07/05/2009

Lampreia à Bordalesa


Receita da região Minho
Receita para 4 pessoas:
Ingredientes:
1 lampreia
2 cebolas
1 dente de alho
2 dl de azeite
1 ramo de salsa
10 grãos de pimenta
400 g de pão cortado em fatias e torrado
sal

Preparação:
Arranja-se a lampreia como habitualmente e corta-se em bocados. À parte faz-se um refogado pouco puxado com as cebolas cortadas às rodelas picadas, o dente de alho picado e o azeite. Introduzem-se os bocados de lampreia neste refogado, junta-se a salsa, a pimenta em grão e sal e deixa-se estufar.
Quando pronta, dispõe-se a lampreia numa travessa cujo fundo foi coberto com o pão torrado.Rega-se com o molho e acompanha com arroz de manteiga.

Bom apetite!!!!

Fernanda Ferreira

5 comentários:

Gisele Claudya disse...

Oi, meu amigo João,
Sei que ando em falta com todos os meus amigos donos de blogs, sites, hp etc e vcs tem razão ao reclamarem minha presença. Peço desculpas, sim?
Adoro fazer parte desse grupo pois conheci pessoas lindas com quem troco e-mails até hoje. Infelizmente, por estar longe, não fui a nenhum encontro realizado por vcs mas um dia isso há de mudar. Qdo for a Portugal, faço questão de conhecer todos.
Tentarei vir mais vezes aqui, sim?E caso receba algo que queiras colocar no blog, te enviarei por e-mail.
Beijinhos, meu amigo

Luis disse...

Querida NÁ,
O seu marido já deve estar com água na boca com esta receita, pois não é ele que adora lampreia???
Bem digo eu que temos de fazer um circuito turistico-gastronómico e talvez a começar aí pelo norte...ahahahahah Estou a rir mas já estou com fome....
beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Luís amigão,

O meu marido é louco por lampreia...a época já acabou, mas ele não lhe perdoou...
Há por aqui quem congele, que a seque e defume, eu sei lá o que mais.
Eu só faço uma vez por ano e não sou eu que arranjo o bicho...no way, nem pensar, vem a nossa vizinha, depois o resto eu faço sem problema. O José vai comer mais vezes com os antigos colegas.

Beijinhos,

Luis disse...

Queridos NÁ e José,
São um casal que aprecia a boa mesa e isso reflete-se na Vossa maneira de ver a vida e vive-la. É saudável desde que se não abuse e deve ser o Vosso caso.
Continuem pois com esse prazer e gozem bem a vida.
Um abraço muito amigo para os dois

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Andava a pensar que um dia de folga iria até V N Cerveira recordar o cervo lá no alto da Serra e iria almoçar ao RAU, mas com uma perspectiva tão demasiado tentadora, vou apertar o freio desse desejo tão perigoso para mim, por ser apoiante do meu inimigo, o colesterol!!!
Mas, nada de criar vãs esperanças: As últimas análises permitem uma aventura (colesterol total = 159; HDL = 45 e LDL = 90). Um sempre jovem saudável, sem medicação!

+Beijos
João

Beijos