18/12/2009

Feliz Natal e Vida Nova para todos


Há três anos escrevi num aqui que «A Festa do Natal tem 4.000 anos !». Efectivamente, independentemente das festividades religiosas de diversos cultos, sempre houve festividades nas proximidades do solstício do Inverno. A Natureza renova-se por ciclos de vida que se repetem, uns com regularidade pendular, outros mais influenciados pelos comportamentos humanos.

O Natal representa um momento de reflexão no termo de um ano e no início de outro no aparecimento de uma nova vida precursora da Primavera que não tardará a chegar. Faz-se o balanço de um ano que acaba e esboçam-se intenções, objectivos, projectos para uma nova fase da vida. Os cristãos comemoram o nascimento do Menino, o inicio da vida, o ressurgir de um mundo novo. O Mundo utilizou esse momento para começar a contagem de uma nova era, a separação do antes e do depois.

Nada do que atrás fica dito é novidade, mas nem sempre tiramos disto as convenientes deduções e lições para a nossa vida quotidiana. É momento para analisar a forma como vivemos desde o último Natal, retirar daí conclusões para seguir as soluções correctas e arquivar tudo o que só poderá interessar como exemplo do que não deve ser feito. Isto aplica-se em tudo, desde a alimentação, aos pequenos e grande vícios, até à difícil tarefa de governar.

Há métodos a eliminar sem hesitação e outros a utilizar com os retoques, os polimentos das faces, o limar das arestas, para se adaptarem da forma mais recomendável às realidades que vão surgindo. Em tudo isto deve estar inserido, como pano de fundo, o respeito pelos outros a harmonia, paz e amor que devem ser basilares no relacionamento entre as pessoas apesar das diferenças. Em direitos e deveres, na prática do civismo, somos todos iguais em oportunidades.

Tanto as soluções que tiveram êxito como os exemplos de outros não devem ser colados cegamente nos novos problemas, antes devem ser devidamente analisados face às novas circunstâncias e adaptados da forma mais inteligente, lógica, racional.

Dessa forma, se adoptará o ESPÍRITO DE NATAL e se poderá dizer que NATAL É TODOS OS DIAS ou que NATAL É SEMPRE QUE O HOMEM QUISER.

Desejo um Santo e Feliz Natal a todos os colaboradores e visitantes deste blogue com a esperança de que consigam espalhar à sua volta, diariamente, o ESPÍRITO DE NATAL.

A. João Soares


32 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meu querido amigo João,

O seu texto, todo ele transborda equilíbrio, harmonia, sensibilidade, saber, tranquilidade e muita paz.
Sente-se que é uma pessoa que vive bem consigo e por isso só pode viver bem com todos.
O Natal é exactamente como diz, a época de renascer, de retomar com mais amor, harmonia e esperança à vida.

Bom Natal meu amigo do peito, com muito carinho deixo-lhe muitos beijinhos.

VASCODAGAMA disse...

NÃO HÁ DUVIDA DE QUE O NATAL SE DEVIA PRATICAR TODOS OS DIAS... É SÓ QUEREMOS....
HA MUITA GENTE QUE O NÃO FAZ....

VOU VOLTAR

BEIJO

Agulheta disse...

Amigo João. Sempre pensei e continuo a dizer que o natal,não em nome como o é,mas deveria ser em todos os momentos,em solidariedade,fraternidade ,justiça e paz,deveriam praticar em todos os 365 dias do ano,e não aproveitar a data( Natal) para o fazer,porque neste dia nasceu Jesus numas palhas em belém num estábulo,este dia seria sim, para reflectir, e não para andarem tantos a brincar à caridade.
Beijinho Lisa

UBIRAJARA COSTA JR disse...

João

Seu texto está perfeitamente certo. E em que pesem todas as mudanças ocorridas ao longo dos últimos tempos, o Natal é ainda a Festa Máxima de Cristandade. E, mesmo com todos os prós e os contras, paira no no ar neste mês de dezembro um clima de paz, de amor. E o Espírito do Natal flutua entre os homens.
Que seu Natal seja de muita paz e que essa paz cubra cada um de seus dias no novo ano.
Um abraço

Dulce

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Agradeço as suas palavras que se devem à sua amizade e generosidade.
Ficam bem inseridas no espírito de Natal.

Bem haja pela sua amizade, com a qual conto no Ano Novo até ele ser velho. Depois repetiremos estes votos.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Cara Sonhadora

Ao pensarmos no espírito de Natal, salta à ideia a diferença entre o TER e o SER. Quem é possessivo, ambicioso e egocêntrico, vive obcecado pelo TER, não sabe o que é Natal de verdade.
Quem é amigo, sensível, respeitador dos outros e desapegado das riquezas materiais, vive verdadeiramente o espírito de Natal e é feliz com o que tem.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Agulheta,

Vivamos todos sempre imbuídos do espírito de Natal hoje e sempre. Dessa forma todos unidos faremos um mundo melhor.
Boas Festas para todos os que comungam destas ideias humanas e altruístas e que tenham um ano 2010 melhor do que o que agora termina.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Dulce,

A sua vinda a este modesto espaço, traz sempre um raio de doçura, própria do seu nome e das ideias com que nos mima, com verdadeiro espírito de Natal.
SE houvesse muito mais pessoas no mundo a cultivar a amabilidade e a harmonia, o mundo seria melhor, sem guerras nem invejas nem ódios.
Está nas mãos de cada um de nós.

Beijos
João

Adelaide disse...

QUERIDO AMIGO JOÃO,

Depois de ler este seu belo texto lembrei o ano tumultuado que foi este de 2009 e até os anteriores. Seria muito bom que o próximo fosse melhor do que todos os outros que queremos esquecer. Que qem é infeliz conheça a felicidade, que quem tem fome passe a ter o necessário para sobreviver, que nasça o amor entre o ser humano, que haja a fraternidade que tem vindo a desaparecer, e que aqueles que têm tudo em demasia ajudem quem precisa. Finalmente que o nosso Governo pense em todos os que pertencem ao seu país como se fosse um Pai que se preocupa com os seus filhos.

Um FELIZ NATAL com muita PAZ e um 2010 que nos encha a todos de alegria


Milai / Mara

J.Ferreira disse...

Amigo João,

O Natal deveria ser tudo isso.
Seria maravilhoso se todos vivessem esse espírito de Natal.
Infelizmente, creio que cada vez mais, está a ser um negócio fomentado pelos comerciantes.
Agradeço os seus votos e retríbuo as desejos de bom Natal.
Um abraço

A. João Soares disse...

Querida Milai,

O seu belo comentário é uma oração que os Santos do Paraíso deviam ouvir e satisfazer estes votos tão positivos.
Mas já nem os Santos têm força para fazer tal milagre. Temos que ser nós a arrastar os amigos e estes arrastarem os seus amigos até que todos os seres humanos façam um pequeno esforço cada um para a humanidade melhorar. O mal e o bem da humanidade resulta da acção de todos, de cada um.

Repito estas sugestões em qualquer dia do ano, com a intenção de ajudar os adormecidos a acordar e puxar pela cabeça para os comportamentos se tornarem melhores para os outros e para o ambiente.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Caro José,

Estamos de acordo. Temos que repetir aqui, muitas vezes estes conceitos de que a humanidade depende de cada um de nós. Temos de fazer com que todo o mundo torne os comportamentos mais correctos, com mais civismo e saiba defender o ambiente e os outros.
O consumismo destrói o ambiente, a Natureza, gera desperdício, poluição e destrói recursos materiais que depois passam a escassear.

Um abraço
João

Luis disse...

Caríssimo João,
Já foi tudo dito e bem comentado, resta-me, como retardatário desta vez, dizer-te que faço minhas as palavras dos que me antecederam e uma vez mais mostrar-me concordante com as tuas ideias bem expressas neste post.
Um abração amigo.

Irene Moreira disse...

Caro João

Para contribuirmos para um mundo melhor concordo que falta esse espírito Natalino e que deve ser mantido todo os dias.

Beijos e um Feliz Natal

Unknown disse...

Caro amigo João,
muito obrigada por tão excelente e sábio texto.
Parece que foi à muito pouco tempo que aqui estivemos a desejar Feliz Natal e votos de um Novo ano. No entanto já lá vai um ano, o tempo passa correndo e só nos apercebemos disso precisamente nestas datas que marcam de uma forma bem profunda o passar dos anos.

Desejo a si, a todos os seus familiares, colaboradores e amigos deste espaço (visitantes e seguidores), um Santo e Feliz Natal, muita paz, muito amor, esperança e fé num mundo melhor!

Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM ENVIE PARA AMIGOS
QUE VOCÊ CONSIDERE ESPECIAIS.

Beijinhos,
Ana Martins

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Não te preocupes. Isto não é uma competição atlética nem um concurso. Obrigado pelas tuas palavras.
Bom Natal com saúde e a melhor disposição e um Ano Novo iniciando com as melhores perspectivas e os melhores projectos e que tudo venha a ocorrer da forma mais auspiciosa.
Que o Tomás continue a sentir-se bem nesta sua nova residência (o Planeta) e comece a consciencializar-se que terá muito a fazer para isto ser mais parecido com o Paraíso.

Abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Irene,

Realmente temos que eternizar o espírito de Natal de forma viva e alimentada em cada dia. Está nas mãos de cada um de nós dar-lhe esse alimento em permanência e se assim fizermos, em breve teremos um Mundo Melhor.
Temos de espalhar esta ideia aos sete ventos, limpar a nossa testada, a rua em frente da nossa casa. Há muito lixo (em todos os patamares) a incinerar (porque não merece reciclagem) e algo de aproveitável que devemos acarinhar e ajudar a engrandecer espiritualmente, com a força do espírito. Enriquecer culturalmente, intelectualmente, moralmente não empobrece os outros. Mas enriquecer materialmente significa empobrecer os outros, desequilibrar a distribuição dos recursos materiais. Cada rico mais rico significa muitas dezenas de pobres mais miseráveis.
Querida Irene, não devemos parar de procurar tornar os outros cada vez mais ricos espiritualmente.
Tem sido este o principal objectivo deste nosso blogue Sempre Jovens, e desta forma todos os que aqui colaboram e os que connosco partilham deste ideal sentem-se moralmente mais ricos.
Estamos abertos à entrada de mais colaboradores imbuídos destes sentimentos altruístas.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Amiga e colega Ana,

As suas palavras não podiam ser diferentes, pois os seus sentimentos são bem conhecidos e admirados dos muitos apreciadores da blogosfera. As suas poesias que merecem a maior divulgação porque são um retrato muito eloquente de uma alma boa que conhece a profundidade do ser humano e quer um Mundo Melhor.
Esta árvore com que nos presenteia é uma criação de um santo silvicultor que criou o resumo mais claro daquilo que todos mais desejamos e pelo que devemos lutar para adquirir e, depois, espalhar por todos os outros. Os bons gestos dirigidos aos outros reflectem sempre felicidade sobre nós.

Feliz Natal e um Novo Ano com mais felicidae e saúde.

Beijos
João

Maria Elvira Bento disse...

Amigo João Soares

Gostaria de ter como o amigo demonstrou uma ideia tão serena e transparente sobre o espírito de Natal que deveria existir todos os dias nos nossos corações e na forma de nos darmos à Vida e aos Outros.

Tal como diz, o Natal é um momento de reflexão, eu acrescentaria é uma oportunidade que a mensagem de Belém de há milhares de anos -atravessou o tempo e gerações-, está mais viva do que nunca e não sofreu alterações e, de ano para ano, renova aos homens a oportunidade de recomeçarem.

O mundo está perigoso e efervescente, está mesmo desumanizado. Por isso, mais do que nunca, é necessário que os sólidos valores que o Natal faz avivar sejam sentidos e praticados. Faz aos outros o que gostariam que te fizessem, é uma regra de ouro, tão sábia que, totalmente praticada, salvaria o Mundo!
Feliz Natal. Feliz 2010. Um abraço amigo

A. João Soares disse...

Querida Amiga Maria Elvira,

Gostei das suas palavras positivas cheias de energia. Cada um de nós, seres humanos, deve fazer quanto possa para concretizar quotidianamente a mensagem de Natal. E, então, o mundo será melhor. Tem sido esse o objectivo do Sempre Jovens. Temos que difundir a convicção de que os valores éticos, morais e sociais, devem ser restaurados para bem da humanidade.
Este seu comentário vem fazer eco dessa nossa intenção.
Temos que ser mais e mais em vários blogues a lutar por um mundo mais justo em que as pessoas sejam mais felizes.
Aqui, neste modesto espaço, estamos abertos à entrada de mais colaboradores imbuídos destes sentimentos altruístas.

Beijos
João

batwoman disse...

Palavras sábias de alguém que sabe ver, ouvir e responder com a serenidade que eu pretendo alcançar!
Um abraço e Feliz Natal

A. João Soares disse...

Ana Paula,
Muito obrigado pela sua visita e pelas palavras de simpatia. Se gosta deste nosso espaço, volte sempre que desejar. Pensamos que o nosso objectivo merece a adesão das pessoas bem intencionadas.

Um abraço
João

Graça Pires disse...

Gostei deste espírito de Natal.
Um abraço e desejos de um BOM Natal e de um Novo Ano MELHOR.

A. João Soares disse...

Cara Ana Paula,

Obrigado pela sua visita. Como parece que gosta deste nosso espaço, apareça mais vezes e recomende-o aos seus contactos. Dessa forma, colaborará no nosso objectivo de criarmos um mundo melhor em que todos vivam em segurança e com felicidade. É certo que não o conseguiremos no próximo ano mas, se todos se forem consciencializando, poderá ser na próxima década ou na seguinte. É tarefa de cada um e o resultado será bom para todos.

Beijos, Feliz Natal e esperança no amanhã
João

A. João Soares disse...

Cara Graça,

Permita-me que lhe sugira a leitura do comentário anterior, para não me estar a repetir. Todos devemos viver na prática quotidiana este espírito natalício.

Beijos e Feliz Natal
João

anniehall disse...

Um Santo Natal prara si e todos os seus.

Ricardo António Alves disse...

Feliz Natal! <:)}

Mª João C.Martins disse...

Agradeço a visita, agradeço os votos, agradeço a sua mensagem neste post, escrita com o saber das palavras geradas numa alma que sente muito para além das luzes brilhantes com que se enfeitam montras e árvores.
Também para si, e a toda a equipa deste blogue, um beijinho muito grande e votos de um Santo Natal.

A. João Soares disse...

Cara Annie Hall,

Muito Obrigado. Desejo que todo o mundo sinta mais optimismo e esperança em dias melhores. Paz, harmonia e boa comunicação entre todos é um objectivo que está ao nosso alcance, se todos desejarmos.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Caro RAA,

Obrigado pelas suas palavras. Desejo que este Natal e o início de 2020, sejam o arranque para uma nova caminhada no sentido de um mundo melhor.
Haja vontade na mente de todos os homens, principalmente daqueles que têm mais poder de decisão.

Abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Maria João,

Muito agradeço as suas palavras simpáticas. Desejo-lhe as maiores venturas, não apenas neste época festiva, mas principalmente nos tempos que virão a seguir. Precisamos de um mundo mais justo, seguro e produtivo em bem-estar espiritual, com respeito pela Natureza, pelo Ambiente.

Beijos
João

Mare Liberum disse...

Agradeço a sua visita ao Cata-Vento e desejo-lhe um Santo e Feliz Natal pleno de saúde, alegria, paz, solidariedade...

Bem-haja!

Um abraço fraterno