05/04/2009

Coragem



Que a coragem não me falte, ao acordar
Que o olhar não se turve, se chorar
Que os ombros não se curvem, se pesar
Que o sorriso não esmoreça, se gelar


Que o meu passo não vacile, se doer
Que o sonho não desista, se sofrer
Que as mãos não se fechem, se perder
Que o medo não me vença, se vier


Que, enfim, o dia nasça devagar
E a lua, devagar, vá descansar
Que eu preciso de mim para viver
E não passo sem aquilo que sei ser.

Título: Coragem

Autor(a): Maria Carrilho

Data: Primavera de 2003


Fernanda Ferreira

9 comentários:

Miguel Letra disse...

Ná,
Maria Carrilho, o José Maria Carrilho??? Mesmo? ou terá sido a Barbara Guimarães? ;)

Luis disse...

Amiga Ná,
CORAGEM - ao ler estas linhas tão lindas como verdadeiras relembrei momentos difíceis por que passei pelas Áfricas. Aí tive de a chamar a mim e aos meus homens para conseguirmos vencer o medo que sempre aparece nesses momentos, e quanto é difícil vence-lo!

Miguel Letra disse...

Luis,
Se foi combatente de Ultramar - o meu sincero respeito e verdadeira homenagem.
Para si e para todos os seus Homens.
Se é o caso, gostaria de deixar claro, neste momento, que não tendo vivido conscientemente as guerras ultramarinas, considero-vos, a todos – Nossos Heróis!
Corajosos soldados que em sacrifício se desatam de suas vidas e famílias para servir interesses maiores por mais pequenos que fossem!
A dor do segundo sem esperança, o zumbido da bala, o parceiro caindo, a moral de pé, o vacilar, querer fugir sem ter vontade nas pernas, querer ficar sem ter esperanças de vingar, querer berrar sem ter voz faz de vós nossos HEROIS.
Apesar de não ter sido em glória, nunca em vossas almas foi em vão!
Na qualidade de filho de geração seguinte - Luiz e filhos da escola: O nosso Obrigado pela dádiva do vosso corpo e alma!

Unknown disse...

Amiga Ná,
todos nós em alguns momentos da nossa vida precisamos dela, da coragem. Pois que nunca nos falte, assim como a certeza e firmeza para que possamos agir correctamente.

Lindo o poema!

Beijinhos,
Ana Martins

Luis disse...

Amigos em especial ao Miguel,
Acredite que fiquei muito, mas muito, sensibilizado pelas suas palavras que foram muito sentidas, tenho disso a certeza. Não tenho vergonha de dizer que me assomaram as lágrimas aos olhos ao ler as suas boas palavras. Cumprimos o nosso dever e nem por isso a maioria do nosso povo mais jovem disso se apercebe tal é a desinformação vigente e "oportunística". Terei oportunidade de as transmitir ao meu pessoal aquando nos juntarmos no próximo almoço de confraternização. Não somos heróis na acepção da palavra fomos sim cumpridores das nossas missões! Na realidade somos VENCEDORES!

Miguel Letra disse...

Foi sentido o cumprimento que vos dedico!
Nunca se esqueçam que todos os vossos terríveis segundos vividos na escuridão da vida, eternamente se perpetuarão nos luminosos corações devotos que vos lembrarão!
Enquanto existirem homens que vos lembrem, a nossa história continuará, vitoriosa, grande e cheia de corajosos para louvar.
Benditos sejam todos vós, devotos Heróis sem nome!

Luis disse...

Miguel,
Não tenho mais palavras para lhe exprimir o quanto estou sensibilizado pelo seu sentido de justiça tão avesso ao agora existente na nossa sociedade. E por aqui me fico pois já me é difícil ler as letras que vou escrevendo... Um grande abraço muito amigo!

A. João Soares disse...

Conheço Maria Carrilho, que se dedica a relações internacionais e assuntos de Defesa. Não a sabia poeta, mas os seus contactos com militares pode ter-lhe dado esta sensibilidade para o valor da coragem.
Porém, coragem é um atributo que deve estar sempre presente, nas nossas decisões que exigem sacrifício e renúncia a pequenos prazeres e escolha para melhor aplicação dos nossos recursos.
Aqui também se aplica o «Querer é poder».
Abraço
A. João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caros Amigos,

Eu nem li o nome da autora, é-me completamente indiferente. Neste caso só me interesso mesmo pelo conteúdo.

Para ser mais precisa, este belo poema foi-me enviado por uma amiga, numa altura muito difícil da minha vida.
Passamos todos na vida por momentos terríveis e de grande dor, mas haja coragem e quem nos apoie.

Beijinhos