08/09/2009

EDUCAÇÃO TRADICIONAL

Como o mundo ficou diferente!
Há alguns anos atrás, as famílias educavam seus filhos dentro dos mesmos princípios e normas de educação e cultura. O que era errado na minha casa, também, era errado para os amigos, colegas e vizinhos. Não havia dupla interpretação da mesma falta, e todos os pais puniam os filhos faltosos.
Meus pais muito cuidadosos, incansavelmente repetiam e nos cobravam:

PENSE ...
antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.
NUNCA ...
deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
TENHA ...
interesse nos outros - em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
SEJA alegre...
Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
CONSERVE...
a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.
DEIXE ...
que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
TENHA...
cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.
NÃO ...
faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as acredite.
NÃO...
seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

Como me empenho para passar aos meus netos tais princípios! Sempre com pressa ouvem só quando interessam, deixe pra depois vó, e cheios de afazeres, aulas disso e daquilo, esportes, colégios, passeios, viagens, excursões, jogos eletrônicos, etc, lá se vão sem nos escutar!

6 comentários:

Adelaide disse...

Amiga Celle,

Parabéns por um tema tão importante. Infelizmente hoje já não se educam os filhos da mesma forma.

Abraço
Mara

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida mana Celle,

Os tempos são outros!!! Os pais não têm tempo, os professores não têm pachorra, as crianças e adolescentes deixaram de prestar atencão ao que se lhes diz. Só o que se vê na TV e os amigos sabem é que conta, infelizmente é assim.

Beijos

Luis disse...

Queridas Amigas,
Concordo que os tempos são outros mas atenção que os princípios deviam ser os mesmos de então! O que se verifica é que se deixaram cair esses mesmos princípios para um facilitismo que em nada beneficia quer as Crianças quer os seus Pais... De uma maneira geral, mantendo-se os princípios enunciados, a vida de todos eles seria muito mais equilibrada e com melhores resultados quer nos estudos quer na sua integração na vida social e profissional. O problema é que a sociedade em geral se desligou da Ética permitndo que os Valores outrora seguidos fossem considerados obsoletos e negativos. Hoje em dia a manha, a chico espertice, a balda, a falta de respeito, etc., etc., imperam nos adultos e são o exemplo que dão aos seus filhos. A EDUCAÇÃO CAIU NA LAMA! Dificilmente os Pais que ainda se regem por Princípios e Valores como os aqui enunciados conseguem que os seus filhos compreendam que é por esse caminho que devem seguir para seu Bem e da Sociedade em que estão inseridos!
Acredito que todos nós os seguimos e procuramos que os nossos filhos o façam, apesar de todas as solicitações em contrário! Do que tenho apreciado nos diversos comentários e post's aqui apresentados é isso que se verifica e sente! Nós os Sempre Jovens ainda não esquecemos que a VIRTUDE é o melhor que nos pode e deve acompanhar ao longo da Vida!
Beijinhos muito amigos e sentidos.

Celle disse...

Amigo Luis!
Como me sinto feliz por estar participando de uma comunidade onde meus valores e meus princípios são os mesmos vivenciados pela maioria dos membros do grupo!
Há pouco tempo aqui,agradeço o carinho, o respeito com que me tratam e retribuo igualmente comungando mesmas ideias e pensamentos...
Obrigada!

A. João Soares disse...

Cara Celle,

Como a Ná diz há várias desculpas para a mudança. Mas não há justificações para a degradação de atitudes e de comportamentos de relação entre as pessoas. É preciso restaurar a ética e o respeito pelos outros. Deixar-lhes espaço para terem a liberdade igual à que desejamos para nós. «Amai os outros como a vós mesmos», um conceito de respeito que deve ser aplicado a todas as situações na vida em sociedade. Não faças aos outros o que não quiseres que te façam.

Abraços
João

Agulheta disse...

Ná. Realmente os valores se estão perdendo de dia para dia,os meus filhos foram educados a respeitar e nunca passar por cima de ninguém para atingir objectivos,os netos de igual modo,mas que os costumes estão brandos é verade.
Beijinho de amizade
Lisa