25/05/2009

ALERTA PEIXE GALO


Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no super... claro que decidi experimentar...

A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito ténue...)


Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe voltou a saber, muito ligeiramente a "bolor"/mofo, pelo que durante o almoço construi as seguintes hipóteses para explicar esse sabor ténue: este peixe deve ser de rio e é necrófago...


Acabei de almoçar e pesquisei na net e encontrei o texto que vos envio abaixo.

É o que dá ter as papilas gostativas tão desenvolvidas pelo tintol! Hehe!

NOTA - achei por bem enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado...

O Peixe gato ou panga: a nova aberração da globalização
O panga é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

Eis o que deve saber sobre o Panga:


Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.

Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.

Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

Além disso os pangas são injetados com PEE -alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangas com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangas estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em
geral, sabendo que estão a vender produtos contaminadas.

Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)
(texto traduzido)

Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!

10 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Cansado de ver por aqui aquilo que tinha visto antes em anexos de e-mail, sem nada de quem publica, gostei deste post que traz algo do autor, com uma pesquisa que tem utilidade para o leitor.
Um abraço
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amigo Luís pelo aviso.
Não que eu tenha comido alguma vez o dito peixe, mas fica o alerta.

Bjs.

Anónimo disse...

Olá boa tarde... o peixe Panga não tem nada a haver com o PEIXE GALO... quanto muito com o peixe GATO... é bom haver informação precisa e não atirar textos ao ar... ou ir buscar informação a outros blogs que por sua vez vão buscar a outros blogs...

A. João Soares disse...

Agradeço ao anónimo a atenção com que lê o nosso blog.
Mas teria mais credibilidade se desse a sua identificação e se fornecesse uma fonte fidedigna onde o nosso colega Luís pudesse obter mais dados sobre o tema que aqui trouxe.
Ou será que o anónimo tem uma peixaria especializada em peixe panga???
Cumprimentos
João

Vera Livramento disse...

Bom dia,

As coisas que vocês sabem!!!

Digo desde já que como filetes peixe gato compradas no pingo doce e não me sabe NADA a bolor ou nada que pareça.. Sabem bem, são deliciosos. Não percebo este tipo de informação. Os alimentos passam nos testes de qualidade. São feitos testes por alguma razão.
Será isto uma campanha da Iglo ou coisa que se pareça?

Sinceramente não percebo a intenção deste tipod e informação. É para nos assustar? Ou para simplesmente nos levar a não comprar em prol de outro produto que vos convenha mais?

Quanto a mim e até prova do contrário vou continuar a comprar os deliciosos filetes de Peixe Gato.

sinceramente...
Vera Livramento

A. João Soares disse...

Os comentários do Anónimo e este de Vera Livramento são muito esclarecedores dos cuidados a ter nesta guerra entre industriais e seus distribuidores. Mão devemos tomar medidas contra ou pró sem, estarmos seguros de não estarmos a contribuir para a guerra sem regras do capitalismo selvagem que está na causa da actual crise. Não é fácil evitar cair neste jogo, mas é preciso ter o máximo cuidado.

Abraços
João

Vera Livramento disse...

São tão esclarecedores quanto o seu.

Aliás, em vez de perder tempo neste blogs com conversa da treta que tal fazer alguma coisa de útil e falar com as autoridades competentes por forma a esclarecer este assunto???

Continuo a dizer que DÚVIDO que os relatos feitos correspondam à verdade.

Testes de Qualidade!!! Existem meu snhor e são para isso mesmo, testar a qualidade daquilo que comemos. Não vou viver na paranóia e tenho que acreditar que estes testes existem para nos proteger. Até prova do contrário vou continuar a comer. Não com tanto prazer e a culpa é do senhor João Soares!!!
No dia que deixar de acreditar nos sistemas de qualidade deixo de comer, deve perceber pq, nesse dia focará provado que não sabemos o que comemos.

Cumprimentos,
Vera Livramento

A. João Soares disse...

Querida Vera Livramento,
Pode crer que assumo todas as minhas culpas. Nunca fui cobarde e não será agora que passarei a sê-lo.
É pena que a Vera não leia atentamente o que tem pela frente. Não fui eu que publiquei o texto que tanto a preocupa. Ao fundo do post está indicado quem o publicou!!!
De qualquer forma, como «contribuidor» deste blog, agrada-me ver que ele é visitado por muita gente, entre a qual se conta quem pense que não estamos a fazer nada de útil!!!
Seja sempre bem vinda, com a sua frontalidade e alertas de cuidados e atenção à acção da ASAE. Se ela não proíbe, é porque tudo está bem. É isso que a Vera defende???
Abraços
João Soares

Vera Livramento disse...

Olá,

Andei ocupada com os exames, ainda continuo.

Não, não é isso que penso nem sei se confio muito na ASAE.

Penso que não seja de todo a entidade competente responsável por nos dizer se o Peixe Gato é ou não aquilo tudo que o artigo diz.

Não me leve a mal, como consumidora nem quero por a hipótese de este artigo ser verdadeiro.

Mas já agora lanço-lhe um desafio, que tal eu e o senhor tentarmos tirar isto a limpo. Vamos pesquisar e tentar saber a quem nos devemos dirigir. Depois disso avançamos com um pedido de esclarecimento, afinal de contas é algo que importa esclarecer.

Tou mesmo chateada consigo...o Peixe gato sabia tão bem!!!!

Cumprimentos,
Vera Livramento

Vera Livramento disse...

Já agora, por acaso não tinha reparado que não tinha sido publicado por si!!
Dirigi-me a si porque era quem estava a responder aos bloggers e na sequ~encia das respostas que deu, nem reparei que não tinha sido uma publicação sua. Por isso e por ser uma cabeça no ar a ler as coisas, pelo menos a parte dos nomes, o meu pedido de desculpas :)