05/04/2009

Serão as diferentes formas de Arte relevantes na vida das pessoas?

Para começar, eu gostaria de dizer que fui ensinada a deixar para o fim a minha opinião pessoal, mas não resisto, este é outro daqueles temas que me deixa em pulgas com excitação.

Eu pessoalmente penso que todo o tipo de Arte é de extrema relevância na vida das pessoas. Os diversos tipos de Arte são vitais para a condição humana, primeiro porque aportam beleza, divertimento, prazer e entre outras, alguma forma de educação e de cor ao mundo onde vivemos, frequentemente tão somente a preto e branco.
Toda a gente beneficia da Arte em geral, infelizmente não tão frequentemente como seria desejável, especialmente se essas pessoas vivem longe das grandes cidades onde os eventos mais importantes têm lugar. Contudo, há em cada vila ou cidade, pelo menos um Cinema, um Teatro, uma Biblioteca, algumas Estátuas num jardim público, exposições de Arte, etc., portanto ninguém está totalmente privado de apreciar Arte, seja de que forma for.

Depois toda a gente, de acordo com os seus parcos conhecimentos ou por razões económicas, não tendo um Paul Cézanne, ou outro qualquer quadro de um pintor famoso em casa, tem pelo menos uma gravura, aguarelas ou óleos sobre telas ou mesmo cópias, não importa… seja o que for… tudo serve não só para decorar as paredes mas sobretudo para nos contar um história, para nos mostrar outras perspectivas de vida, estimular a nossa imaginação ou tão simplesmente adoçar as amargas lembranças da nossa vida.

Para concluir, gostaria ainda de dizer que é indubitavelmente verdade que a Arte nos fornece verdadeiras imagens da nossa História, do nosso passado. Os frescos, as pinturas, os desenhos, a escultura, as fachadas, os painéis de azulejos, as pinturas rupestres, os próprios monumentos (sobretudo as igrejas, catedrais, etc), todas as formas de Arte nos legam um conhecimento riquíssimo, uma vez que os seus autores foram influenciados pelos assuntos que os perturbavam / envolviam na sua época.
A arte educa, abre mentes, conduz-nos a ter bons sentimentos a imaginar e contribui na cidadania de forma siginificativa. Como diz o velho ditado, o mar é belo aos olhos de quem vê!
Fernanda Ferreira

9 comentários:

Miguel Letra disse...

Perdão (pelo FF), Ná will be! lol

Miguel Letra disse...

Ná,
Este tema toca-me particularmente por também eu trabalhar e viver intensamente na e com a Arte.
A Arte para além de tudo o que muito bem falou é e sempre foi uma forma de espiritualizar e criar um elo com o Divino. Recordemos que já nos primórdios da humanidade ela era usada para transmitirmos desejos, temores e os nossos sonhos tanto a Deus bem como para deixar como legados de conhecimento.
Na Arte o Homem encontrou uma forma de preservar as suas vidas e descobriu que através das formas ele conseguiria quebrar dimensões até então herméticas. Com o aperfeiçoar deste conhecimento artístico o ser humano descobriu a geometria e com ela também descobriu que Maravilhosamente Deus se manifesta artisticamente em essência (existe quem tenha dito um dia: Deus Geometriza)
Finalmente digo que não acho correcto o termo Arte Sagrada ou Sacra porque, para mim TODA ELA é Sacra.
Abraço!

A. João Soares disse...

Cara Ná,
Tive um professor de história da arte europeia que dizia que arte é tudo o que dá prazer à vista, ao ouvido e aos outros sentidos. A arte produzida pelo homem é, como diz, um repositório da história dos acontecimentos, dos costumes, da forma de pensar ao longo das épocas.
Mas, além da arte feita pelos artistas, há a beleza da Natureza: «o mar é belo aos olhos de quem vê». É gratuito e muito gratificante apreciar o muito de belo que a Natureza nos oferece em permanência.
Por isso, como diz o amigo Miguel, a arte é divina, tem muito de sagrado, de sublime.
Abraços
João Soares

Anónimo disse...

Ora aqui está uma surpresa! muito agradável por sinal, mas entre nós (que ninguém nos ouve)cá em casa nenhum de nós é artista, somos totalmente auto-didactas, mas quem tem mais trabalhos não sou eu.

Bem, o texto está óptimo, para variar.

Beijo,
José Ferreira

A. João Soares disse...

Cara Ná,
Felicito-a pela paixão deste seu admirador que aproveitou todos os espaços, para lhe dispensar rasgados elogios. Disto já há pouco. Conserve bem o seu marido.
Abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo João,

O meu admirador nunca deixa de me surprender pela positiva, verdade!!!

Obrigada,
Beijinho

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro Amigo Miguel,

Estava longe de saber que trabalha directamente com a Arte, ainda bem, fico feliz por ter abordado um tema de interesse comum.

Só posso concordar consigo, toda a arte é sagrada.

Beijo,

Luis disse...

Cara Ná,
Tomei tal liberdade por me parecer que prefere ser assim tratada. Com o risco de repetir o que já foi dito, para mim, toda a Arte tem o quê de Divino pois através dela o atingimos.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada, Caro Amigo Luis,

Efectivamente assim é, todos os meus amigos me tratam assim, se me trata assim é uma grande honra para mim.


Beijinhos