16/11/2009

A NASA DESCOBRIU ÁGUA NA LUA!

Nasa diz ter localizado evidências de quantidade 'importante' de água na Lua
Agência espacial divulgou hoje resultados de experiência com sonda.
LCROSS promoveu choque duplo em cratera no polo sul lunar.
A Nasa, a agência espacial americana, anunciou nesta sexta-feira (13) que localizou uma "importante" quantidade de água congelada na Cratera Cabeus, no polo sul da Lua.


A colisão, há pouco mais de um mês, levantou uma coluna de material do fundo de uma cratera que não recebe a luz do Sol por bilhões de anos. Os dados preliminares obtidos da análise desses materiais "indicam que a missão descobriu, com sucesso, água", afirmou a Nasa.
"Estamos muito entusiasmados", declarou Anthony Colaprete, cientista da equipe do projeto LCROSS no Centro Ames de Pesquisa da Nasa, em Moffett Field (Califórnia). "Muitas linhas de testes mostram que havia água presente tanto no vapor que se elevou em ângulo alto, como nos escombros projetados em ângulo mais baixo por causa do impacto da Centauro", acrescentou.

Busca de água na Lua tenta viabilizar bases permanentes de pesquisa e exploração lunar
"A concentração e distribuição de água e de outras substâncias requerem mais análise, mas podemos dizer com segurança que (a Cratera) Cabeus contém água", afirmou Colaprete.
Cabeus é uma cratera com alta concentração de hidrogênio. Foi escolhida porque tem o fundo relativamente plano e não tem rochas em seu interior que pudessem impedir o choque diretamente no fundo da cratera. A busca de água na Lua tenta viabilizar bases permanentes de pesquisa e exploração lunar.
Com informações da Agencia EFE e da France Presse

Leia mais notícias de Ciência
saiba mais
Assista vídeo da Nasa que simula todos os passos da missão LCROSS

4 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Não sou contra as investigações e tudo o que de bom elas nos possam aportar, mas há coisas que no meu "limitado" cérebro, se confundem.
E depois??? vão trazer água da Lua para Terra, ou fazer uma "water pipeline" ???
há coisas que realmente me transcendem...
Se souber explique-me, por favor.

Beijinhos

Luis disse...

Querida NÁ,
Parece que querem criar "raízes" na Lua e daí fazerem tais pesquizas pois sem água será impossível criarem lá bases com humanos. Nós Portugueses não podemos fazer muitas criticas a estas manifestações que vão no seguimento da nossa EPOPEIA dos DESCOBRIMENTOS...
Um beijinho amigo.

A. João Soares disse...

Cara Ná e caro Luís,

Não vejo nada mais do que interesse cientifico, ânsia de saber mais. Pode acontecer que daqui a muitos anos haja aproveitamentos agora ignorados.
Os nossos bisnetos depois verão!!!

Abraços
João

Celle disse...

Olá Luis!
Boa noite
Aproveitarei para comentar seus ultimos posts. Adorei conhecer mais um pedacinho do seu querido Portugal! Belas fotos, lindos recantos, comentários saudosos e belas e boas recordações dos conterraneos ausentes...
Quanto a encontrar agua na lua, admiro o fato científico mas, sem praticidade alguma para nós... não seria melhor encontrar essa agua aqui na terra?
Aqui na minha terra um louco ou maluco, não sei bem, está desviando as águas do rio São Francisco para uma região desértica do nordeste. Paranóia! Quer ficar na história, só pode!
Perderemos nosso rio jà tão assoreado, sem navegação, e nem haverá agua na chapada nordestina, como afirma! Traumatizar a natureza é demais!!!
Adorei o "curso de formação para homens", meu marido não precisa tanto... mas, os demais homens da familia!
Repassei para todos meus contatos e tenho tido retorno favorável!
Não aguento acompanhá-los no Blog com meus comentários. rsrsrs
Meu tempo é pequeno!
Mas, leio todas publicações!
Beijos
Celle