06/05/2009

Um poeminha para o fim do Dia

Pedido a Fernanda

Ó Fernanda, dado que já estou cansado do ar teatral

a que ele equivale em todo o horário de cada canal,
no noticiário, no telejornal, ligando-se ao povo,
do qual ele se afasta, gastando de novo a fala já gasta
e a pôr agastado quem muito se agasta por ser enganado.
Ó Fernanda, dado que é tempo de basta, que já estou cansado
do excesso de carga, do excesso de banda, da banda que é larga,
da gente que é branda, da frase que é ópio, do estilo que é próprio
para a propaganda, da falta de estudo, do tudo que é zero,
dos logros a esmo e do exagero que o nega a si mesmo,
do acto que é baço, do sério que é escasso, mantendo a mentira,
mantendo a vaidade, negando a verdade, que sempre enjoou,
nas pedras que atira, mas sem que refira o caos que criou.
Ó Fernanda, dado que já estou cansado, que falta paciência,
por ter suportado em exagerado o que é aparência.
Ó Fernanda, dado que já estou cansado, ao fim e ao cabo,
das farsas que ele faz, a querer que o diabo
me leve o que ele traz, ele que é um amigo de São Satanás,
entenda o que eu digo: Eu já estou cansado! Sem aviso prévio,
ó Fernanda, prive-o de ser contestado! Retire-o do Estado!
Torne-o bem privado! Ó Fernanda, leve-o! Traga-nos alívio!
Tenha-o só num pátio para o seu convívio! Ó Fernanda, trate-o!
Ó Fernanda, amanse-o! Ó Fernanda, ate-o! Ó Fernanda, canse-o!

Euleriano Ponati (poeta não titular)

3 comentários:

Táxi Pluvioso disse...

"Poeta não titular" está bem.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Oh! Luís!!!!!
Essa escolha não terá nada de pessoal???!!!!

Explique-se lá...mudo já de nome, ai,ai,ai...

Bjs.
Fernanda Ferreira

Luis disse...

Minha muito Amiga NÁ,
Pode não acreditar mas tive no meu pensamento fazer logo um comentário informando-a que este post nada tinha a ver consigo! Como se diz lá pelas Áfricas: "Jura mesmo, chanaite, com sangue de Cristo".
E não é que a NÁ (Fernanda) veio logo à piada.... Mas diga lá se o poeminha "não está nos conformes"???
A outra Fernanda que o canse-o.....e nos livre dele!!!!!
Um grande e muito amigo Xi