30/06/2009

Filigrana


Queridos amigos e leitores, permitam-me uma pequena introdução à história da filigrana, para que todos nos lembremos desta belíssima forma de arte.

A actual palavra “filigrana” deriva do latim “filumm granum” o que significa linha granulada.
Durante milhares de anos que mãos pacientes têm trabalhado este fascinante metal amarelo da cor do sol.

Filigrana é uma forma de trabalhar o ouro e a prata, transformando fios finíssimos como cabelos em peças delicadas e lindíssimas.
Feitas em linhas espirais e onduladas, as formas mais tradicionais continuam a ser reproduzidas e nunca nos cansam, pelo contrário elas mantêm todo o seu o esplendor e a atracção pela filigrana tem aumentado sempre ao longo dos anos.
Brincos, braceletes e colares para uso pessoal são a forma mais comum de usá-la, estando bem patente no traje regional Minhoto.
Actualmente até os novos designers não resistem ao seu uso, dando-lhe novas formas todos os dias.

Este meu pequenino texto é dedicado a todos, mas muito em especial à amiga bluegrasslim, que completa 21 anos (dia 2 de Junho).
A imagem mostra exactamente o presente que lhe foi enviado. Contudo, o que esta já nossa amiga para uns, e conhecida para outros mais precisa, é de palavras bonitas…não se esqueçam dela. 恭喜我亲爱的朋友 Phoebe.

Fernanda Ferreira

9 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Linda oferta à amiga Bluegrasslim que, por sinal, faz anos no dia da minha filha Joana a Mãe do Tomás!
Espero que ela goste da escolha, pois de um coração se trata. Para além das peças que mencionou fazem-se outras como as caravelas, que são muito apreciadas pelos turistas, pois como se sabe estºao ligadas aos descobrimentos.
É muito interessante esta sua faceta de nos apresentar temas relativos à nossa terra e aos nossos costumes.
Um grande beijinho.

UBIRAJARA COSTA JR disse...



Acabo de ler seu comentário no " Em prosa e verso". Voce disse que não sabia porque o comentario anterior não aparecera, é que eu colaboro num outro blog, o Chega=junto e postei o mesmo texto nele também e foi lá que você deixou seu comentário. Então, amiga, fique tranquila que os recebi, os dois e fico-lhe muito grata. Adorei seus comentários.
Gostaria de perguntar-lhe se prefere que eu não publique seu comentario de hoje. Entendi perfeitamente, até ja passei por isso, concordo plenamente com você, acho que esta certa. Então me diga se devo ou não publicar.
E, se quiser, pode usar meu e-mail para resposta.
beijos

Dulce

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Dulce,

Pode sim...publique no seu Blog todos os meus comentários, sem problema algum.

Bem-haja pelo apoio e compreensão.
Beijinho

Maria Letr@ disse...

Pois é! E cá está a Ná a trazer ao blogue coisas de interesse, desta vez sôbre a filigrana portuguesa, que tanto aprecio. O seu gosto por escrever sôbre a arte e outras maravilhas de todo o mundo, que muito admiro, leva-me a deixar-lhe aqui um pedido: quando tiver oportunidade de o fazer, pode trazer aqui algo sôbre Conimbriga?
Ficava muito contente.
Beijinhos.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amiga, não só pelo interessa mostrado neste meu post mas também pelos elogios que são sempre estimulantes.

Conímbriga será o meu próximo trabalho, já lá estive háaaaaaaa séculos, terei todo o prazer em lá voltar.

Beijinho,

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridos amigos,
Obrigada por não se terem esquecido da minha querida Phoebe :)
Estive com ela num chat de quase uma hora, eram 4:00 da manhã lá e ela não podia estar mais feliz.

Passou o aniversário com 6 amigos que lhe proporcionaram uma pequena festa com bolo e tudo, na estalagem que dividem em Kuala Lumpur, onde ela estuda.
Ainda não recebeu a minha lembrança,já despachada há 13 dias, não estou muito feliz com a ideia, esperemos que chegue.
O mais importante para ela fora as vossas mensagens.
Obrigada mesmo, ela já vos respondeu no seu Blogue e no meu, brevemente virá até ao Sempre Jovens.

Um beijo especial ao amigo João e à querida Ana Martins.

Beijos

BlueGrass disse...

Dear Na,

I left a comment at your blog yesterday. At here, I want to say thank you again. I hope I can receive this present as soon as possible. I will let you know if this beautiful filigree arrive my house.

Hugs \(^_^)/


BlueGrass

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Sweet Phoebe, my dear friend...

This wonderful team of Sempre Jovens is very happy for you.
With or without this small gift, yesterday you were happy, I was virtually lucky enough to share some of those moments with you.

Don't thank me, but all those who really care for you, and be certain that you already have a huge group of friends over here.

As I have told you, I am still hoping and praying that the parcel will arrive within a few days. Let's wait and see.

Thank you for visiting us.
Hugs from everybody,
Love

Pedro Ferreira disse...

Também estive no Blog da Phoebe, obrigada por me teres englobado na tua mensagem.
Aprendi bastante com este teu texto, confesso que achava a filigrana algo demodée.

Beijão,
Pedro