02/05/2009

The Reader – O filme que deu a Kate Winslet o Óscar da Academia!!!


Gostaria de dizer que, de todos os filmes aos quais foram atribuídos Óscares em 2009 e que eu tenha já visto, este é seguramente o meu tipo de filme … um filme que ninguém deve perder.

Kate Winslet ganhou o Oscar da Academia, superando magistralmente estrelas magníficas, como a sempre excelente Meryl Streep e Angelina Jolie.
A história do filme que se baseia num livro, que obteve enorme sucesso de vendas, conta a vida de Hanna Schmitz, uma cobradora de elétrico, na Alemanha pós-guerra em 1958. Num encontro casual, com o então garoto de 15 anos Michael, interpretado pelo novo actor Bruno Ganz, que desempenha um óptimo papel (considerando as cenas sensuais que ele tão bem representa ao lado de Kate), Hanna começa uma amizade com o rapaz e termina por iniciá-lo sexualmente, vivendo com ele um tórrido romance durante aquele verão de 1958/59. Essa situação deixa Michael profundamente ligado e apaixonado por ela, mas acontece que na vida de Hanna há uma série de mistérios, segredos e medos escondidos. Então de repente, aquele amor de verão termina de forma abrupta e inesperada, com o desaparecimento de Hanna da vida de Michael.

O desaparecimento da mulher amada deixa marcas profundas em Michael, até o encontro de ambos no futuro e posteriormente, na fase adulta do personagem (agora então, vivido por Falph Fiennes, também num desempenho fabuloso, que irá deixar marcas profundas em suas vidas.
Mas, Kate que começa sua Hanna no filme com 22 anos de idade e segue ao longo do filme até chegar aos 66 anos, é de uma perfeição, de uma simplicidade e de uma naturalidade e correcção no seu desempenho, que nos esquecemos que estamos a ver a mesma actriz, interpretando a mesma personagem em diversas faixas etárias. Somos facilmente levados a esquecer que estamos a ver um filme, mais parencendo que estamos também a viver todas aquelas situações.

A sua actuação é minuciosamente despojada e natural, sendo este o seu maior trunfo, se levarmos em consideração que, quando um livro de estrondoso sucesso é levado às telas, é muito mais difícil dar vida ao personagem, maior àquela que foi dada pelo escritor do livro. Principalmente para aqueles que estão a assistir ao filme, mas que já leram o livro... E Kate consegue-o magistralmente!

Em suma, não foi à toa que Kate Winslet levou para casa o Oscar de Melhor Atriz, ELA MERECEU, mereceu mesmo!!!
Fernanda Ferreira

3 comentários:

Luis disse...

Querida NA,
Com a sua descrição despertou-me o interesse de ir ver o filme! Só fiquei com uma dúvida: a Hanna era adulta e inicia sexualmente um garoto com 15 anos?
Se assim é e o filme encanta não será perigoso esse encanto poder levar adolescentes a essa prática?
Não pretendendo ser "bota de elástico" temo sempre este tipo de cenas que possam conduzir jovens e até adultos à pedófilia. Actualmente tem havido um surto de casos deste tipo que me atemoriza.
Beijinho

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luís,

Acabei de postar com alguns problemas e fiquei surpresa com o seu comentário.
Realmente posta a questão assim friamente pode parecer que há algo de pecaminoso, de estranho... de assustador...
mas não, quanto a mim não há mesmo. O filme é lindíssimo.
Tem que o ver.
Não incita a nada, é uma grande lição de vida, principalmente porque a tendência natural do ser humano é julgar friamente as pessoas sem conhecer os antecedentes...
Sem querer levantar muito o véu...ela não sabe ler, por isso ele lê para ela, mas ele só se apercebe disso tarde, muito tarde... e ela é forçada a aceitar um emprego de guarda das SS - Nazi - quando é promovida de cobradora de eléctrico para o escritório, mas como nunca consegue admitir que não sabe ler, mesmo em pleno julgamento, acaba por presa (prisão perpétua) onde com a ajuda dele acaba por aprender a ler. Por bom comportamento, no dia em que vai sair da cadeia, aos 66 anos de idade, suicida-se.

Já contei demais...eu sou assim...uma fala barato.

Beijo,

Luis disse...

Querida NÁ,
Não é nada fala-barato!
Agradeço imenso tudo que relatou pois tirou-me algumas dúvidas que tinha.
Vou ver o filme! Depois falamos, oK?
beijinho