02/11/2009

Limpar Portugal - 20 de Março

Gosto dos artigos que o jornalista Manuel António Pina publica regularmente no Jornal de Notícias. Pouco extensos sem floreados, mas com o essencial sintético, denso transmitindo conceitos muito válidos que merecem reflexão. O de hoje refere-se ao Movimento Limpar Portugal, que aqui tem sido abordado desde os primeiros passos do movimento. Não se trata de um peditório, de um congresso, de um seminário, de um ciclo de conferências, de uma universidade de verão, mas de um trabalho voluntário, prático, no terreno, de mangas arregaçadas fazendo obra visível. Oxalá em 20 de Março Governo e Autarquias saibam colaborar com esta iniciativa e mostrar a sua consciência cívica!

Eis o artigo:

"Limpar Portugal"
JN. 091102. 00h30m. Por Manuel António Pina

Talvez afinal não sejamos inteiramente miseráveis. Às vezes surgem, com efeito, iniciativas capazes de reconciliar um cínico com a espécie humana, na perplexa versão da espécie humana que habita hoje estes 92 389 km2 à beira-mar plantados.

Inspirada em iniciativa semelhante realizada na Estónia em 2008, ocorreu a "um grupo de amigos" a ideia de "Limpar Portugal".

A novidade da iniciativa é que, em vez de organizarem mais um congresso sobre ambiente, essas pessoas se propõem limpar elas próprias as lixeiras existentes nas florestas portuguesas.

O dia já está aprazado, será 20 de Março de 2010, véspera do Dia da Árvore (e da Poesia), talvez de modo a oferecer finalmente um dia "inicial inteiro e limpo" à Primavera.

Certo é que o grupo se transformou num movimento cívico (www.limparportugal.org) já com 6 000 voluntários, gente, tendo em conta os tempos que correm, também singularmente limpa, pois "não aceita doações em dinheiro".

Nesta altura, porém, o cínico acorda: não será possível uma iniciativa do género para limpar o país do lixo dos negócios sujos envolvendo empresas de tratamento do lixo?

7 comentários:

Maria Letr@ disse...

Amigo João Soares,
Estou ligada a esta iniciativa apenas na divulgação da mesma, por estar longe do meu País. Se não tivesse fracturado o pé, até seria com muita alegria que me juntaria a todos, indo mesmo a Portugal de propósito mas, infelizmente, não posso, devido até às aulas dos meus netos.
Gostaria, porém, de fazer referência ao último parágrafo do texto, dizendo o que penso:
- Esse lixo, meu amigo, é mais difícil de extrair porque está agarrado às entranhas onde foi depositado. Requer muita perícia e estratégia de todos nós. Mas que ninguém se convença de ser impossível!
Um abraço.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Timing perfeito para relembrar este assunto tão importante.
Eu estou inscrita por Viana do Castelo e estarei presente sim, com o maior orgulho.
Tenho a certeza de que limparemos Portugal e passaremos a actuar como fiscais.
Ao mínimo acto de vandalismo contra o ambiente, seja ele de que ordem for, cada um dos que ajudar nesta campanha estará mais sensibilizado e motivado para actuar, quer chamando à atenção, quer denunciando o facto às autoridades competentes.

Obrigada pela divulgação.

Beijinhos

Luis disse...

Meus Queridos Amigos,
Acabei de ouvir a entrevista dada pelo Movimento Limpar Portugal na rádio regional centro, por sinal muito interessante e bem encaminhada pelo apresentador, e logo ao entrar no blogue dou de caras com este post.Continuamos sempre na crista da onda o que nos deve regozijar.Nessa entrevista informaram que depois dessa acção, no dia seguinte, aproveitando a data do dia da Árvore e da Primavera, em cada local limpo seria plantada uma árvore!
Tal como a NÁ estarei integrado nessa acção dado que estou inscrito desde a primeira hora.
Até lá deveremos difundir todas estas comunicações para aumentar o número de participantes na limpeza de Portugal.
Saudações e um abraço solidário.

A. João Soares disse...

Caros amigos,
Luís,
Não devemos menosprezar o nosso valor, Somos um bom blogue, que poderá ter alguns erros ocasionais mas que é movido por uma filosofia de missão, de serviço público, tudo fazendo sempre com intenção de melhorar Portugal e o Mundo.
Cultura, actualidade, esclarecimento, humor, são alguns dos condimentos da nossa culinária.

Abraços
João

Luis disse...

Caro João,
Foi isso que quiz transmitir quando referi no comentário a satisfação de ver o post sobre o tema Limpar Portugal após ter ouvido a entrevista dada na rádio.Se vires bem até disse que estavamos sempre na crista da onda. Queres melhor imagem de sucesso?
Um abraço amigo.

Manuela Araújo disse...

Caro A. João Soares

Óptima ideia de divulgar aqui ao Projecto Limpar Portugal.
Acho que vai ser a maneira de os portugueses se convencerem que são capazes, que a união faz a força.

Muito pertinente a sua pergunta no final. Gostaria também que fosse possível.

Vai-me desculpar, mas queria fazer um pequeno reparo ao título, que refere 30 de Março, quando, como diz no corpo do texto, o dia "L" é 20 de Março, antes do dia da árvore.

E já agora, deixe-me actualizar o n.º de voluntários inscrito na rede: já vai em mais de 12.900!

Um grande abraço

A. João Soares disse...

Amiga Manuela Araújo,

Agradeço o reparo no erro do título que agora, graças a si, já está emendado. Errar é humano, mas há erros que não deviam existir... num título é imperdoável!

Beijos
João