28/05/2009

11 regras práticas

Eis alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária:

11 regras que os estudantes não aprenderão na escola.

Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração que não tem o conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem nas suas vidas profissionais, depois da escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais...Bill Gates falou em menos de 5 minutos, foi aplaudido mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero...

Regra 1
A vida não é fácil, acostumem-se a isso.

Regra 2
O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele, ANTES de vocês se sentirem bem convosco próprios.

Regra 3
Vocês não vão ganhar 5.000 dólares por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.

Regra 4
Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês.

Regra 5
Vender jornais velhos ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos Avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam-lhe oportunidade.

Regra 6
Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos Pais. Por isso não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.

Regra 7
Antes de vocês nascerem, os vossos Pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir vocês dizerem que eles são "ridículos". Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos Pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.

Regra 8
A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem até acertar. Isto não tem NADA a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos... Façam bem à primeira !

Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.

Regra 10
A televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que largar o «barzinho» ou a discoteca e ir trabalhar.

Regra 11
Sejam simpáticos para com os «estudiosos» - aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA eles um dia.

3 comentários:

Luis disse...

Caro João,
O meu comentário no post da Celle pode ser transcrito na totalidade para este teu post.
O problema está na (má) educação que os Pais estão a dar aos filhos! Começa-se a acordar, já há quem fale como o Bill Gates, mas ainda não são muitas as vozes, deveriam ser muitas mais para que no futuro o Mundo fosse bem melhor!
Um abraço amigo

Adelaide disse...

Caro João,

Estas regras deveriam ser passadas ao papel e emolduradas para serem colocadas na parede das casas de familia e serem olhadas e relembradas todos os dias. Acredito que os jovens passariam a ser mais bem educados pelos seus pais. Grande cabeça a do Bill Gates.

Abraço
Milai

A. João Soares disse...

Amigos Mara e Luís,
Há valores de convívio e de gestão das nossas vidas que deviam ser considerados sagrados e seguidos com meticulosidade.
O bem-estar e a felicidae dependem de pequenas decisões do dia-a-dia. É preciso saber Pensar antes de decidir, porque as decisões devem ser devidamente ponderadas para não termos de nos arrepender, depois de termos desperdiçado recursos irrecuperáveis.

Um abraço
João