11/08/2009

Santa Tecla ...ou Santa Tegra - La Guardia


La Guardia é uma das povoações piscatórios mais típicas de Galiza, com a sua costa abrupta, em cujo rendilhado de costa podemos encontrar as praias de Area Grande, Fedorento e Aldramán, além de uma linda praia fluvial situada na foz do rio Minho, conhecida como Camposancos. Em La Guardia visitámos o porto de pesca e o Monte Santa Tecla (340 mts).
Em Galego o castro é chamado de Santa Tegra e em Português de Santa Tecla.

No monte Santa Tecla, encontramos testemunhos do paleolítico e neolítico, entrelaçados com a cultura "castreña", especialmente no povoado celta, com as sua cabanas circulares e todo um conjunto de muralhas de protecção. No cume deve ser visitada a eremita de Santa Tecla.
Esta povoação foi construída na idade do ferro e ocupa uma grande extensão de território, em diferentes locais do monte.

Local que cativa não só pelo testemunho do povoado mas também pela vista abrangente que o cume do monte proporciona, ente elas; o rio Minho, a foz do rio e o mar atlântico. Vila Nova de Cerveira, Caminha e outras terras de Portugal bem como Las Rosas, A Guarda e outras terras de Espanha.
Para chegar a Santa Tecla, ficam aqui duas sugestões:

A partir de Vila Nova de Cerveira entra na ponte que atravessa o rio Minho e chega até Espanha. Segue a estrada principal até Guarda (uma distância de cerca de 15km) onde encontrará uma tabuleta, à esquerda, a indicar o ponto de interesse. Um pouco mais à frente inicia-se a subida do monte.

Ou então, poderá apanhar o ferry boat (que também transporte viaturas) na localidade de Caminha, e junto á outra margem do rio encontra-se o sopé do monte de Santa Tecla.
É necessário comprar um passe de circulação na estrada incluída na zona reservada do monte de Santa Tecla. No cume existe, para além da anunciada vista de 360 graus, um museu, restaurante e lojas de recuerdos.


Boa viagem…apreciem algumas imagens. Para ver mais imagens veja aqui.
Fernanda Ferreira

2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Ná,

Parabéns por mais este trabalho de divulgação das belezas locais. É didáctico, cultural e de interesse turístico.
Vem valorizar a convergência para os objectivos do blogue.

Beijo
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amigo João,

A minha intenção é tão somente divulgar a belíssima região onde escolhi viver.
Naturalmente suspeita, ouso dizer que ela é seguramente uma das mais lindas deste país.

Beijinho