29/04/2010

Anorexia - Para ver e pensar!



Atenção: Este vídeo contém imagens que podem chocar pessoas mais sensíveis.

Na minha pesquisa por alimentos saudáveis para o Blog Alimentação e Saúde, caí literalmente de para-quedas no Blog Obesidade Invisível.
O que li, um depoimento verídico, e o vídeo, que nos dão imagens reias, chocantes mas reias... deram-me a noção exacta da importância de trazer este tema e divulgá-lo o mais possível.

Trata-se de um tema, infelizmente, sempre actual.
Conheço pessoalmente, pelo menos dois casos, bem de perto e sei como é horrível para os próprios e para as famílias lidar com este problema.
Sabemos todos que esta é causa de morte de muitos, sobretudo adolescentes, que almejam a "Perfeição" física e que rapidamente se transforma numa obsessão e doença horrível.
Passo a transcrever o depoimento, na esperança de que possa ajudar a alertar consciências ou até ajudar em casos concretos.

- Desejo de Perfeição -

"Há alguém que quer se perfeito em tudo. No que faz, no que escreve. Levam-no(a) a "amarrar-se" na escrita, no falar e no viver. Mas como pode ser alguém perfeito quando se destrói a si mesmo(a)?

“O ser humano morre pela boca, pelo que come e pelo que fala”

Testemunho - Drama compulsivo.
Anónimo

Pois bem, vou explicar o porque disto tudo.
Comecei por me achar feia e a recusar-me sentir bem comigo própria. À medida que o tempo passava eu sentia-me cada vez pior e que tudo o que estava a fazer não tinha resultados.
A minha cabeça estava confusa e a tomar cada vez mais o controlo sobre mim. Comecei por reduzir cada vez mais o que comia, marcar horários para comer, e a castigar-me cada vez que supostamente, na minha mente, eu comia muito, quando comia uma miséria. O tempo foi passando e a minha variedade de alimentos foi reduzindo cada vez mais. Não comia pão, fritos, tudo o que fosse de níveis altamente calóricos.

Comecei a criar vícios como levantar-me muito cedo, comer a certas horas e certas quantidades, do mais mínimo que se pode imaginar. Olhava sempre as calorias dos produtos que comprava e até uma simples pastilha me fazia confusão comer.
Na verdade os médicos em Coimbra ajudaram-me muito até chegar ao ponto em que estou, mas para se sincera hoje não sou feliz na mesma, sinto-me tremendamente horrível e tenho repugnância de mim própria, tenho crises nas quais como compulsivamente e vomito logo a seguir. Muita gente pode pensar que já estou curada, pois é o que aparento.
Estou mais bem-disposta, mais comunicativa, mas por dentro estou igual ou pior ainda, só quem passa por esta situação compreende o que sinto. É uma angústia constante que tenho que aprender a controlar, por trata-se do meu corpo e da minha nojice perante ele, ninguém tem que viver com o meu problema senão eu, pois eu o arranjei eu é que o tenho que resolver.

Por isso quando pensarem que estão muito gordos, ou que isto ou que aquilo, lembrem-se na prisão que podem cair e arruinar a vossa vida. Ou simplesmente pensem naqueles que estão em subnutrição por obrigação e não pela mania das gorduras. Pensem bem, pois aquilo que interessa em cada um de nós, é o que vai por dentro, o exterior é apenas um acessório, do qual temos que cuidar, não só pelo que os outros vão pensar mas principalmente pela nossa saúde e bem-estar, a auto-estima é muito importante na vida de todos nós.

"Há quem morra tentando 'dizer' com o corpo coisas que ninguém foi capaz de escutar..."
Fernanda Ferreira (Ná)

NÃO TEMO!...

Imagem da net


Não temo a vida
Com todas as intempéries
Que por vezes ela nos traz...
Temo o desamor,
A calúnia, o egoísmo
E tudo o que abala a paz!

Não temo a Natureza
Com o rigor dos castigos
Com que nos emudece
Ou se defende, não sei...
Temo o cinismo, a avareza
E tudo o que daí advém!

Não temo a morte,
A última viagem
Que um dia farei...
Temo a dor, a angústia
E o desnorte
Que com a morte, causarei!


Ana Martins
Escrito a 2 de Fevereiro de 2009

28/04/2010

A Magia da Dança


No sábado passado, dia 24 de Abril, inesperadamente,fomos o José e eu, convidados pelos queridos amigos, Maria José e o Jaime Areal, a ir ao Coliseu do Porto assistir a um espectáculo de tap dance.
A surpresa era irresistível pois incluía não só o espectáculo mas a viagem, tudo gratuito.

Assim, um pouco à última da hora e completamente apanhados de surpresa, decidimos aceitar.
Bendita a hora, benditos amigos, benditos momentos vividos.
Tratava-se do último espectáculo em Portugal, de um só dia, que passou por Estarreja, Lisboa, Coimbra, Portalegre, Braga e finalmente Porto.

Foram duas horas e meia de magia total, algo que custa a explicar.
Instalados na Tribuna 1 Par, de 1.10 a 1.16, praticamente numa varanda lateral ao palco, tivemos até condições de interagir verbalmente com os dançarinos.Não houve qualquer pormenor que nos escapasse, e o espectáculo foi absolutamente deslumbrante, inesquecível.

"Magic of the Dance", define-se em poucas palavras, por é uma história de amor que decorre numa Irlanda assolada pela fome, onde o bem e o mal convivem. Todo ele representado com impressionantes e elegantes danças, e com uma precisão fenomenal.
John Carey, campeão do mundo por diversas vezes, é o responsável pela inovadora coreografia com efeitos surpreendentes e uma música absolutamente encantadora, linda.



O Grupo desenvolveu um estilo único de dança irlandesa, que converte o espectáculo numa experiência que cativa tanto os especialistas em tap dance como o público em geral.

O espectáculo oferece uma alternativa à dança irlandesa com novas coreografias. Magic of the Dance invade o palco com os seus enérgicos passos e saltos, agarra o público desde o início e culmina com o espectáculo final “Burning Feet”.



A formação é composta por campeões de dança irlandesa assim como figuras de Tap moderno americano. Um dos momentos mais extraordinários é quando se alterna o Tap Dance tradicional irlandês com o estilo americano.

Saliento que durante os últimos dez anos, Magic of the dance tem estado permanentemente em tournée por todo o mundo, em cidades como Paris, Londres, Dublin, Viena, Barcelona, Oslo, Rio de Janeiro, Taipei, Toronto, Tbilisi, Berlim.... No seu 10º aniversário, o espectáculo foi reelaborado com uma nova coreografia e guarda-roupa, contribuindo com diferentes matizes ao público. É um esplêndido desfile de talento irlandês como nunca havia visto nunca na minha vida.

Magic of the dance é caracterizado entre os profissionais do género e o público como o mais rápido e técnico baile irlandês. Durante a sua carreira profissional conseguiu mais de 3 milhões de espectadores e realizou uns 2500 espectáculos à volta do mundo.

Espero ter conseguido dar, pelo menos uma pálida imagem, do que foi uma noite gloriosa, de encanto e de magia total.



Fernanda Ferreira Ná

História



As Civilizações ao longo dos tempos.
Quando os Orientais mandarem no Planeta será tudo planeado - nº de filhos, suas características genéticas, etc., etc. Eles não deixam nada ao acaso...

Quanto à supremacia do poder no Mundo temos que pensar que as civilizações que ao longo dos séculos marcaram no Mundo foram:

1. Ao que tudo indica, parece ter começado no Médio-Oriente (Irão/Iraque);
2. Seguiu-se o Egipto;
3. Depois apareceu a Grécia/Macedónia;
4. Seguido do Império Romano;
5. Mais tarde a Europa, onde pontificaram à vez a França, o Reino Unido, a Alemanha e a Rússia (A UE é uma tentativa fraca, e que não vai resultar, de ela se manter com alguma importância nos destinos do Mundo);
6. Com a queda da Europa, motivada pelas suas divisões internas, surgiu o bloco EUA/Canadá;
7. Vem agora a tentativa fraca também do Brasil/Venezuela;
8. E depois seguir-se-á o bloco China/Japão/Índia, que já é fortíssimo, a fechar o ciclo que por sinal segue o ciclo solar…
9. A que se seguirá… (será um poder extra-terrestre?).

Haverá alguma razão para isso? Deve haver, pois tudo não acontece por acaso!

27/04/2010

ENVELHECER

A Idade dá Sabedoria e Bom Senso!

Títulos e etiquetas. Dicas

Para atribuir títulos e etiquetas aos posts, temos que pensar em termos de arquivo e de futura necessidade de consulta. Se um blog acaba por se parecer com uma pequena biblioteca, para facilidade de mais tarde se poder encontrar um artigo ou um tema, temos de começar por organizar bem o arquivo.

O título de um post, corresponde ao nome dum livro da biblioteca e deve traduzir em poucas palavras o assunto de que trata, evitando adjectivos e palavras de apreço ou de enfatização. Infelizmente, ao visitarmos os blogs encontramos muitos títulos que nada esclarecem sobre o tema tratado no respectivo post.

As etiquetas, correspondem à estante, ao tema comum aos livros que nela se encontram. Ao fazer clic numa etiqueta aparecem todos os posts que tratam desse tema. Por isso, um post pode ter mais do que uma etiqueta (na biblioteca de uma empresa que dá formação ao seus operários, pode haver estantes sobre «gestão», «recursos humanos», «tecnologia», marketing», «matérias-primas», «inovação», etc). Outra comparação: a etiqueta é o nome de uma pasta de arquivo, na qual se guardam documentos com títulos diversos, com a vantagem de no escritório um documento estar apenas num dossiê, enquanto no blog o mesmo artigo pode estar referenciado em várias etiquetas conforme os aspectos do tema.

Nos blogs o número máximo de etiquetas é de 2000, pelo que é conveniente não se aproximar desse número, o que exige ponderação ao criar-se nova etiqueta. Olhando para a lista de etiquetas de muitos blogs encontramos muitas etiquetas que se referem apenas a um post, o que as torna inúteis e ilógicas. Seria como um dossiê com apenas um documento.

Por outro lado, para referirem um tema não devem ser constituídas por muitas palavras, nem ser iguais ao título de post. Por exemplo, na lista de etiquetas do SJ encontramos logo no início imensas etiquetas que se referem apenas a um post e outras começando pelo artigo A ou até por um ponto, o que mostra haver duplicação. Por este caminho, não demorará a atingir o limite máximo e, depois ou se refaz a lista ou se fica impedido de usar etiquetas.

Quando se recebe o aviso do Blogger de ter sido atingido o máximo de etiquetas, ou desde já, há que ir a cada etiqueta menos utilizada, editar o post ou posts a que se refere e ver se será melhor eliminá-la do post e substituí-la por outra mais utilizada adequada ao tema. Esse trabalho é muito demorado, pelo que deve haver cuidado ao inscrever uma etiqueta.

MENSAGEM - Fernando Pessoa


O Infante

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!"

Fernando Pessoa

26/04/2010

Conselhos para Bem Viver


Relaxa, escuta e admira
1.- Caminha de 10 a 30 minutos todos os dias, sorrindo enquanto caminhas.
2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 minutos, cada dia, em segredo, se for necessário.
3.- Escuta boa música todos os dias; é um autêntico alimento para o espírito.
4.- Ao levantar-te de manhã, diz. “Deus, meu Pai, obrigado por este novo dia”.
5.- Vive com as 3 És - Energia, Entusiasmo e Empatia.
6.- Participa de mais brincadeiras que no ano passado.
7.- Sorri mais vezes que o ano passado.
8.- Olha para o céu pelo menos uma vez por dia, sente a majestade do mundo que te rodeia.
9.- Sonha mais, estando acordado.
10.- Come mais alimentos que crescem nas árvores e nas plantas e menos alimentos industrializados.
11.- Come nozes e frutas silvestres. Toma chá verde, muita água e um cálice de vinho ao dia (cuida de brindar sempre por alguma das muitas coisas belas que existem em tua vida e, se possível, fá-lo em companhia de quem amas).
12.- Trata de fazer rir, pelo menos, 3 pessoas por dia.
13.- Elimina a desordem de tua casa, teu carro e teu escritório e deixa que uma nova energía flua em tua vida.
14.- Não gastes o teu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos ou coisas fora de teu controle. É melhor investir a tua energia no positivo do presente.
15.- Toma nota: a vida é uma escola e tu estás aqui para aprender. Os problemas são lições passageiras, o que aprendes com elas é que fica.
16.- Toma o café da manhã como um rei, almoça como um príncipe e janta como um mendigo.
17.- Sorri e ri mais.
18.- Não deixes passar a oportunidade de abraçar quem prezas. Um Abraço !!!
19.- A vida é muito curta para desperdiçar o tempo odiando alguém.
20.- Não te tomes tão a sério. Ninguém o faz.
21.- Não precisas ganhar cada decisão. Aceita o desacordo e aprende do outro.
22.- Faz as pazes como teu passado para não estragar o teu presente.
23.- Não compares a tua vida com a dos outros. Não fazes idéia como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida.
24.- Ninguém está tomando conta da tua felicidade a não ser tu próprio.
25.- Lembra que não tens o controlo dos acontecimentos; mas do que fazes deles, sim.
26.- Aprende algo novo em cada dia.
27.- O que os outros pensam de ti não é de tua incumbência.
28.- Ajuda sempre os outros. O que semeias hoje, colherás amanhã.
29.- Não importa se a situação é boa ou ruim, ela mudará.
30.- O teu trabalho não cuidará de ti quando estiveres enfermo. Teus amigos sim. Mantém-te em contacto com eles.
31.- Descarta aquilo que não for útil, bonito ou divertido.
32.- A inveja é uma perda de tempo. Tu já tens o que precisas.
33.- O melhor está ainda por vir.
34.- Não importa como te sintas: levanta-te, veste-te e participa.
35.- Ama sempre com todo o teu ser.
36.- Liga para os teus parentes com frequência e manda-lhes e-mails dizendo: Olá! Estou com saudades de vocês!
37.- Cada noite antes de deitar dá graças a Deus por mais um dia vivido.
38.- Lembra que estás demasiado abençoado como para estar estressado.
39.- Desfruta da viagem da vida. Só tens uma oportunidade, tira dela o maior proveito.
40.- Por favor, envia esta mensagem a quem tu gostas.
A VIDA É BELA. DESFRUTA DELA ENQUANTO PODES.

Transcrição do texto de um anexo recebido por e-mail.

ISLÂNDIA


Fotos espectaculares da erupção do vulcão na Islândia, com um nome verdadeiramente impronunciável.

Cliquem no link



http://www.boston.com/bigpicture/2010/04/more_from_eyjafjallajokull.html

25/04/2010

Lota Viva em Vila Praia de Âncora

Os barcos chegam com frequência. O peixe é logo colocado nas bancas, ainda está vivo. O movimento aumenta e há alguma confusão com clientes e gaivotas que se misturam. Todos esperam fazer bons negócios. Mas também se ouvem lamentos. "Há crise, o pessoal não tem dinheiro, tá caro".
Realmente na Lota de Vila Praia de Ancora já não se fazem daqueles bons negócios de antigamente, mas resta o consolo de se comprar peixe praticamente acabado de pescar. 
É sempre assim aos Sábados e Domingos quem gostar de peixe é vir aqui, mas de manhã.
Seguindo para norte, uma breve passagem pela Praia de Moledo. Aqui também há muita gente, passeia-se pela zona da praia e as esplanadas vão tendo clientes. Alguns corajosos ainda se aventuram na areia, mas a aragem bem fresca vinda do mar, acalma-os e ninguém se aventura na água. Exceptuam-se os Galegos, que utilizam esta zona para praticar as mais variadas modalidades aquáticas.
O sol ainda não aquece muito, nota-se que o pessoal está com vontade de se bronzear, mas ainda é cedo, ficam-se pela vontade.

Parabéns à Casa do Rau

O SEMPRE JOVENS congratula-se com os sucessivos êxitos da sua administradora Fernanda Ferreira, carinhosamente conhecida por Ná. Neste momento o motivo do nosso regozijo e dos nosso parabéns deve-se ao facto de ter atingido, no seu blog pessoal Na Casa do Rau o número significativo de CEM seguidores com a adesão do bloguista QUICAS, que teve a simpatia de se juntar a um interessante grupo de amigos da Ná.

Esta quantidade de seguidores e as qualidades de cada um prova a capacidade de empatia da nossa administradora que atrai amizades vindas de todos os quadrantes, fazendo a inserção plena de todos os géneros literários, de arte e de saber viver, condimentando tudo com um saboroso molho de amizade, respeito humano e sensibilidade para os problemas e dificuldades de cada amigo.

Foi, para mim, um grande prazer conhecer as suas qualidades e ter a sorte, o privilégio, de passar a ser um dos elementos da sua equipa, colaborando consigo em três dos seus blogs, a que a Ná dá a força atraente do esquema e a dinâmica dos conteúdos, sempre atenta a tudo. A Ná sabe mostrar o seu respeito e delicadeza pelos outros, é capaz de dar um «raspanete» com palavras de entusiasmo para se fazer melhor, que deixam um sabor de incentivo amigo e construtivo. Sabe ensinar pequenas dicas de progresso na apresentação gráfica, de imagem de conteúdo de textos, etc.

Por isso, o Sempre Jovens tem todo o prazer em se solidarizar com a sua felicidade por mais este êxito de, em 9 meses, ter criado este grupo de 100 seguidores e parabéns ao Quicas por ter subido ao pódium como centésimo. Desejamos e esperamos, com forte certeza, que a Casa do Rau continue a ser um ponto de acolhimento dos melhores posts que temos visto.

24/04/2010

Viajar...


Nem sempre o que vem de lá é mau...

Uma viagem por Portugal mostrando de lés-a-lés muitas das nossas belas terras e seus monumentos. São cerca de 60 minutos de cultura do nosso País. Costuma-se dizer que "de Espanha nem bom vento nem bom casamento", mas não é este o caso!

Abra o link e faça uma viagem muito interessante

http://www.rtve.es/alacarta/la2/ultimos/index.html#659940

Salsa , as suas origens!

“Salsa” é, antes de mais, uma palavra espanhola que significa “molho”, ou seja, uma mistura de diversas substâncias para condimentar comida.

Mas existe um outro tipo de “Salsa”, em cujos ingredientes são "condimentos musicais", constituídos pelo “som Cubano”, condimento base, Merengue dominicano, Cumbia colombiana, Jazz norte-americano, Samba brasileiro, Mambo e outros ritmos musicais do Caribe.


Não podemos falar da salsa sem nos debruçarmos uma pouco sobre o género que constitui a sua raiz: o som cubano. Este ritmo nasceu nos campos do oriente cubano na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar nas cidades no início do século XIX, contagiou a população.

Em 1909 fez a sua entrada em Havana, nas mãos dos soldados do exército permanente do governo da época. Em 1920 aparece o Sexteto Habanero, um grupo que marcou um estilo muito próprio no son cubano.

Nesta década surgiram outros grupos musicais como o Septeto Nacional de Ignácio Piñeiro, criado em 1927, grupo que se mantém até os dias de hoje. Músicas como Échale Salsita, El Guanajo Relleno e Suavecito, ainda são interpretadas e conhecidas internacionalmente. Também devemos citar o antológico Trio Matamoros, fundado em 1925, que nos deixou El son de La Loma, El que Siembra su Maiz, La Mujer de Antonio e Lágrimas Negras, entre outras.

Em 1950, Arsénio Rodríguez vai viver em Nova York e forma outro grupo, sendo um dos precursores do movimento salsa nos Estados Unidos. Entre as músicas mais famosas de Arsenio estão Fuego en el 23, El Guayo de Catalina e Bruca Maniguá.

O som chega então a outros países como Venezuela, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana, México e Estados Unidos.

Os anos 50 destacam-se pela aparição de um dos maiores intérpretes do género de todos os tempos: o grande Benny Moré com a sua Banda Gigante.

Com o triunfo da revolução cubana de 1959 e o início do bloqueio económico norte-americano, a história do som continua por caminhos diferentes: fora de Cuba (principalmente em Nova York) e dentro da ilha.

Pesquisa na Net

Filme de fotos de pinturas de Will Caldwell e Rain Ader





Fernanda Ferreira Ná

23/04/2010

Lamas de Mouro


Hoje pela primeira vez tentei chegar a Stº. Antº. Val de Poldros. Tentei mas não consegui. Comecei a subir, sempre a subir e as nuvens desciam, desciam. A partir de certa altitude, já não via nada. Fica para uma próxima e ficam algumas fotos da tentativa.
Segui então para Lamas de Mouro. A natureza habita aqui. Mesmo com algumas nuvens mais baixas, a luz do sol ainda brilhou. Este paraíso também merece uma visita.

José Ferreira

Ser amigo ...ser solidário !!!

Hoje trago aqui parte de um texto publicado Na Casa do Rau, antes do nosso amigo Carlos Albuquerque ter sido internado.
Desde então ele publicou apenas dois ou três pequenos textos só para nos ir informando de como estava tudo a correr.
Está felizmente já em recuperação.
Porque todas as palavras de conforto são poucas, ainda porque somos esta família solidária e amiga, espero que todos os que leiam este meu pequeno mas simbólico texto, passem pelo seu Blogue e lhe deixem um abraço solidário.
Ele merece, é um ser humano de rara beleza e alguém que usa as palavras como poucos.
Que melhores rapidamente e bem querido amigo Carlos, queremos-te de volta brevemente.


Querido Amigo Carlos do Blog Conversas Daqui e Dali, hoje deste-me dois presentes maravilhosos, este é um, o outro foi o deixado em comentário, proveniente do Blog da nossa amiga Teresa (ematejoca):

"Partilhamos
O pão dos beijos
O sal dos amantes

E como um vinho
A esperança

As rosas abertas
de desejo em flor
O ano inteiro

Perdemos as nossas esperanças

Vamos descobrir
uma primavera infinita
para a humanidade"

(Evelyne Sinnassamy)

Acrescentei-lhe o seguinte comentário:

"Apetece-me gritar: sim, vamos descobrir
uma primavera infinita
para a humanidade.
Para que nela caibam todas as crianças, florescendo."

Obrigada amigo Carlos e Teresa.
Fernanda Ferreira (Ná)

INDIGENTES

Imagem da net


São filhos do tempo
Com olhos de vento
E rosto de chuva,
São "Zés" do tormento
Vestidos de alento
Com telhados de rua...

São filhos da lama
Sem mesa e sem cama
De boca fechada,
São Seres Humanos
De toscas lembranças
A recordar nada!


Ana Martins
Escrito a 19 de Abril de 2010
Photobucket

21/04/2010

Imaginem um Mundo assim...



Creio que nunca foi aqui publicado.
Porque tenho um sobrinho semi surdo mudo, casado com uma surda muda total... e ainda... que estão à espera do seu primeiro filho, não consegui resistir.
O tema em si é lindo. Como seria bom o Mundo pela perspectiva de John Lennon, mais esta maravilha!

Fernanda Ferreira (Ná)

Leitura

As novas tecnologias nem sempre são as melhores...

O livro continua a ser o nosso melhor amigo!!!

genial...
http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs

20/04/2010

PALMAS !!!

"Ser humano diferenciado"



Foto extraida de um jornal indú e veio com a seguinte legenda:
"Só quem é pobre procede com tanta generosidade, pena que o ser humano não seja sempre assim!"

Só quem é verdadeiramente Rico de AMOR E SENTIMENTO atua assim!"

"TIRADENTES"

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA DO BRASIL QUE SE MISTURA COM A DOS NOSSOS DESCOBRIDORES E COLONIZADORES PORTUGUESES...
21 DE ABRIL DE 1792
" Inconfidência Mineira"
FERIADO
O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto). Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. Tiradentes seguiu carreira militar, ocupando o posto de alferes, palavra que vem do árabe "al-fars", o cavaleiro. Significa o antigo oficial do exército com posto logo abaixo do tenente. A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, dos Brancos. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada. Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 18 de abril de 1792. Alguns, filhos da aristocracia, ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo. Sete seriam exilados e 11 executados. No entanto, apenas Tiradentes seria morto. Ele foi enforcado em 21 de abril e seu corpo esquartejado e pregado em postes. Tiradentes foi declarado infame, assim como seus filhos e netos, e sua casa em Vila Rica foi arrasada e salgada. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Em 21 de abril de 1960, aproveitando a data
DA "INCONFIDÊNCIA MINEIRA",
foi inaugurada a capital federal do país, Brasília.
A cidade projetada, que inicialmente contava com uma população de 10 mil habitantes, hoje abriga mais de 3 milhões de pessoas, vindas de todos os cantos do país.

PONTO DE CRUZ




O ponto de cruz é um dos meus passatempos preferidos, com ele fazem-se trabalhos maravilhosos que vistos de longe parecem verdadeiras pinturas.
Estes dois quadros que vos trago hoje aqui, foram feitos por mim e estão a enfeitar a minha sala.

Beijinhos,
Ana Martins

19/04/2010

A PRINCÍPIO ou A FELICIDADE REALISTA

Decidi trazer aqui um texto que encontrei acidentalmente, num português "estranho", ao qual tomei a liberdade de fazer as correcções que achei necessárias.

Este é mais um texto que vem ao encontro da filosofia de vida de muitos de nós e que tem sido já aqui muitas vezes referida.
Contudo, e porque é mais um ponto de vista, acrescenta mais outros tantos pontos, aqui o deixo para vossa avaliação.

"De norte a sul, de leste a oeste, todo mundo quer ser feliz. Não é tarefa das mais fáceis. A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas os nossos desejos são ainda mais complexos.

Não basta que estejamos sem febre: queremos, além de saúde, ser magrérrimos,sarados, irresistíveis.

Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguer, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica, a bolsa Louis Vitton e uma temporada num SPA cinco estrelas.

E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando.
Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário,queremos ser felizes assim e não de outro jeito.

É o que dá ver tanta televisão. Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Por que só podemos ser felizes formando um par e não como pares? Ter um parceiro constante, não é sinónimo de felicidade, a não ser que seja a felicidade de estar correspondendo a expectativas da sociedade, mas isso é outro assunto. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com parceiros, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma bênção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prémio. Não sejamos vítimas ingénuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo."


MARTHA MEDEIROS
Fernanda Ferreira (Ná)

Melgaço - Vila histórica



Neste Domingo, fiz minha a minha visita subindo o rio Minho.

Ainda há pouco tempo estive lá, mas desta vez aquele, quase fim ou início de Portugal, tocou-me profundamente.
Aqui todos os lugares me dizem alguma coisa. Foi aqui que algumas das minhas primeiras memórias foram gravadas.

No Terreiro, onde há 50 anos moráramos, ainda existe a farmácia Durães, onde o meu pai trabalhou até ir para o Porto. A casa onde vivêramos deu lugar a uma loja de pronto a vestir do Sr. Manuel Esteves, o melhor amigo dos meus pais. O jardim onde eu adormecia com alguma regularidade, tem um espelho de água e o fontanário bem antigo ainda lá está. A casa do meu primeiro professor (Afonso), agora é uma agência da instituição actual, onde eu trabalhei.

O castelo, lugar de preferência das nossas brincadeiras de miúdos, está mais bonito do que nunca. As muralhas onde eu cheguei a cair nos assaltos ao Castelo, agora estão aproveitadas totalmente. Até um lago com peixes assinala exactamente o sítio onde eu rolei até cá abaixo.
A antiga prisão, que deu lugar à escola que frequentei na primeira e segunda classe, é agora o Solar do Alvarinho. Sem dúvida o aspecto é melhor agora, do que no passado.
Melgaço é uma sub-região do Alvarinho, alguns solares são uma referência.

Quando fotografava o tributo prestado ao Padre Justino, que foi o padre que dava a missa naqueles tempos de menino, vim agora a descobrir que o fez durante 70 anos, tendo falecido há poucos anos. Fui abordado por uma senhora que tinha emigrado para França, conversamos longos minutos sobre o passado de Melgaço, do Padre Justino de do progresso desta Vila, fomos unânimes Melgaço progrediu muito e bem, mantendo o passado muito bem preservado. Não pude evitar que algumas lágrimas assolassem.

O nosso carácter é formado essencialmente, por memórias passadas. Aqui hoje, recordei algumas com muita ternura, como se tivessem sido ontem.

Esta é uma daquelas Vilas que melhoraram e de que maneira com os anos, merecem uma visita atempada.
Fica o "caminho" para uma visita mais em pormenor a: Melgaço

Ficam algumas imagens.
Pode clicar numa foto e de seguida escolher ver "tela inteira". Verá o álbum no tamanho maior.

José Ferreira

Animais

Mais uma prova de carinho de um animal...

Lindo como este cão retribui carinho a um bébé...

Os animais são mestres em dar lições aos seres humanos!!!

18/04/2010

Foca sociável

Depois de comportamentos exemplares de animais, expostos em diversos posts, trago aqui o de uma foca a tentar criar amizade com uma visitante da praia.

Aprender com o gato

Você já reparou o que faz um Gato?

Ele espreguiça, alonga e boceja. Na realidade ele está SEMPRE fazendo ginástica em intervalos regulares.

Assim, a cada hora, levante-se e tente se espreguiçar, esticando os braços, os dedos, as unhas, como o gato faz. Não esqueça de bocejar e fazer aquela esticada. Faça a cada hora.

Você já reparou quantos litros de água bebe diariamente? E que o bebedor de água fica longe de seu posto de trabalho e você só se lembra de tomar água no fim do dia?

Você já reparou que ao olhar para o bebedouro, para uma garrafa de água, você sente sede e vontade de tomar água?

(Esta é a razão dos anúncios de refrigerantes e águas, sempre, mostrarem o produto líquido).

Coloque uma garrafa de água de plástico em sua mesa de trabalho com o seu nome e a palavra gato no seu rótulo.

Enche-a de água toda a vez que ela estiver vazia.

Você vai perceber que ao olhar para a garrafa, sentirá sede e, beberá água, com frequência, proporcionando ao seu corpo uma hidratação salutar, principalmente se o seu ambiente de trabalho for muito frio, com ar condicionado. Ao beber desta água, lembre-se de aproveitar para fazer a ginástica do gato.

A Ginástica do Gato não levará mais do que poucos segundos e não atrapalhará o seu trabalho. Ao contrário, você se sentirá muito melhor ao longo do dia, ao fim do dia e ao chegar em casa.

Você estará aumentando sua produtividade, ganhando mais para sua empresa ou para o seu trabalho, e ainda, aumentando sua qualidade de vida. Você sentirá os efeitos já na primeira semana. Sendo assim vamos ao miau!!!

Divulgue o miau em seu ambiente de trabalho, ao seu chefe, e não esqueça do miau em casa, nos fins de semana…

O ideal é ter um fisioterapeuta ocupacional para ministrar exercícios próprios, para cada tarefa, mas na sua falta, pelo menos use o miau!

Transcrição de Você sabia, onde foi publicado por Lucas, em 10 de Julho de 2009

JUNTO AO MAR!...

Imagem da net


Junto ao mar,
Quando as ondas soberbas
Soltam gemidos de espuma
Altiva minha serenidade queda
Em todo o encanto daquela bruma...

Junto ao mar,
Sou um olhar febril e sério
Na maré quando cheia,
Como que a decifrar todo o mistério
Que o mar enrola na areia!


Ana Martins
Escrito a 13 de Abril de 2010
Photobucket

17/04/2010

Ranger com animais selvagens

Depois do post Se um cachorro fosse professor...!!! é focado novamente o relacionamento entre animais, neste caso selvagens, e pessoas. Este ranger tem a missão de prevenir a caça furtiva em toda a área de refúgio de vida selvagem de Lanseria, na África do Sul. A forma como estes animais interactuam com ele é absolutamente impressionante. Os leões parecem saber que está ali para protegê-los. Ele trabalha com as hienas e pumas também. As hienas são geralmente traiçoeiras. São um espanto as fotos tiradas no rio, algo incrível, porque os leões não gostam da água.


Fotos recebidas por e-mail do amigo Carlos Rocha

A Rã Solitária.

Era uma vez uma rã que vivia num charco. Vivia sozinha. O charco também era pequeno.
Sentia a falta de outras rãs, para lhe fazerem companhia e coaxarem ao despique nas noites de Lua cheia. Sentia que, se outras rãs vivessem com ela, podia nadar de bruços com mais folgança, velocidade, estilo… Sentia que os saltos que dava para dentro de água, à falta de espectadores, nem jeito nem graça tinham.
Enfim, a rã deste pequeno charco sentia-se muito só.
Desamparada. Infeliz.
Perguntem, se fazem favor, porque é que a rã se não mudava para charco mais amplo e povoado?
Porque temia que tão perto não houvesse outro. Ora, como devem saber, as rãs detestam perder tempo a saltar em seco. A água faz-lhes falta. Sem ela, perdem o luzidio da pele e a força de vida. Não sabiam?
Um dia, começou a chover que nunca mais parava. Dia e noite. Noite e dia.
Os campos ficaram alagados. Os rios sobraram do leito.
Pequenos charcos, afastados uns dos outros, juntaram-se num enorme lago.

Sendo esta história para a rã, ela só podia ter um fim feliz. A rã, passada a tempestade, encontrou companhia. Dezenas de rãs coaxam agora, em coro, glorificando a chuva, a abundância das águas, o abraço do lago imenso que as juntou.

Pensem e reflictam sobre esta simples história, ela tem mais para dizer do que aparentemente se deduz.

Adaptada de um conto de António Torrado.

16/04/2010

As Cinco Emoções Naturais

Trecho do livro: Conversando com Deus -Um Diálogo Incomum - Volume III
de Neale Donald Walsch, baseado no trabalho da Dra. Elisabeth Kübler-Ross, recebido por e.mail

"O PESAR é uma emoção natural. É a parte de você que lhe permite dizer adeus quando não deseja fazer isso; expressar - pôr para fora - a tristeza em seu íntimo causada pela experiência de qualquer tipo de perda. Poderia ser de um ente querido, ou uma lente de contacto. Quando você pode expressar seu pesar, livra-se dele.
As crianças a quem é permitido ficar tristes quando estão tristes, lidam muito bem com a tristeza quando se tornam adultas e, por isso, costumam superá-la muito rapidamente.
Pelo contrário, as crianças a quem é dito "não chore" têm muita dificuldade em chorar quando se tornam adultas.
Afinal de contas, disseram-lhes durante as suas vidas inteiras para não chorarem. Por isso, reprimem o seu pesar.
O pesar constantemente reprimido se transforma em depressão crónica uma emoção muito antinatural.

Devido à depressão crónica, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.

A RAIVA é uma emoção natural. É a ferramenta que lhe permite dizer "não, obrigado". Não tem de ser abusiva e nunca deve prejudicar outra pessoa.
Quando é permitido às crianças expressarem sua raiva, elas passam a ter uma atitude muito sadia em relação à raiva quando se tornam adultas e por isso costumam superá-la muito rapidamente.
Pelo contrário, as crianças que acham que é errado expressar a sua raiva, e que de facto nunca deveriam senti-la, terão dificuldade em lidar adequadamente com sua raiva quando se tornarem adultas.
A raiva constantemente reprimida se transforma em ódio, uma emoção muito antinatural.

Devido ao ódio, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.

A INVEJA é uma emoção natural. É a emoção que faz um menino de cinco anos querer alcançar a maçaneta da porta como sua irmã - ou andar de bicicleta. A inveja é a emoção natural que o faz desejar fazer uma coisa de novo; tentar ainda mais; continuar tentando, até ser bem sucedido. É muito sadio e natural ser invejoso.
Quando é permitido às crianças expressar sua inveja, elas passam a ter uma atitude muito sadia em relação à inveja quando se tornam adultas e por isso
costumam superá-la muito rapidamente.
Pelo contrário, as crianças que acham que é errado expressar sua inveja, e que de fato nunca deveriam senti-la, terão dificuldade em lidar adequadamente com sua inveja quando se tornarem adultos.
A inveja constantemente reprimida se transforma em ciúme, uma emoção muito antinatural.

Devido ao ciúme, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.

O MEDO é uma emoção natural. Todos os bebés nascem com dois medos: o de cair e o de sons altos. Todos os outros medos são reacções que aprendem a ter em seu ambiente, com seus pais. O objectivo do medo natural é produzir um pouco de cautela. A cautela é uma ferramenta que ajuda o corpo a viver. É uma consequência do amor. Do amor por si mesmo.
As crianças que acham que é errado expressar seu medo, e que de facto nunca deveriam senti-lo, terão dificuldade em lidar adequadamente com seu medo quando se tornarem adultas.
O medo constantemente reprimido se transforma em pânico, uma emoção muito antinatural.

Devido ao pânico, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.


O AMOR é uma emoção natural. Quando uma criança pode expressá-lo e recebê-lo naturalmente, sem limites ou condições, inibições ou constrangimentos, não é preciso mais nada. Porque a alegria do amor expressado e recebido dessa forma é suficiente. Contudo, o amor sujeito a condições, limites, regras, rituais e restrições, controlado, manipulado e contido, torna-se antinatural.
As crianças que acham que é errado expressar o seu amor, e que de facto nunca deveriam senti-lo, terão dificuldade de lidar adequadamente com o amor
quando se tornarem adultas.
O amor constantemente reprimido se transforma em possessividade, uma emoção muito antinatural.

Devido à possessividade, pessoas matam, guerras começam e nações se tornam decadentes.

NOTA: A vida é aprendizagem permanente. Por isso, as crianças devem habituar-se a controlar as suas emoções a fim de nunca as deixarem degenerar.

.: Amor e Amizade .:


Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo...

Infelizmente, desconheço a autoria para publicar seu nome.
Também se encontra publicado aqui

Monção e Lapela

Quando em Outubro de 1991 disse aos meus amigos que vinha viver e trabalhar para o Minho, depois de quase 40 anos de Porto, a maioria não acreditava. Um deles apostou que se fizesse isso, no máximo em 6 meses regressaria ao Porto. Foi para Monção que vim trabalhar. Aqui conhecia os clientes pelo nome e não pelo tão impessoal número de conta.
A terra onde ainda hoje se fazem estátuas de professores.
Já passaram quase 20 anos, ainda por cá estou.




Fotos e fime de José Ferreira
José Ferreira

Duelo de «machos» !!!


Uma imagem daquilo que as feministas devem aproveitar para demonstrar aquilo que alguns homens que se consideram valentes são capazes de fazer da mulher que dizem amar e defender. Estes são daquele grupo que faz péssimo uso dos 90% a que se refere o post O princípio 90/10. O respeito pelo outro, mesmo que não seja familiar ou amigo deve ser um preceito básico em todos os momentos. O director de uma Academia para a terceira idade onde dei lições dizia: tenho respeito por todas as pessoas embora só tenha consideração por algumas.

15/04/2010

Cenáculo - Porque Vale a Pena!

Hoje pode ler-se no Blog do José, Foi assim , o seguinte:
"Quero divulgar este grupo, é português e toca muito boa música."O Cenáculo procura respigar os sons de vários estilos de música: música tradicional portuguesa, pop, rock e tem uma forte influência da música de intervenção". Além disso tem lá a Branca, magnífica flautista e minha sobrinha."

Eu gostaria de acrescentar que, mesmo sendo suspeitos, a nossa sobrinha Rosa Branca, bem como todos os membros deste grupo de música tradicional, são músicos exímios, todos com Conservatório, e ainda um deles é músico de profissão. Tanto a Branca como um outro colega são professores de música, sendo a nossa sobrinha também professora de matemática.
É com o maior orgulho de vos deixo aqui uma simples amostra das suas capacidades e do real talento.
Para qualquer contacto encontrarão o meu e-mail no meu perfil, mas estão também no link Cenáculo outros contactos.


O Dia


Cenáculo

Vídeos de Música do MySpace

Fernanda Ferreira (Ná)

O princípio 90/10

Que princípio é esse?

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa consigo.

O que isto quer dizer?

Realmente, nós não temos controlo sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro avarie, que o avião atrase, que o semáforo fique vermelho.

Mas você é quem determinará os outros 90%. Como? Com a sua reacção!

Exemplo:

Você está tomando o café da manhã com a sua família. A sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho.
Você não tem controlo sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado pela sua reacção.

Vejamos uma hipótese:
Então, você se irrita. Repreende severamente a filha e ela começa a chorar. Você censura a sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento: uma batalha verbal... Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra a sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o autocarro para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada. Você tem que levar a sua filha de carro pra escola. Como está atrasado, conduz em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o polícia de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde a sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu a sua maleta. O seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega a casa, a sua esposa e filha estão de caras fechadas, em silêncio e frias consigo.
Por quê? Por causa da sua reacção ao acontecido no café da manhã.

Pense, o seu dia foi péssimo porquê?
A) Por causa do café?
B) Por causa da sua filha?
C) Por causa da sua esposa?
D) Por causa da multa de trânsito?
E) Por sua causa?

A resposta correcta é a letra "E". Você não teve controlo sobre o que aconteceu pela manhã, mas o modo como você reagiu naqueles cinco minutos foi o que estragou o seu dia.

Vejamos uma outra hipótese:
O café cai na sua camisa, a sua filha começa a chorar e então você lhe diz, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de vestir outra camisa, você volta, olha pela janela e vê a sua filha saindo no autocarro. Dá um sorriso e ela retribui dando-lhe um adeus com a mão.
Notou a diferença?

Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reacção. Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.

Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos o perturbem, reaja apropriadamente e o seu dia não ficará arruinado.

Como reagir a alguém que o atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Diz palavrões? Sua pressão sobe?

E o que acontecerá se você perder o emprego? Vai ficar preocupado, angustiado, perder o sono e adoecer? Isto não funcionará! Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.

Seu voo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Porquê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use o seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora a situação.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.

Por desconhecerem o poder de escolher suas reacções diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente. E o stress destrói a nossa saúde e nos envelhece.

Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.
Isto é tão simples e pode transformar a nossa vida!

Telemóvel


Atenção ao uso de telemóvel nos carros...

Quando ouvir o telemóvel a tocar acompanhe com o rato (como se fosse a sua mão) até ao telemóvel que está no banco do pendura e veja o que acontece... Agora abra o link que segue

http://imagenes.telematica.net/2009/VespucioNorte/2009.09.15/autopista_vespucio_norte_express.htm

Estas imagens devem ficar na nossa memória para evitarmos acidentes que podem ser muito graves!

AMIGOS

Imagem da net


Você conhece o relacionamento entre os seus olhos?
Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca se vejam um ao outro...
A amizade é exatamente assim, não se vê, SENTE-SE!


OS AMIGOS NEM SEMPRE CONSEGUEM LEVANTAR VOCÊ, MAS FAZEM DE TUDO PARA NÃO DEIXAR VOCÊ CAIR.


RECEBIDO POR EMAIL.

Ana Martins

14/04/2010

Como pode ser possível?


Parece ser real, sem dúvida.
Deixe aqui um comentário a dar-nos uma explicação. Depois de meia dúzia de hipóteses eu direi o que penso!!! Também tenho direito a fantasiar!!!

Domingo em Família

No passado domingo esteve um dia que mais parecia de Verão. O sol brilhou, o calor intensificou-se e a família chegou do Porto para passar o dia cá em casa.
Há dias em que tudo corre bem. Dias de felicidade extrema, de comunhão em família, um dia para recordar, principalmente para a Catarina a e Daniela, as mais pequeninas, as minhas lindas sobrinhas em segundo grau, sim porque eu não sou ainda avó...para meu desgosto, mas sou tia-avó, e só em dizê-lo já babo.

O pretexto foi a lampreia. Os irmãos do José, tal como ele, são doidos por este prato, que como já se sabe não agrada a todos.
Esse é um problema facilmente solucionável; fazem-se dois pratos e está resolvido o assunto. Assim, para além da lampreia havia frango no churrasco que as crianças adoram sempre.

Ainda se pensou em se experimentar um mergulho antes do almoço, mas ninguém teve coragem.
Água fria ainda não apetece... e depois já havia fome e aperitivos sobre a mesa.
Instalaram-se os adultos enquanto as crianças ainda andavam eufóricas pelo jardim, como se pela primeira vez estivessem em liberdade total.
Uma verdadeira alegria que durou todo o dia e que está bem patente nas fotos que a tia ia tirando a todo o momento.
Como poderão ver no filme de fotos, a tia também participou nas brincadeiras e tão cedo não esquece como as suas meninas se divertiram.

Fica sempre a promessa de que virão mais vezes, mas geralmente a vida não lhes permite muitas saídas, mesmo sendo só uma hora de distância o que nos separa.
A Rosa Branca, a minha sobrinha é divorciada, mãe e "pai" extremosa das duas belezas.
Para além de ser professora ainda é música desta banda Cenáculo, vale a pena ouvi-los, garanto-vos.

Enfim, um dia maravilhoso que não podia deixar de partilhar convosco.
Deixo-vos agora as fotos para apreciarem, espero que gostem.



Fotos de Fernanda e José Ferreira
Fernanda Ferreira (Ná)

13/04/2010

Ainda Limpar Portugal - Vigiar e Denunciar!

Meus caros,

Com a chegada do sol e da Pimavera, o regresso aos passeios pelos montes recomeçaram.
Como tal, a passagem pelos pontos críticos será quase obrigatória.
Hoje passei por acaso em alguns locais assinalados e tive a grata recompensa de verificar estes pormenores que deixo em fotos.
Pena é que sejam ainda poucos nestas situações, de qualquer forma há realmente algumas melhorias.
Tentarei dar conhecimento frequente, quer dos locais limpos, quer dos outros.
Parabéns a quem os merece.



Antes.





Antes.
















Ver mais imagens aqui vncsemprelimpa

José Ferreira

Se um cachorro fosse professor...!!!



Se um cachorro fosse um professor, ensinaria coisas assim:
Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro.
Nunca perca uma oportunidade de ir passear.
Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto.
Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar.
Corra, pule e brinque todos os dias.
Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem.
Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos edeite debaixo da sombra de uma árvore.
Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...
volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada.
Se alimente com gosto e entusiasmo.
Coma só o suficiente.
Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é.
E o MAIS importante de tudo....
Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar.
E NÓS, PRECISAMOS APRENDER ISTO COM UM ANIMAL QUE, DIZEM SER IRRACIONAL !!!!

12/04/2010

Emoções


Alfabeto emocional

O Dr. Juan Hitzig estudou as características de alguns longevos saudáveis e concluiu que além das características biológicas, o denominador comum entre todos eles está em suas condutas e atitudes.
"Cada pensamento gera uma emoção e cada emoção mobiliza um circuito hormonal que terá impacto nos triliões de células que formam um organismo" – explica -.

As condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso, promovem secreção de Serotonina,
…enquanto que as condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de CoRtisol, uma hormona coRRosiva para as células, que aceleram o envelhecimento.

As condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação.
As condutas “R” pelo contrário geram atitudes
“D”: depressão, desânimo, desespero, desolação.

Aprendendo este alfabeto emocional, lograremos viver mais tempo e melhor, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, facilita as doenças e acelera o envelhecimento.

O bom humor, pelo contrário, é a chave para a longevidade saudável.”

Tenha uma excelente vida... Plena de Serotonina!!!

Enviado por e-mail, pela Amiga Celle

Nota:

Pode ainda ir ao link http://paoesaude.blogspot.com/2009/11/saude-depende-dos-pensamentos-e-das.html e aí aprofundar mais outros aspectos relativos à nossa saúde. Foi uma atenção do nosso Amigo João.



Realizações

Depois do post anterior, este texto vem dar continuação a um processo de meditação sobre o nosso real valor e a capacidade de realizarmos os nossos objectivos humanos e sociais. O autor dispõe de imensos trabalhos na Internet, bastando procurar no seu nome. Trata-se do brasileiro Paulo Roberto Gaefke (pensador, escritor, poeta).

Onde é que você está colocando os seus sonhos?
Em que altura está a sua felicidade?
Você está dependendo de alguma coisa para se realizar?
Está esperando alguém para te fazer feliz?
Que cor está o céu nesse momento?
Qual é a fruta da época?
Quem é seu melhor amigo?
Qual é o filme que você assistiu no cinema neste final de semana?
Qual a última peça de teatro que você viu?
O livro que você está lendo agora é drama ou ficção?
Qual a música que você cantou, hoje, debaixo do chuveiro?
Qual o sabor do seu sorvete preferido?
Sua roupa é alegre?
Seu rosto é expressão de alegria ou de dor?
A quantos bom-dia você respondeu hoje?
Quantos abraços você deu pela manhã?
Beijou quantos amigos e quanto aos entes queridos, quantos?
Disse eu te amo para quantos da sua família?
As realizações estão nas pequenas coisas; quanto mais você se envolve com a vida, mais ela te realiza.
Quanto mais pessoas você cativa, mais completa fica a sua vida.
Pegue a direção da sua vida e carregue-a rumo à felicidade.
Não espere algo ou alguém para realizar-se, a felicidade está onde você resolver colocá-la. Portanto, por que não colocá-la ao alcance das suas mãos?

E tem mais...

"Por favor, vou falar bem alto para você não esquecer jamais:
Não abra mão dos seus sonhos em favor de ninguém... Ninguém, entende isso?
Se alguém te pedir para abrir mão de alguma coisa que você deseja e precisa fazer, em nome de um capricho disfarçado de amor, não faça!
Não faça porquê você vai se arrepender e vai cobrar isso no futuro e essa dor eu não desejo para ninguém."