26/05/2009

Seja Feliz...mesmo muito depois dos 50!!!

Algumas pessoas erradamente pensam que uma vida cheia de entusiasmo, alegria, divertida, enfim cheia, deve ser relegada somente para os jovens.
Há como um estereótipo que sugere que quando uma pessoa atinge uma certa idade, a sua vida deve ser sedentária, previsível, monótona e deprimente. Isto não é de todo verdade, é um mito absurdo que ninguém deve acreditar, muito menos aceitar. Vejam por exemplo o meu post A Velhice existe?. Se tem mais de 50, ainda pode viver a vida no seu máximo e de forma espectacular.
Antes de mais, mantenha-se saudável. Cuide da sua alimentação. Faça exercício físico e visite com alguma regularidade o seu médico. Não interessa a sua idade, será sempre capaz de melhorar s sua condição física.

Seja mais aberto e simultaneamente tolerante. Deite fora ideias preconcebidas acerca de como uma pessoa da sua idade deve pensar ou agir. Tome atenção a todas as ideias novas, principalmente às novas filosofias de vida e opiniões diversas da sua. Leia livros sobre assuntos que nunca explorou antes e esteja disposto a admitir que o seu ponto de vista nem sempre está certo.
Tenta coisas novas. Pode ser tentador fazer as mesmas velhas coisas, sempre à maneira antiga, simplesmente porque elas nos são mais familiares, mas só o podem tornar menos jovem.

Como regra, comprometa-se a sair e a fazer coisas um pouco diferentes do habitual. Vá para além dos estereótipos que a sociedade estipulou para alguém da sua idade. Faça mesmo algo que envolva algum risco. Pode ser algo mais radical ou menos, basta simplesmente ter a coragem de iniciar uma conversa com alguém que não conhece. Estes simples factos ajudarão a diminuir as suas inibições e farão com que de futuro se atreva a novas experiências ainda mais audaciosas.

Sai e faça amigos sem medo de correr riscos, sem no entanto descuidar os seus amigos de sempre, os do peito. Como dizem os Ingleses “The more the merrier”, como quem diz , quantos mais melhor. Faça voluntariado ou associe-se a um grupo, como o Sempre Jovens, fazendo-se seguidor e comentando os textos que por aqui passam. Pode ainda fazer-se membro de uma organização ou clube onde poderá exercer funções agradáveis ou simplesmente ser interactiva/o. Ao adicionar mais conhecidos ao seu grupo de amigos só ajuda a expandir os seus horizontes sociais o que torna a sua vida tão mais plena. Veja por exemplo Almoço das Terças na Quinta.

Viaje, é verdade que o custo e os perigos aumentaram, mas escolha destinos acessíveis à sua bolsa e há descontos para os “Seniores”, não se esqueça.

Tente fazer a viagem dos seus sonhos, em última análise faça pequenas viagens, as “Escapadinhas” em Portugal…vivemos num país lindíssimo, faço por conhecê-lo de lés a lés, olhe, venha a Vila Nova de Cerveira, sei que adoraria,River Minho from Cerveira to the mouth-Caminha
Acorde a criança em si. Ria, divirta-se, não se importe se eventualmente possa parecer ridícula/o aos olhos dos outros. O mais maravilhoso na criança é a sua espontaneidade, siga esse impulso e pelo menos ocasionalmente, liberte-se. Seja Feliz!!!

Fernanda Ferreira

2 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Ná,
Muitos parabéns pelo êxito alcançado na inserção dos links. Quem porfia sempre alcança! E a sua perseverança foi compensada pelo resultado.
Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada Amigão,

A perseverança não foi só minha, o professor é além de atencioso, dedicado e sempre prestável, dia e noite, MUITO BOM!!!

Obrigada,

Beijinhos,
Fernanda Ferreira