28/11/2009

A saúde depende dos pensamentos e das palavras

Como domina os seus pensamentos e os seus sentimentos?
Bseado no livro «Common Sense Health and Healing», do Dr. Richard Schulze.

Imagine como o sistema imunológico tem que se defender ante o ataque constante a que se vê acometido. Se lhe parece que as bactérias assassinas, as enfermidades gerais e as gripes malignas são perniciosas, você se surpreenderá quando souber que as pesquisas médicas e científicas mais recentes concluíram que o inimigo mais temido pelo organismo não são os micróbios… mas os pensamentos e as palavras de cada dia.

Quer saber mais? Há um nutriente de efeitos terapêuticos mais eficaz que as vitaminas, os minerais, as enzimas, os remédios naturais e as ervas medicinais. O AMOR.

O cérebro trabalha constantemente, todos os dias do ano e a toda hora, não fecha nos feriados nem tira férias. Em princípio, é o computador que dirige o organismo, e regula praticamente cada una das funções do metabolismo e seu equilíbrio químico. Desde o sistema nervoso até a actividade sexual, passando por mil actividades de que você nem faz ideia, o cérebro é quem manda, e está constantemente criando, automatizando, regulando, equilibrando e mantendo todo o organismo em cada momento do dia.

A ciência já descobriu que, quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que abrem o que se poderia chamar de janela para a actuação dos sentimentos. Quando o pensamento é concluído, a janela se fecha. Por exemplo, quando vê a pessoa amada, essa sensação incrível que percorre o corpo não é outra coisa que uma substância química. Quando se excita sexualmente o seu corpo é levado a liberar outra substância química, e quando alguém o tenta assaltar, e surge a vontade de reagir, de ter consigo uma arma para desintegrar esse safado, essa ira que sente, esse ácido corrosivo que aparece no sistema circulatório, no estômago, essa sensação, é outra substância enviada pelo cérebro.

Essas substâncias segregadas pelo cérebro se chamam neuropeptídeos. A biologia levou anos pesquisando este campo e ainda continua. O que sabemos até agora é que, quando se tem um pensamento, o cérebro produz substâncias que afectam a pessoa, e o que ela sente é produzido pela assimilação desses neuropeptídeos.

E é aqui que a coisa se torna inquietante: A ciência médica fez uma descoberta transcendental na última década que passou praticamente desconhecida. Já era sabido que as células do sistema imunológico, como todas as demais, têm compartimentos de descarga em sua membrana para assimilar diversas substâncias. O que se descobriu foi que na membrana de cada um dos linfócitos que defendem o corpo de bactérias, vírus, fungos, parasitas, câncer e de todas as enfermidades existe um ponto concreto de carga que recebe os neuropeptídeos.

O que importa ao sistema imunológico é aquilo que pensamos, por isso a importância dos pensamentos! O cérebro só cria a doença que conhece e o nosso temor em ter uma doença é o precursor da criação dela. Somos responsáveis pelos nossos sentimentos mais interiores. As palavras afectam-nos mais do que armas. Uma ofensa pode nos matar, porque tudo isso deprime o nosso sistema imunológico.

Isso não é tudo: Já temos visto que o sistema imunológico fica algum tempo escutando nossos monólogos internos, raivas, mágoas, as ofensas que ouvimos, o amor que nos negamos, enquanto nenhuma célula ou órgão do organismo monitore e responda com uma acção concreta a estas pragas danosas que se vão acumulando no órgão que estiver mais fraco.

A resposta do sistema imunológico está condicionada pelo pensamento!

O sistema imunológico não só escuta, mas reage de acordo com o pensamento a este diálogo emocional. As células que defendem o nosso organismo têm pontos receptores de neuropeptídeos, as substâncias que produzimos no cérebro com cada pensamento. E a resposta do nosso organismo aos germes patogénicos ou ofensas, varia dependendo de que se fortaleça ou debilite o amor por nós mesmos que dará força ao nosso sistema imunológico para nos defender e nos manter saudáveis.

Tudo o que fazemos ou deixamos que nos façam tem consequências físicas.
Portanto, ame-se a si mesmo e viva positivamente!

8 comentários:

Kyria disse...

Ótimo, esclarecedor e objetivo post. Portanto temos de ter muita força interna para produzirmos uma doença. Com é grande a capacidade do ser humano. Está dentro de cada um de nós a cura para doença que criamos, está dentro de nós a esperança que produz bons resultados. A natureza é perfeita como o seu Criador e somos as suas criaturas, também co-criadoras.
Belo post, muito encorajador, muito animador, ajudando a nos tornar responsáveis pela nossa vida. Bjs

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Simplesmente fabuloso!!!

Este é um daqueles textos que deviam estar afixados em todos os postos médicos, é uma autêntica fonte de saúde natural.

Todos nós já nos sentimos melhor ou pior, em consequência das situações dolorosas em que nos vimos envolvidos em dados momentos da vida. Ou então perfeitamente bem quando libertos delas e em plena harmonia com a vida e com quem amamos.

Claro que tudo parte do cérebro, mas é a forma como sentimos e o que sentimos que o faz disparar, sem dúvida.
Por isso "amemo-nos e pensemos sempre positivamente".

Parabéns, adorei.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Amigas Kria e Ná,

Isto vem mostrar que o psíquico, pensamentos e sentimentos, amor ou medo, influencia o funcionamento do corpo e, portanto a saúde. Para ser saudável devemos viver em paz e sem sobressaltos. Costumo dizer que o ódio, a raiva, o medo são ácidos corrosivos que destroem o recipiente que os contém.

Beijos e serenidade
João

J.Ferreira disse...

Caro amigo João,

Já tinha lido sobre esta "terapia", mas nada tão completo e tão claro.

Faz todo o sentido do Mundo e é bom que todos saibamos que estar de bem com a vida e com nós próprios é a melhor forma de se manter saudável.

Parabéns

Abraço
F.Ferreira

A. João Soares disse...

Caro Amigo José,

Esta conclusão é já muito antiga. O psíquico domina o físico, mas também é influenciado por ele. Já o lema dos jogos olímpicos modernos, renascidos dos antigos Jogos Olímpicos começou pela mão do Barão Pierre de Coubertin (1863-1937) da França, era Alma sã em corpo são.
Já aqui por diversos colaboradores foram colocados posts que se referem à importância para a saúde, da paciência, a esperança, o optimismo, a serenidade de espírito, etc. Há muita coisa que o tempo há-de resolver e não se justifica nervosismo.
Mas agora sabemos que um pensamento, um sentimento, positivo ou negativo, palavras de amor ou de ódio, são ordens para o cérebro que as transforma no melhor ou pior funcionamento do organismo, na saúde.

Um abraço
João

Luis disse...

Caro João,
Depois de ler este teu post começo a perceber porque tenho uma boa saúde... É que procuro ser alegre, folgazão mesmo nos momentos difíceis porque já passei. Dizem que rir faz bem ao figado e à saúde e realmente não posso queixar-me de maus figados, antes pelo contrário pois durante toda a minha vida poucas doenças tive e essas foram sempre de pouca monta!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Luís,

Muito obrigado pelas tuas palavras. Seria, realmente, bom que as pessoas interiorizassem estas verdades e cuidassem de controlar os seus pensamentos e sentimentos e medissem as palavras que soltam muitas vezes impensadamente. o corpo e o psíquico interagem e talvez seja mais fácil dominar o pensamento do que o funcionamento do fígado.

Um abraço de boa entrada no mês festivo do Natal e da passagem do ano.

João

J.Ferreira disse...

Caro amigo João,

Efectivamente assim é, sem sombra de dúvidas.
Tentemos convictamente viver em harmonia, paz e amor e seremos mais saudáveis.

Abraço,
J.Ferreira