10/11/2009

TERAPIA DO ELOGIO - UMA VERDADE A SER SEGUIDA!





TERAPIA DO ELOGIO
Arthur Nogueira (Psicólogo)

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas. As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.


Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Essa ausência de elogio tem afectado muito as famílias. A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.


Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Quantas pessoas poderá fazer feliz elogiando-as de alguma forma?
Comece agora!

5 comentários:

Fenix disse...

Amigo Luis!

Que texto fantástico!
Aliás..., bem dentro do espírito deste blogue.
Ultimamente tenho cá vindo pouco, tenho comentado ainda menos... mas é apenas por andar numa enorme correria e nem sempre estar com a disposição e disponibilidade adequada para expressar devidamente os meus sentimentos... aquilo que este tipo de posts me inspira.

Gostei mesmo muito.
Curiosamente cheguei a esta mesma conclusão há anos... quando alguém de quem eu até nem gostava muito (continuo a não a achar uma pessoa boa), me deu (mais ou menos sem querer) um elogio que me ajudou muito.

Para além disso é uma coisa que faço naturalmente. Gosto de louvar as partes boas das pessoas e sempre que posso faço "vista grossa" ao menos bom.
Como eu costumo dizer: "para quê estragar o bom com o mau?"
Defeitos todos nós temos e também qualidades... se as qualidades nos forem elogiadas (para além de ficarmos mais felizes) esforçamo-nos mais por corrigir os defeitos, para não defraudar quem nos elogia... e assim nos vamos melhorando...

Nada como dar um sorriso para receber outro de volta (mas é necessário estar preparado para não o receber, ou para receber um "sorriso amarelo", ou ainda pior, alguém se tentar aproveitar da nossa simpatia).
Nada como elogiar as qualidades para as fazer "crescer"... mas também é necessário estar preparado para que isso não aconteça...

De qualquer forma, por ingenuidade ou teimosia, continuo a apostar nos elogios e nos sorrisos... (tal como fiz nestes meus textos: Gosto... e A uma Pessoa Linda...

Abraço e parabéns pelo post!
São

Luis disse...

Olá,
Obrigado pelo elogio, pois nada melhor para começar um novo dia!
Vou visitar os seus textos agora indicados para me deliciar também!
Um beijinho muito amigo.

A. João Soares disse...

Um bom tema que há muito é posto em prática aqui no Sempre Jovens em que o tratamento é de uma família muito unida, os elogios , a ajuda, os esclarecimentos as dicas. Até as críticas são feitas de forma simpática, sempre com a ideia construtiva de ajudar a fazer melhor. Por esse ambiente de terapia do elogio, estamos todos de parabéns.

Abraços a todos e votos de continuarmos sempre pelo melhor caminho para nos sentirmos felizes nesta equipa maravilhosa.
João

Fernanda disse...

Querido amigo Luís,

Estou de acordo com o teor do texto, sem qualquer dúvida.

O elogio aumenta a auto-estima de qualquer pessoa, estimula-a a fazer mais e melhor.
Claro que não sendo o ser humano perfeito, há sempre, sempre reforço, pontos positivos que deve ser enaltecidos e os fracos desvalorizados. Só assim se consegue viver em harmonia.

Beijihos

Táxi Pluvioso disse...

Vejo muito disto entre políticos. Mas elogios, elogios, recebe-os um gajo, depois de morrer.