29/05/2009

Pedidos de um filho aos pais

"Pedidos de um filho aos pais"

“Não tenham medo de serem firmes comigo.
Prefiro assim...
Isto faz com que eu me sinta mais seguro.
Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.
Falem e usem comigo com educação e aprenderei como devo fazer dentro e fora de casa.
Leiam, cantem e sorriam pra mim e aprenderei a ser feliz.
Fiquem atentos ao meu estudo e não façam minhas tarefas, assim ficarei preguiçoso e nada produzirei.
Não me corrijam com raiva, nem
na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se me falarem
com calma e em particular.
Sempre me falem a verdade e sejam honestos em seus sentimentos, assim aprenderei a ser uma boa pessoa quando crescer .
Não me protejam das conseqüências de meus erros.
Às vezes eu preciso aprender pelo caminho áspero.
Não levem muito a sério as minhas pequenas dores.
Necessito delas para poder amadurecer.
Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço.
Só estou experimentando vocês.
Me satisfaço com coisas simples.
Não precisa gritar comigo para que eu ouça vocês. O grito separa os nossos corações.
Não sejam irritantes ao me corrigirem.
Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem.
Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembrem-se que isto me deixa profundamente desapontado.
Não ponham à prova a minha honestidade.
Sou facilmente levado a dizer mentiras.
Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo.
Isso me afastaria dEle.
só me apresentem a Deus se vocês conviverem com Ele.
Senão, isso me tornará incrédulo.
Não desconversem quando faço perguntas, senão serei
levado a procurar respostas na rua todas às vezes que não as tiver em casa.
Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis.
Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro em vocês.

Não digam simplesmente que meus receios e medos são bobos ou não existem.
Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los.
Não digam que não conseguem
me controlar.
Eu me julgarei mais forte
que vocês.
Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam.
Isso irá criar em mim, mais cedo ou mais tarde, o espírito de intolerância
Não se esqueçam que eu gosto de experimentar as coisas
por mim mesmo. Não queiram ensinar tudo para mim.
Não tenham vergonha de dizer que me amam.
Eu necessito desse carinho e amor para poder transmiti-lo
à vocês e aos outros.
Não desistam nunca de me ensinarem o bem, mesmo quando
eu parecer não estar aprendendo.
Não desistam nunca de me ensinarem o bem, mesmo quando
eu parecer não estar aprendendo.
Não existe fórmula para a criação de um filho, mas pense!
Duas doses de amor e uma de educação é um bom começo.
O EXEMPLO não é a melhor forma de educar seu filho, ele é a única.”
Autor desconhecido.

2 comentários:

Luis disse...

Querida Celle,
Post muito actual, que todos os Pais deviam ler e seguir! Hoje em dia a juventude está a ser (mal) educada porque os Pais não seguem estes princípios. Uns por falta de tempo, ou por egoísmo, outros procurando suprir as suas faltas comprando-os com ofertas megalómanas, outros ainda procurando dar-lhes aquilo que não tiveram quando crianças, mas todos porque não sabem ser Pais. Este post deveria ser lido diáriamente por esses Pais para que os seus filhos não venham a cometer os erros que eles estão fazendo. É uma boa lição de Vida!
Bjos

Unknown disse...

Olá Celle,
já conhecia este texto, recebi-o por email, felicito-a no entanto por o ter colocado aqui, é deveras importante e nunca é demais lermos alertas como este.

Beijinhos,
Ana Martins