23/09/2009

O que é a Gota...


Hoje ao ler um comentário de uma nossa colega, fiquei a pensar nesta doença e quão pouco sabia dela.
Depois de alguma pesquisa encontrei algumas respostas, o Google é muito nosso amigo.

Primeiro e em termos muito gerais, descobri que Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e que se desenvolve pela ausência congénita de um mecanismo enzimático que excreta ácido úrico pelos rins. Não havendo eliminação adequada, aumenta naturalmente a concentração no sangue.

Há outras razões para se sofrer de gota, mas nenhuma delas se prende com o facto da pessoa em questão beber ou ter bebido álcool, como erradamente muita gente associa.

Recomenda-se uma dieta onde se restringe a ingestão de bebidas alcoólicas e se evite o jejum prolongado.
O controlo ideal da dieta deve ser feito com nutricionista. Alguns pacientes conseguem controlar o ácido úrico somente com dieta. Certamente, o defeito enzimático é menor. O grande segredo da dieta é abandonar os alimentos proibidos e não fazer ingestão excessiva dos alimentos controlados e de bebidas alcoólicas.
O mais imporatnte na dieta é diminuir a ingestão de alimentos ricos em proteínas, tais como carnes vermelhas, frutos do mar, miúdos, embutidos.

Ainda se deve orientar a redução do peso e em caso de crise, indica-se o uso de analgésicos e compressa de gelo local.
É de fundamental importância consultar um médico capacitado para poder fazer o diagnóstico e tratamento adequados.

Para mais informações deixo os links onde fiz as minhas pesquisas e preparei este pequeno texto - ABC da Saúde e Gota
Ainda gostaria de citar o Blogue do amigo João Soares, onde não faltam conselhos sobre saúde e alimentação e onde poderão seguramente encontrar mais sobre este assunto, aqui fica o link - Saúde e Alimentação.

Fernanda Ferreira

3 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

A Gota, doença que tem crises dolorosas nas articulações corresponde au aumento de ácido úrico no sangue.
O site http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?368 diz entre outras coisas que:
«A gota secundária deve-se a factores predisponentes como: Álcool, trauma, dieta hipercalórica, drogas que provocam grande destruição celular, uso abusivo de aspirina e diuréticos.»
A dieta é fundamental, devendo evitar-se, de certo modo, a carne vermelha, mariscos e outros alimentos com muitas calorias.
Transcrevi este seu post para o Saúde e Alimentação, onde vou colocar este comentário com esta achega.

Beijos
João

Unknown disse...

Caros colegas,
foi com satisfação que aqui encontrei este post, que significa sem mais rodeios a vossa preocupação e atenção para esclarecer e ajudar quem padece destes problemas.

O meu marido já tem níveis elevados de ácido úrico à uns anos, e no caso dele e dos seus familiares é hereditário, já que não é só o Mário, são também todos os irmãos (11) e já o meu sogro tinha.

Ele sabe que tipo de dieta deve fazer, mas sendo Goês, escusado será dizer-vos que lhe é muito difícil, ontem mesmo me pediu para fazer peixe recheado, justificando-se que já está de dieta à muito tempo. É lógico que não fiz, comeu um peixinho grelhado e disse à barriguinha que era recheado.

Quando tem crises são sempre muito dolorosas, não consegue sequer andar.

Grata pela atenção, beijinhos
Ana Martins

Luis disse...

Querida Ná,
Sempre pugnando pela causa da saúde pública. Belo artigo de alerta para uma doença deformante e dolorosa que afecta muitos portugueses.
Obrigado por este espirito de informação que vai integrando no blogue.
Beijinhos amigos.