21/08/2009

Acidente dramático por negligência

Acerca da derrocada da falésia na praia Maria Luísa em Albufeira, uma visitante do blogue do Miradouro deixou o seguinte comentário no post «segurança dos cidadãos inexistente!!!» Um título de post que vem mesmo a propósito! Estou revoltadíssima, amigo João Soares. Arrepio-me só de falar dum tema tão a propósito hoje. Como pode este governo que nem chega ao valor de "pataca e meia", dar a cara ao País quando negligenciou coisas que eu, simples cidadã Portuguesa, venho vendo há tantos anos?

Desde sempre me preocupava não colocar a minha família sob a ameaça de queda de falésias no Algarve, quando íamos para as praias lindíssimas daquele recanto do nosso País. Desde sempre pensava porque seria que proibiam os peões de pisar as bermas no topo das mesmas e não vedavam a passagem das pessoas cá em baixo, na praia, mesmo por debaixo desses blocos de terreno? Não compreendo, amigo João Soares, não compreendo. Sinto-me de luto pela notícia que hoje ouvi e que nos envergonha. Se eu, como simples cidadã, repito, via estas coisas, porque é que o Governo não viu que isto podia acontecer e não alertou o presidente da câmara de Albufeira?

É motivo para eu perguntar, gritar bem alto: WHY??????? As minhas lágrimas caem pelo sofrimento das vítimas (não sei quantas e se houve mais do que uma) e das suas famílias. Pobre País, o nosso. Faltava só mais esta!

Maria Letra

Respondi da seguinte maneira:

Minha querida Amiga,

Foi por este seu comentário recebido por e-mail que tive conhecimento da derrocada da falésia. Pelos vistos, o perigo era iminente há muito tempo, o que leva a interrogar as autoridades:
- da protecção civil desde o governo até ao serviço municipal;
- da Câmara Municipal;
- da Autoridade Marítima.
Que medidas deviam ter sido tomadas e não foram para evitar o acidente ou, se ele ocorresse, para reduzir os seus efeitos nefastos.
Porque não foi feito um gradeamento por forma a evitar a passagem e a paragem de pessoas na área de perigo?

Falta de responsabilidade generalizada. As pessoas candidatam-se aos cargos a pensar nos seus interesses pessoais e cientes de que gozam de imunidade e de impunidade.

É de lamentar. E será bom que os eleitores não se esqueçam disto no momento de votarem.

Sobre este acidente, além de outras notícias podem ser lidos os artigos:
- Duas pessoas soterradas na derrocada de falésia em praia de Albufeira
- "Viu-se uma nuvem de poeira e as pessoas começaram a gritar"

4 comentários:

Anónimo disse...

é como afirma, ninguém liga a nada, só penssam no proveito próprio.Por ex: os buracos na via pública, colocam um pin a sinalizar e se esse pine sair fica o buraco meses a fio, até que algué tenha um acidente , aí o buraco no outro dia eatá tapado.
N nacional 125 de Faro para Olhão está um carro abandonado há quase um anoe ainda ningué o removeu , esperam que alguém se espete para o tirar. É assim este país...... Sem comentários.

Um abraço: Carlos.

http://ocicloturista.blogspot.com

Maria Letra disse...

Amigo João Soares,
Li e comentei o artigo do jornal "Público". Este acidente não me sai da cabeça, até porque penso no quanto deverão estar a sofrer as famílias das pessoas que morreram e as dos que estão mal.
Há, na verdade, muitas pessoas inconscientes porque, segundo foi afirmado ali, havia um aviso, mas eu pergunto se não teria sido possível vedar COMPLETAMENTE a passagem das pessoas (inconscientes) para o local. Sabemos que as há e ao pretenderem confiar nos inconscientes, só provocaram o pior, que até ficou mais caro e deu mais trabalho a quem teve de actuar no local.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Cara Mizita,
É sempre doloroso ter conhecimento de acidentes fatais que podiam ter sido evitados. O sinal que avisava de perigo, não era explícito acerca do perigo a evitar, segundo algumas testemunhas disseram. Por outro lado várias pessoas disseram que aquilo era de esperar em tempos próximos. E há muitos casos pela costa fora. Será bom que agora façam obras de consolidação das escarpas. Na linha de Cascais próximo do Estoril foram feitas obras que dão garantia de não haver derrocadas a não ser em casos altamente improváveis. Foi uma boa decisão durante este executivo municipal.

Um abraço
João

Anónimo disse...

Ι know this sitе prοvіdеѕ quality baѕed агticleѕ οr гevіews and adԁіtional materiаl, іs therе anу othег ωebѕіtе
ωhiсh оffers suсh infοrmation іn quality?
Feel free to visit my web page http://www.iseethephilippines.com/