09/11/2009

Cornalina – pedra ornamental

A colaboradora do Sempre Jovens, M, tentou publicar aqui um post sobre a Cornalina, mas, por qualquer motivo que não quis revelar, não conseguiu, pelo que queremos oferecer-lhe estes apontamentos sobre esta pedra ornamental ou semi-preciosa.



Trata-se de uma variedade vermelha ou avermelhada-marrom de calcedónia ou ágata, cor de sangue ou irisada. Geralmente toma um bonito polimento, pelo que é usada em joalharia. A matéria corante é o óxido de ferro. Como noutras formas de quartzo, encontra-se cobrindo ou preenchendo cavidades de rochas ígneas ou sedimentares.


O seu nome é derivado do Latim carne em referência à cor da carne que ela exibe às vezes. Se a colocarmos ao sol durante longos períodos de tempo a sua cor ficará acentuada.

Vulgarmente usada como talismã e símbolo do signo Balança é considerada de grande ajuda para aqueles que têm dificuldade em tomar decisões, sejam elas grandes ou pequenas.

Parece ter a habilidade de nos ajudar a centrarmo-nos no presente e a tomar decisões no aqui e agora e não no passado (contraria os tradicionalistas, conservadores, que não querem grandes mudanças). A seguir a Gémeos, o signo com mais problemas em tomar decisões é Balança. As razões para a indecisão são no entanto diferentes; os Balanças têm habilidade para ver os dois lados do problema n+mas têm medo de fazer a escolha errada. A cornalina é a pedra ideal para este signo e tem também a habilidade de aquecer este signo de ar por vezes algo frio.

A cornalina também pode ajudar a melhorar a nossa memória e o fluir a energia criativa sendo por isso considerada por vezes como um estimulante do sucesso. E é também uma boa pedra para acalmar os medos da morte e de nascer de novo, como numa mudança drástica."

Era a pedra sagrada dos egípcios e dos tibetanos porque activa os chacras inferiores e ajuda a agir o que a torna excelente para providenciar perceptibilidade. É uma pedra que eleva a energia da casa e expande o amor, encorajando o dar e receber e é um grande protector contra a inveja, medo e raiva. Traz energia e fogo, elevando a energia física e o poder pessoal, invocando alegria, gargalhadas e entusiasmo, abrindo assim o coração. É uma pedra usada para elevar o relacionamento entre pais e filhos e pode ser usada para dissipar a apatia, a indolência e a passividade e limpa a negatividade. Também estimula a criatividade . Tem sido usada para ajudar nas dores menstruais. Tem efeito purificador contra infecções, reumatismo e nevralgias.

Espero que a colega bloguista, M, fique melhor informada com este apontamento e, quando tiver dificuldades não faça cerimónias em pedir ajuda.

Este post foi elaborado com elementos obtidos no Google. Na Internet encontram-se mais apontamentos e anúncios de pulseiras e outras jóias feitas com cornalina.

8 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meu querido amigo João,

Está perfeito este seu post e lindo com todas estas imagens magníficas.

Agora sim vou focalizar-me nas explicações preciosas que nos dá.
Primeiro não conhecia a linda cornalina, muito menos os seus efeitos benéficos. Se eleva a energia, eleva o relacionamento e provoca alegria e entusiasmo, vou pedir ao Pai Natal..já!

Obrigada por ter saciado a sua curiosidade e nos ter prendado com esta jóia.

Beijo

A. João Soares disse...

Querida Ná,

É preciso dar tempo ao tempo, como diz o chinês. Aquela negaça que nos foi feita aguçou-me a curiosidade e o resultado é termos aqui um post muito diferente daquele com que nos acenaram. Não há ninguém imprescindível. A fuga do cavalo (ver post seguinte) não devia ser, de imediato, considerada uma desgraça.
O Luís traz-nos coisas lindas.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Ficou soberbo, melhor é impossível.

Agora essa parte de que Luís traz coisas lindas...quer dizer o quê???
que só ele é que traz???!!!
Faço questão de ver esse ponto esclerecido ;)))))

Beijinhos

Luis disse...

Querida NÁ,
Descobri agora que é muito ciumenta... ahahahaha, claro que quem trás coisas mais lindas é a NÁ, todos nós sabemos isso! Por isso não fique triste!
Um grande beijinho.

A. João Soares disse...

Querida Fernanda,

O tempo tudo resolve, como diz o Luís!!! Ele traz coisas lindas às vezes!!! A Ná faz coisas lindas!!!
Está a ver o verbo.
Ele é fácil de substituir, porque também recebo mais de uma centena de e-mails por dia. A Ná é insubstituível, porque é criativa.
Luís, agora sou eu a dizer: Não fiques ciumento:::!!!

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
Coisa que não sou é ciumento e também sei que a NÁ também o não é. Brinquei com ela, nada mais! Quanto ao trazer e fazer sei bem a diferença...
Um abração muito amigo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meus queridos amigos João e Luís,

Eu estava mesmo a brincar, só queria ouvir da boca do nosso admirável administrador este elogio...que bem que me soube, obrigada :))))
Não sou ciumenta nas minhas amizades, gosto de partilhar o mais possível, mas só as amizades!

Beijinhos a ambos,

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Em resposta às suas palavras a respeito das minhas, digo-lhe que encontrei como lema de um blogue a seguinte frase que devemos ter sempre presente como orientadora da nossa vida de cada momento:

A VERDADEIRA FELICIDADE É FAZER OS OUTROS FELIZES.

Devemos cultivar a aceitação dos outros, a compreensão, a tolerância; saber perdoar e evitar o ódio, o ressentimento, a maldade, a inveja, a intolerância, que são coisas corrosivas e ácidas que aniquilam a mente de quem lhes dá guarida.

Não basta ter este lema. É indispensável aceitá-lo como guia permanente. Procuro ser seguidor dos bons conselhos venham de onde vierem.

Beijos
João