneidade, e pelo alerta, também a nível governativo teremos de efectuar limpezas, do lixo da AR. As eleições são já num futuro próximo, vote em consciência, e civilmente, derrubando a arrogância e a prepotência.

A iniciativa de limpar Portugal tem de ser na sua plenitude, eu VOU.

Abraços

Fernando Marques
Pulseira Electrónica

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

Por favor, estamos todos em pé de igualdade, nós os três, só estamos um bocadinho mais activos e envolvidos, porque assim calhou.

Não podemos esquecer que foi ideia inicial do Luís a quem eu só dei uma ajudinha mínima...
Depois ganhou forma na sua brilhante cabeça que me pôs a trabalhar, só isso.

Temos que mobilizar todos os nossos colegas de igual modo e passar-lhes o fervor, para que eles, por sua vez, o possam fazer também.
Todos juntos conseguiremos fazer algo, mesmo que não perfeito.

Já mandei e-mails para todos os meus contactos, incluindo Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Vou fazer um tipo panfleto que também será traduzido para Inglês e que será usado no meu Blogue... nunca se sabe se consigo trazer amigos estrangeiros para ajudar.

Beijinhos,

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo Fernando Marques,

Muito obrigada pela sua disponibilidade.
Se nos quiser começar já a ajudar, por favor faça como o amigo João, publique no seu Blogue para maior divulgação e divulgue via e-mail pelos contactos.

Efectivamente se estivesse nas nossas mãos limparíamos tudo mesmo, não duvide.

O amigo é o primeiro voluntário, eu vou registá-lo com o número 1, os de casa contam por natureza.

Muito obrigada,
Beijinho

Celle disse...

Parabens, meus amigos diletos!

Que linda posição tomaram?
Meus cumprimentos, extensivos à todos os administradores dos blogs solidários.
Quem sabe divulgando também por aqui não levantamos a consciência ecologica de nosso povo!
Bravo!!!
Celle

A. João Soares disse...

Meua amigos, A Fernanda Ferreira, ou Ná, tem toda a razão isto é uma campanha de todos, de todos os portugueses pensantes. Mesmo que não tenham possibilidades físicas não estão dispensados de difundir e ideia para sermos todos a somar os nossos pequenos esforços a fim de constituirmos uma maré de limpeza imbatível.
Cada um pode começar já na sua área de influência a unir as pessoas e as instituições. O ideal sria já haver pouco trabalho a fazer no dia 8 de Novembro por já estar quase tudo feito!!!

Abraços
João

Unknown disse...

A ideia é realmente fantástica, vou começar já a divulga-la.

Beijinhos,
Ana Martins

Luis disse...

Amigos,
Na Tulha do Atilio também foi colocado o artigo sobre VAMOS LIMPAR PORTUGAL e como deve calcular fiz uma ronda pelos meus amigos e estou à espera das respostas que espero sejam todas positivas.
Beijinhos.

A. João Soares disse...

Caros amigos, além da divulgação, convém obter endereços de e-mail de pessoas e instituições que possam colaborar na campanha de sensibilização e divulgação e na acção.
O nosso colega e amigo Luís no seu post relata pormenores de método de preparação que deverão ser seguidos localmente nos municípios. Trata-se de uma acção descentralizada que muito depende da vontade e capacidade local.

Abraços
João

Maria Letr@ disse...

Que bom ver que o projecto está a iniciar com garra. Não querendo passar por cima de ninguém na comunidade do Reino Unido, estou disponível para iniciar contactos através da Embaixada e do Consulado.Há já alguém que esteja a fazer isso?
Um abraço.
Maria Letra

Carlos Rebola disse...

Esta é uma proposta que deveria ser aceite por todos os cidadãos e agentes (autarquias e tribunais incluídos). Esta a ser concretizada e é possível "limpava Portugal" do lixo resultante desta sociedade de consumo e de sobras. Aludo aos tribunais porque estes podiam de acordo com o código penal, substituir as multas, como penas dos pequenos crimes e delitos, por serviço cívico, esta sanção poderia muito bem ser a limpeza dos lixos na comarca ou concelho do penalizado, em vez de euros a pena seria em quilos de lixo separado e entregues ou metros quadrados de terreno a limpar. E como somos todos "iguais" perante a lei, tanto podia ser um trolha como um doutor a cumprir este tipo de pena. Que socialmente, julgo, seriam penas vistas por todos como justas.

Parabéns
Carlos Rebola

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Mizita,

Contamos consigo para os contactos que achar conveniente no Reino Unido.

Que eu saiba não há ainda ninguém a tratar de contactos em países estrangeiros, eu limitei-me a publicar um post em Inglês no meu Blogue, para os meus (poucos) leitores internacionais e no Facebook.
Estou a dinamizar mais a minha área habitacional, através dos cerveirensesamigos, Câmara e Junta de Freguesia. Naturalmente que há ainda muitos outros contactos que abordarei.

Nós TODOS, os Colaboradores, temos que nos envolver até "à raiz dos cabelos" para que algo seja feito, para que nos orgulhemos de termos participado, o mais activamente possível e consigamos fazer a diferença.

Faça tudo, TUDO o que lhe ocorrer, dê largas à sua Imaginação fértil e a sua criatividade.
Beijo,

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caríssimo amigo Carlos Rebola,

O seu comentário é valiosíssimo, nem imagina o alento que nos dá...bem-haja.

É óbvio que estamos certamente todos de acordo com a sua opinião, mas não vamos esperar que aconteçam milagres, nós vamos fazê-lo, NÓS, com ou sem a ajuda dos que deviam /devem tratar destes assuntos de uma forma perfeitamente justa e acessível, como a que indica.
Neste país, só os projectos megalómanos é que têm interesse, porque são esses que lhes enchem as contas na Suíça e outras.

Contamos consigo amigo,
Por favor divulgue, mantenha-se em contacto, nós estamos em fase de divulgação e estruturação de ideias, mas daremos informações regularmente sobre todos os avanços.Muito obrigada em nome de toda a equipe Sempre Jovens.
Beijinho,

Adelaide disse...

Mandei este post a todos os meus amigos. Como todos já o fizeram ele vai dar a volta a Portugal, se é que já não deu.

Vejamos os resultados.

Parabéns pela ideia

Milai

Vitor Chuva disse...

Aos Autores do Post.

A iniciativa é louvável. Oxalá a adesão venha ser grande, para que possa ser bem sucedida.É bem preciso que assim aconteça neste país, que neste campo, tão primitivo às vezes parece!

Um abraço a todos.

Vitor Chuva

A. João Soares disse...

Transcrevo este comentário de D. Teixeira em Do Miradouro. O comentador já se considera inserido na acção preconizada quando diz necessitamos.

Sr. João Soares
Em primeiro lugar quero elogiá-lo por se ter lembrado de fazer este apelo para limparmos o caminho que pisamos, foi uma ideia excelente
Eu concordo consigo e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que esta difícil tarefa tenha êxito.
Temos que nos unir e criarmos um campo de atracção muito forte, com corrente positiva, de maneira que
Possamos repelir e incinerar tantos poluentes que andam por aí. Não podemos estar á espera que Deus faça um milagre e que faça tudo por nós, temos que ser nós. E Deus já o escolheu para dar o primeiro impulso.

Necessitamos de arranjar muitas vassouras e gente honesta com força e coragem, como foi a padeira de Aljubarrota, temos que deixar os caminhos limpos e alguns recursos para os nossos descendentes. Para que Portugal volte a ter homens corajosos sérios honestos e trabalhadores, como foram no passado, que levaram tão longe o nome de Portugal e estivemos tão perto de sermos alguém, temos que tirar dos nossos caminhos os traidores e desertores que em tão pouco tempo tanto destruíram e tanto poluirão
Um abraço
D. Teixeira

Haja entusiasmo. VAMOS TER UM PORTUGAL LIMPO .

Abraços
João

Maria Letr@ disse...

Que bom ler este comentário, Amigos. É, também nestes momentos, que podemos ver quantos estarão disposta a dar força a iniciativas que exigem a participação de todos. Bem haja!
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caros amigos,
Transcrevo aqui o único comentário até ao momento do fundador dos "Cerveirenses e amigos", bem como a minha resposta.

Comentário de Miguel Ângelo Barros 21 horas atrás

Felizmente Cerveira é um local bem limpo, fruto quer dos esforços das autoridades locais quer da população. No entanto ainda se pode encontrar algum lixo, tipo electrodomésticos velhos, entre outras coisas difíceis de colocar dentro dos caixotes do lixo em alguns pontos mais escondidos. Saibam que mesmo que os coloquem perto do contentor a coima ultrapassa os 3000 euros!!!! Por isso, da próxima vez que tenham algum velho electrodoméstico que se queiram ver livre dele, pensem bem...Se comprarem um novo, o estabelecimento é obrigado a ficar com o velho, pois já pagamos por isso embora ás vezes não nos apercebemos. Caso ainda funcione, podem sempre entregá-lo junto de várias instituições sociais, caso estas se manifestem interessadas.
Outra alternativa é contactar a junta de freguesia ou câmara municipal e pedir a recolha da "reliquia".

E atenção ás beatas Srs. fumadores....


Amigo Miguel,
"Felizmente Cerveira ainda é um local" mais ou menos limpo, diria eu...venha à Rua do Rau, Cortinhal, Campos, e verá muito lixo. Lixo doméstico fora do contentor apropriado para tal, enquanto o mesmo está cheio de cartões, placas de esferovite, lâmpadas, plásticos, garrafas, etc. Tenho fotos que se calhar devia passar a mostrar aqui também, já foram enviadas para a Câmara Municipal. Chocado???

Não há lixo no centro da Vila, concordo, ou pouquíssimo, mas há muito lixo nesses montes, demasiado.
Basta ver, quando se corta a vegetação nas bermas das estradas, a quantidade de plásticos que lá ficam e bem visíveis. Para não mencionar os que o Miguel já referiu ...os montes estão cheios de lixo, sabe-o bem o meu marido que os percorre de bicicleta quase diariamente.

Quando digo a verdade, e saliento os pontos negativos que também nós podemos/devemos resolver, leia-se o meu texto publicado nos Sempre Jovens, não é para dizer mal por dizer, não, é por querer mais e melhor para Cerveira que realmente AMO.
Por isso apelo a que nos unamos para limpar Cerveira no dia 8 de Novembro de 2009.
Obrigada pelas suas dicas, ajudam sempre.

Abraço amigo,
Fernanda

Elvira Carvalho disse...

Já está a ser feito em Portugal. Tem data marcada para 31 de Outubro. Já estão a ser localizadas as lixeiras de recolha a formação de grupos e todo o trabalho de logística. Vá a
http://limparportugal.ning.com/
e inscreva-se. E de caminho passe palavra a quem não sabe.
Um abraço

A. João Soares disse...

Elvira Carvalho,
Quanta alegria me dá esta sua notícia!
Como o meu objectivo não tem interesse pessoal mas apenas colectivo, nacional, adiro já ao vosso plano que me parece bem estruturado e com pernas para produzir bons efeitos.
Terão todo o apoio possível deste blog e dos meus individuais. O que interessa é a finalidade desta campanha.

Felicidades e um abraço solidário
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Cara Elvira,

Tal como o amigo João não podia estar mais feliz...

Acabei de visitar o Ning de Paulo Pimentel Torres, cujo link foi por si deixado, inscrevi-me e passo a transcrever o meu comentário:

Amigo,
Recebemos a seguinte informação: Elvira Carvalho deixou um novo comentário na sua mensagem "VAMOS LIMPAR PORTUGAL":

Sou membro colaborador do Sempre Jovens e a co-autora da ideia, acidentalmente a autora do texto...

É com imensa honra e satisfação que adiro à causa...só não entendo a vossa imagem, porquê só a parte sul do País???
Troquemos todas as informações necessárias.
Estou ao vosso inteiro dispor.

Fernanda Ferreira

Elvira Carvalho disse...

Não se trata só do sul. Já existem grupos em Vila real, Gerês, Viana do Castelo, Braga, Porto etc. Veja se já há grupo na sua zona e entrem em contacto. E se não houver e tiver hipóteses crie o grupo da sua zona.
Um abraço e obrigada

Maria Letr@ disse...

Elvira,
Dado que estou integrada no grupo de amigos que estava a proceder à realização de contactos, agradecia me informasse se estão a fazer alguma coisa no Reino Unido, pois havia enviado um e:mail ao Consulado de Portugal, neste País, para que fossem distribuidos panfletos de publicidade na Comunidade de Portugueses aqui residentes e terei, portanto, de informá-los da adesão deste grupo ao V/ plano.
Os meus parabéns pela iniciativa. Os meus cumprimentos.
Maria letra

Elvira Carvalho disse...

Maria Letra, eu gostaria de poder elucidá-la, mas não sei. Mas por favor porque não vai ao
http://limparportugal.ning.com/ e lá ou por chat ou por mail, lhe dão a informação.
Um abraço e obrigada

Maria Letr@ disse...

Elvira Carvalho,
Já tinha feito isso antes do Seu comentário, obrigada. Aguardo resposta.
Maria letra

A. João Soares disse...

Caros amigos, colegas e companheiros,

Em coerência com o meu comentário anterior, publiquei no Do Miradouro o seguinte post Há horas felizes.

Desejo ao movimento LIMPAR PORTUGAL um êxito total. Ajudarei naquilo que puder.

Abraços
João

Luis disse...

Amigos transcrevo os comentários já recebidos:

Caro Amigo
Estou nesta.
Podem contar comigo
Abraço
Allas

Sim, é verdade.
Estive lá há pouco e verifiquei isso mesmo
Um Abraço Amigo
Carlos Pereira Martins

Elvira Carvalho disse...

Amigos, agradeço a vossa pronta resposta. Porque eu tenho a minha mãe de 83 anos acamada e a precisar de cuidados constantes, não me posso comprometer para nenhum grupo, pelo que tenho espalhado a notícia o mais que posso, na esperança de que tudo dê certo.
Um abraço

Maria Letr@ disse...

Amiga Elvira,
Gostaria de expressar-lhe os meus mais sinceros votos de melhoras para a Sua Mãe.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Elvira
Já estou inserida no núcleo de Viana do Castelo.

Eis a mensagem deixada no Ning.

Amigos,
Em Vila Nova de Cerveira estava a começar a divulgação, talvez consigamos criar um núcleo.
Para já quero que contem comigo para tudo... depois só da minha família e amigos mais próximos apareceram, garantidamente, pelo menos mais vinte pessoas.

Mantenham-me informada, seja para o Sempre Jovens, seja por e-mail.
Vamos fazer a diferença.


Fernanda Ferreira

Luis disse...

Amigos,
Entrei em contacto com a Quercus no sentido de se ligarem à Campanha de LIMPAR PORTUGAL, estou a aguardar a sua resposta.
Igualmente vou entrar em contacto com as Forças de Segurança, Bombeiros e Empresas de Transportes de Residuos. Logo que tenha resultados transmitirei.
Saudações Amigas

Pena disse...

Oh, Linda Amiga:
Só poderia vir de si, a ideia espectacular para salvaguarda do nosso país.
Um gesto sublime e divinal.
Eu alinho.
Um post belo pela pureza e ternura de si.
Perfeita amiga.
Beijinhos amigos de respeito imenso pela seu valor de ouro puro.
Maravilhado por tanto encanto numa atitude de autêntica Cidadania fantástica...

pena

Bem-Haja, linda...!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridos amigos e leitores,

Há mais uma amiga que me contactou para o meu Blogue, deixo-vos o link da Manuela Araújo, é bom que nos mantenhamos unidos...a união faz a força.
limpar-portugal

Beijinhos,

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo Pena,

Muito obrigada por aderir a esta causa nobre. Para que a adesão seja efectiva, peço-lhe o favor de se registar num dos Centro dos Limpar Portugal (veja comentário anterior) na área mais próxima da sua residência.

Gostaria de frisar que esta é uma ideia conjunta, não minha.

Pedro Ferreira disse...

Olá Mãe! Estás aqui envolvida num projecto que muito me orgulha, já tinha visto no teu Blogue.

Oxalá consigam mobilizar o máximo de pessoas e limpar mesmo o nosso belo país.
Todos devíamos estar conscientes para este flagelo, o lixo.
A Suíça exporta-o todo e nós pagamos para a recolha e não é pouco.
Separamos tudo, tudo mesmo. O papel e cartão é recolhido num dia específico da semana, e só nesse dia deve estar exposto mas no sítio certo.Cada contentor de lixo está resguardado por uma estrutura que o protege do sol e da chuva,e tem um aluquete, que só o dono, ou donos, se for mais do que uma pessoa por moradia, podem aceder. O pagamento do contentor e das suas descargas regulares é pago na Câmara.

A Suíça é como dizes e sabes bem, um país tão limpo que ninguém se atreve a sujar, mas também se alguém se atrever pode ter a certeza que não fica ileso.Paga, e as multas são a doer.

Boa sorte para o projecto.

Beijinhos mil,
Pedro

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada Pedro...sei bem como tudo funciona aí, era um milagre se algum dia conseguíssemos fazer de Portugal uma mini Suíça.
Tenhamos esperança que depois de limpo surja a consciência que é crime sujar, que as pessoas se sintam mal ao fazê-lo.
Pelo menos isso.

Beijão :)))
Mãe
Fernanda Ferreira