09/06/2009

Ser feliz

A vida é uma questão de se fazer ou não se fazer. De cuidar ou descuidar e essencialmente de saber valorizar o que é realmente importante.
Não podemos deixar que os nossos erros sejam uma mágoa mas antes uma lição para ponderar, aprender, superar e perdoar.

Uma vida feliz consiste basicamente numa questão de escolhas, consequentemente, eu escolho ser feliz … e não preciso de muito para o ser.
A vida não tem que ser perfeita e maravilhosa, desde que alguém me ame e esse sentimento seja recíproco, já é mais do que suficiente.
Não permito que a minha felicidade dependa só dos outros, agarro-a bem com as minhas mãos para que esteja sempre ao meu alcance. Manter-me feliz, não é meramente uma emoção ou ilusão mas sim e muito mais uma opção.

A vida dá-me muitas escolhas…se não as puder ter todas que tenha só algumas: se não puder ser sempre boa, como tanto gostaria, pelo menos que não seja má. Se não conseguir ser totalmente, imensamente e eternamente feliz, então que não seja completamente infeliz. Isso basta-me.

A felicidade não se encontra ao fundo da rua, ela vai acontecendo ao longo do caminho da vida. Por isso, e como não tenho como garantido o dia de amanhã, encontro uma razão para ser feliz cada dia que passa.
Hoje estou particularmente feliz, espero ter conseguido dividir alguma da minha felicidade com todos os que tiverem tempo para ler este meu pensamento. Sejam felizes comigo!

*foto - Pedro (filho) e a vossa amiga.
Fernanda Ferreira

10 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Ná,
Como me faz feliz ver pessoas felizes! O mundo fica mais bonito quando o sorriso vem da alma e se espalha em volta de que o dá. Adorei seu texto, e sabe-la feliz. Dizem que "é preciso saber viver" e acho que você encontrou a receita certa.
Seja sempre muito feliz, minha amiga.
beijinhos
Dulce

A. João Soares disse...

Querida Ná,

É um grande prazer saber de alguém que confessa ser feliz. Normalmente anda toda a gente a lamuriar-se sem auto estima, sem auto-confiança.

A felicidade não vem por caso, nasce do desejo, dos objectivos gerados com base nos sonhos. Aceitar desafios, abrir portas, avançar, vencer dificuldades, apreciar os pequenos gestos, as flores do jardim em que vivemos, em que as flores são os outros, cada um com sua personalidade, sua cor, seu aroma, o seu clube, o seu partido, com as suas qualidades e defeitos. Olhar o mundo com pensamentos positivos é condição indispensável para viver feliz e ter força para ultrapassar os obstáculos.

Será difícil chegarmos a compreender todos os segredos do universo. Mas para ser feliz, basta não querermos o impossível e apreciarmos as pequenas belezas que nos cercam: o acordar com capacidade de ver, ouvir e movimentar, o sol, uma flor, o fenómeno da chuva a temperatura que está mais ou menos quente ou fria, todas as minúsculas parcelas da natureza, podem ser motivos de reflexão, de apreço pela vida.

A felicidade depende da forma como se apreciam todas as pequenas coisas, depende dos nossos pensamentos positivos. Ela está em nós e brota de nós se formos apreciadores interessados e positivos do que há de bom naquilo que nos cerca.

Enriquecemos sempre quando contactamos com pessoas inteligentes e práticas. Neste momento, estou deliciado com a alegria que a Ná obtém das coisas mais simples, desde o jardim à casa aos amigos da Internet, à família, etc.

Isso é o cúmulo da sabedoria, o segredo da felicidade. Somos felizes AGORA, se conseguirmos ver beleza e retirar alegria das coisas simples que nos cercam, que estão à nossa disposição. Perder tempo dominado pela ambição de chegar longe, onde poderá estar aquilo que pensamos criar a nossa felicidade, é desperdiçar tempo e energias e dificultar a eventual felicidade que tem de existir no presente. Ela é um presente à nossa auto-confiança. Ela está dentro de nós ou aqui ao lado. Continue com essa filosofia de vida e seja sempre feliz.

A nossa vida tem que ser gerida entre duas margens, o amor de um lado e o medo do outro. Para não ter medo é necessária a auto-confiança, a independência da opinião dos outros, o amor e a confiança nos amigos, o esclarecimento bem intencionado, a aceitação das diferenças, a compreensão e o perdão de algo que não pareça muito bem, mas sem ressentimento corrosivo.

Desejo que continue muito feliz e que continue a fazer transbordar a sua felicidade sobre os outros, porque ela tem sempre um retorno como a imagem no espelho, como o eco.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridos amigos Dulce e João,

Este tema tem sido muitas vezes aqui abordado, uma delas foi mesmo pelo amigo João em para-ser-feliz, esta foi só uma forma mais intimista de abordá-lo.
Está expressamente relatada na primeira pessoa do singular, por razões que alguns de nós sabem, mas também porque quero partilhá-la com todos. Sou feliz sim, particularmente hoje.
Obrigada,
Beijinhos,
Fernanda Ferreira

Adelaide disse...

A felicidade é contagiante. Acabei de ler o teu texto, que está muito bem escrito, e, como tu própria dizes, conseguiste dividir comigo a tua felicidade. Portanto, para já, quem te leu está feliz !
E tu própia és a autora da felicidade que sentes hoje. Tu própria trabalhaste para isso. Parabéns
Milai

Celle disse...

Ná, maninha querida!
Arrasou! Assim dizemos por aqui, quando alguém se sai bem numa dificil explicação.
Ser Feliz, é o presente de Deus às pessoas boas e generosas como você, solidárias, amam o próximo como a ti mesmas.
Seu sorriso, seus gestos, suas ações denunciam, explicitamente, esta felicidade!
Estou imensamente feliz por sabe-la Feliz, veja como é contagiante!!!rsrs
Beijos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridas amigas, Milai e Celle,

Cada vez me sinto mais feliz por sentir que consegui o meu objectivo, dividir a minha felicidade com todos vocês.Isso é algo de maravilhoso.

Obrigada a ambas do coração,

Beijinhos,

Unknown disse...

Ná,
conseguiu sim dividir e até me contagiar com a sua felicidade, gostei do pensamento e da forma como encara a vida.

Beijinhos,
Ana Martins

Luis disse...

Querida NÁ,
Estou maravilhado com tanta Felicidade ela adveio, estou em querer, porque conseguiu superar-se e assim criou a auto-estima suficiente para acreditar em si!
Continue assim que nós só ganhamos com isso pois a sua Felicidade é muito comunicativa! Depois de tantos comentários das nossas amigas e do João (que se esmerou) tenho dificuldade em não os repetir...
Muitos beijinhos e Xis do coração

Luis disse...

NÁ, tem um filho que se vê gostar muito da Mãe e isso ajuda em muito à sua Felicidade, não é?
Um abraço também para ele

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Ana e Amigão Luís,

Muito obrigada por terem estado comigo e compartilhado a minha felicidade...
Esta é realmente a minha postura na vida.

Tenho a imensa felicidade de ter uma família que amo e que me ama, o meu filho é o meu tesouro mais precioso e somos realmente muito unidos apesar da distância.

Beijinhos muitos a todos.
Fernanda Ferreira